28 mars 2009

Tó Neves faz hoje 43 anos - 28.03.2009

Olá Pedro,

Como sei que és um claro defensor do hóquei em patins e tens uma admiração pela carreira do Tó Neves, resolvi enviar-te este trabalho que fiz lá para a rádio
(
AZFM), sobre o 43º aniversário do Tó Neves que é hoje, para se pretenderes publicar no teu blog.

Grande abraço,


Beto.
*****

Tó Neves faz hoje 43 anos

O treinador/jogador do hóquei em patins da Oliveirense faz hoje 43 anos. Dono de uma longevidade de fazer inveja a qualquer desportista, Tó Neves é dos mais antigos atletas a manter um nível competitivo elevado em todo o mundo.

A história começou aos 7 anos de idade, quando pegou pela primeira vez num par de patins. Com 28 ligados ao FC Porto, foi do outro lado da 'Circunvalação' que tudo começou.

“Surgiu num Sport Clube de Rio Tinto, numa brincadeira de miúdos, fui por brincadeira e a partir daí aderi ao hóquei em patins, houve da parte do meu pai alguma não satisfação e eu para o contrariar acabei por ser jogador de hóquei”.

Mais habituado a vencer, Tó Neves começou cedo a ter de ultrapassar obstáculos e o primeiros vieram da escola.

“Por más notas, acabei por sair do hóquei e fazer uma brincadeira no voleibol e no hóquei de sala, depois o hóquei surgiu no FC Porto, porque tinha lá um jogador do Rio Tinto e aproveitei a 'boleia' e fiquei lá por bastantes anos”.

Tó Neves afirma que desde sempre teve o espírito competitivo entranhado e que a sua motivação cresce com as dificuldades.

“Eu desejava era jogar, competir. Só praticamente quando foi para o FC Porto e as dificuldades eram muitas, então aí, já com um grande desafio do meu pai que teimava que não conseguia chegar ao nível dos outros, a partir daí houve uma forte motivação para conseguir vencer as dificuldades. O meu pai estava 'proibido' por mim de me ir ver, ele só me começou a ver no meu último ano de juniores, escondido na bancada e depois só nos seniores. Só queria que me fossem ver, quando eu achasse que eles iam ter orgulho em mim”.

Dono de um palmarés de fazer inveja, Tó Neves, diz que o sonho maior sonho de jovem era poder chegar e estar um ano no plantel principal do FC Porto, esteve 28, com um pelo meio onde passou pelo Benfica. Diz já ter marcado mais de 1300 golos em toda a sua carreira, ganhou tudo o que qualquer atleta pode ganhar em larga escala. Dos mais de 40 títulos que conta no seu palmarés, destaca estes.

“A primeira vez que fui Campeão Europeu de Clubes, com 18 anos, foi super emociante, ganhei um campeonato nacional com 17 pontos de atraso, fui campeão europeu e mundial por Portugal, essas foram as sensações mais fortes. A participação nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, foi aquilo que o hóquei em patins me deu de melhor, mas depois a desilusão de ter sido a pior”.

Tó Neves fez parte da equipa que ficou pelo 4º lugar na experimentação do hóquei em patins como modalidade olímpica, num período em que Portugal havia sido Campeão Europeu e Mundial e era tido como o principal favorito.

Dono de um dos maiores arquivos do hóquei patinado português, Tó Neves tem em casa tudo o que é recorte de jornal onde aparece, mas o mérito desse registo é revelado pelo próprio.

“Não ligava nada a isso, eu posso dizer que tenho cerca de 60 cassetes e nunca vi um jogo meu, tenho para um dia mais tarde recordar com calma. Dá-me gozo tê-la, mas não foi uma coisa que partisse de mim. Há que dar muito valor à minha esposa e à minha mãe”.

Ainda sem traçar uma data para o fim da carreira, Tó Neves garante que não é preocupação para o treinador e até ironiza com a sua longevidade.

“Se aqui algum segredo está no gosto que eu trago todos os dias para treinar. Eu às vezes gostava de me sentir pior um bocadinho para ter algum motivo que fosse mais fácil abandonar. Irei abandonar quando for melhor para mim e para o clube”.

Como prenda desportiva no seu 43º aniversário, Tó Neves não entra em loucuras e pede aquilo que deseja alcançar.

“Estar presente na final da Taça CERS e ganhá-la, estar presentes numa final do Campeonato Nacional e poder de uma vez por todas, que eu pensava que seria agora na Taça CERS, conseguir encher este pavilhão, digamos que era a melhor prenda, mais do que qualquer título, gostava. Quando vim para cá propôs-me que um dia enchesse este pavilhão e gostava de um dia ver isto completo a ver hóquei em patins”.

Tó Neves, o treinador/jogador do hóquei em patins da Oliveirense faz hoje 43 anos e apesar do seu quase interminável palmarés de troféus, quer este ano colocar mais com a camisola da Oliveirense.
*****
Agradeço ao Beto Quadros, mais este excelente trabalho, sobre aquele que é talvez o jogador Português, mais "Raçudo" de todos os tempos.
O To Neves, é um jogador que "ENCHE o RINGUE", onde quer que và.
Amado por uns, odiado por outros, o To Neves é sem duvida um dos melhores jogadores de Hoquei Mundiais de todos os tempos.
Parabéns TO NEVES.
Foi um prazer enorme, ter estado contigo em 2008, no OK4U.
Pedro Antunes

Aucun commentaire: