07 novembre 2008

Entrevista : HELIO CANDA (Moçambique)


Hoje tenho o prazer de apresentar, nesta pequena entrevista, um pouco da história do ainda jovem, mas já bastante experiente Hélio Henriques Canda, que casou há bem pouco tempo e a quem envio desde já as maiores felicidades junto da sua esposa.

« Quando jogávamos um contra o outro, nem nos falávamos »…

Pedro Antunes – Bom dia Hélio. Para que o pessoal te conheça um pouco melhor, fala-me um pouco de ti, por favor.
Hélio Canda : Bom dia Pedro. Sou Hélio Henriques Canda, irmão mais velho do Elidio Canda ( 5 ). Sou Guarda redes do Clube Ferróviario de Maputo desde as escolas de patinagem até hoje que sou senior. Acho que já levo uns 20 anos de baliza.
Joguei em apenas duas equipas a salientar: Desportivo de Maputo ( campeão junior ) e Lusoserve uma equipa nossa já extinta ( 2º Classificado nessa altura no campeonato sénior ) sem contar logico com o meu Ferróviario. Em termos de campeonatos internacionais, estive presente com a comitiva de Moçambique no Campeonato do Mundo de Oliveira de Azemeis em Portugal, participei no primeiro mundial de Clubes que se realizou em Angola pela equipa do Desportivo de Maputo. Em termos de participações internacionais fiz ainda vários torneios. A minhã ultima aparição foi no « Africano de Hockey » que se realizou em Angola.

Pedro Antunes – Passás-te por um momento dificil na tua carreira de Guarda-redes...
Hélio Canda - Tive no meu histórial uma lesão que me levou a uma paragem longa ( 5 anos ) e sofrida dentro e fora dos campos, com uma luxação no ombro direito o que me levou a uma cirurgia delicada, visto que era a segunda do género em Moçambique. O primeiro o caso, foi o do meu actual treinador Pedro Tivane.

Pedro Antunes – Mas tivés-te uma boa surpresa depois dessa cirurgia…
Hélio Canda - Logo depois da cirurgia, penso se não me engano 3 meses depois, fui convocado para Oliveira de Azemeis em 2003, onde tive o prazer de trabalhar sob olhar atento do professor Sénica, actual treinador da selecção de Portugal.

Pedro Antunes – Podes-nos contar alguma situação especial, que tenhas vivido no hóquei ?
Helio Canda - Momentos “quentes” foi eu numa equipa e o meu irmão na outra. Havia uma espécie de disputa, pois ele contabilizava os golos que me marcava e eu as defesas, isto é, eramos grandes inimigos dentro do campo e às vezes até em casa, pois quando jogávamos um contra o outro nem nos falávamos. Mas no final do jogo, voltávamos juntos numa conversa sobre o jogo. Bons momentos para recordar.

Pedro Antunes – Obrigado Hélio. Grande abraço para ti e para toda a famila Moçambicana. Benvindo ao “Clube dos Casados” ;-)

Aucun commentaire: