06 mars 2009

Entrevista: RAQUEL CARDOSO (GR do HC MARCO)

Na semana passada, fui até Villeneuve, ver o clube do qual fui treinador dos séniores na época passada (2007/2008), para ver o Juventus-Marco, para a Taça da Europa Feminina.

Conheço muito bem as meninas da Juventus, por as ter treinado varias vezes na época passada e estava curioso de ver este jogo entre Suiças e Portuguesas.

Assisti a um belo jogo, mas vi sobretudo uma Grande Guarda-Redes, que deu força à sua equipa do principio ao fim. Trata-se da Raquel Garcia, a quem eu agradeço ter aceite responder a esta entrevista.

*****
Nome Hoquistico: Raquel CARDOSO (Raquel Garcia)
Ano de nascimento : 1984
Clube actual : Hoquei Clube do Marco
Funções : Atleta / Directora
Clubes que já representou: Vila Boa do Bispo, Maiacoope, Fundação Nortecoope e HC Marco
Palmarés: (Ver Aqui)
*****
* "Achava bem mais interessante andar a correr de patins do que ir para a catequese..."

Pedro – Ninguém joga hoquei « por acaso”. Como é que tu vieste « aterrar » ao Hóquei em patins?
Raquel - Vim aterrar ao hóquei por mero acaso, porque quando era miúda ia para a catequese na minha freguesia a pé e passava pela casa do Povo (Vila Boa do Bispo), via crianças e jovens na patinagem e achava bem mais interessante andar a correr de patins do que ir para a catequese, até que depois de muito chatear os meus pais, lá me deixaram calçar uns patins e ir aos treinos, inclusive, reprovei um ano no grupo de jovens por faltar para ir aos treinos, era demais…

P – Para que as pessoas te possam conhecer melhor, qual foi o teu percurso hoquistico, desde que começás-te com este desporto ?
R - Principiei pela Associação Cultural e desportiva da Casa do Povo de Vila Boa do Bispo pela qual ainda fui campeã invicta durante 2 anos nas sub-16 (existiam poucas equipas ;)) posteriormente passei ao escalão Sénior no qual estive até aos 20 anos. Com a entrada na faculdade a minha vida mudou do marco para o Porto e apareceu a oportunidade de jogar na Maiacoope onde permaneci 1 ano, passando no ano seguinte para a Fundação Nortecoope, terminado o curso regressei a marco de canaveses e defendi a camisolado Hoquei Clube do Marco, no qual me encontro á 3 épocas.

P - Estás satisfeita com o percurso que tens feito até agora ? Que outros « objectivos » tens previstos ou gostarías de atingir no futuro?

R - Estou satisfeita, para mim o hoquei é mesmo um desporto e não uma profissão, tenho uma vida profissionalmente agitada e o pertencer a um grupo como este é o melhor antidepressivo e relaxante muscular que pode existir na minha vida, estou ca ainda por amor á modalidade, e para descomprimir com toda a equipa, tudo o que vier a cima disto , vem por acréscimo.

P – Que importância tem para ti o Hoquei em patins e que tempo te ocupa durante a semana ?
R - O Hoquei Clube do Marco é a minha segunda casa, não tem a ver com facto de ser atleta porque isso ocupa-me apenas 3h por semana mais os jogos, mas porque faço parte da direcção e o dinamismo do clube também passa por mim, dai que lute imenso para que as coisas corram pelo melhor e que não se deixe apagar a chama do hoquei em Marco de Canaveses.
* " Ninguém sabia para que lado atacar..."

P – Quais foram os melhores momentos que viveste no hóquei ? Tens algumas « anedotas especiais » para nos contar ?
R - As idas a Porto Santo eram sempre uma anedota, desde que entrava-mos no avião e punhamos toda a gente a fazer a onda, iamos para a praia e queriamos ir á água sem fato de banho fomos encharcadas para o jogo, entre muitas outras boas recordações, das quais a despedida de solteira da Liliana Mendes na qual andamos toda a noite na borga e fomos para o jogo e ninguém sabia para que lado atacar, coisas que não dá para transportar para o papel, agora recentemente a ida a Montreux foi fantástica pois estivemos 3 dias juntas e convivemos com portugueses emigrantes na Suiça, com atletas e dirigentes do juventus, pelas quais já tinha jogado em Viseu num torneio, isso é muito gratificante, estabelecer laços de amizade com pessoas totalmente diferentes, é impossivel transpor para o papel todas as experiências vividas, e é por este tipo de coisas que me mantenho no activo.

P – Quais são para ti, os principais valores que uma equipa de hóquei deve ter ?

R - União do grupo e bom ambiente de Balneario, o resto vem por acréscimo, trabalha-se e aprende-se, a vontade e a garra é que já são coisas que não se ensinam, sentem-se ou não, para mim é isso que faz a diferença.

P – Pensas que esses valores são sempre respeitados ? Porquê ?
R - Nem sempre. Passei por varias equipas e apenas no Hoquei Clube do Marco encontrei a plenitude no grupo, o querer comum e o remar no mesmo sentido, isto faz-nos bem ao ego e ajuda-nos a crescer mutuamene, quer com a oriana que tem 14 anos, quer com a Susana que tem 31, é incrivel como existe uma fusão de personalidades, de entre as quias sobressai uma equipa.

* Sem formação, o Hoquei vai-se estinguir..."

P – O que é que mudarias, para melhorar o hóquei em patins nacional e internacional ?
R - Mudaria o regulamento da FPP em termos de taxas monetárias a pagar, pois em tempos de crise isso arruina os clubes, pedia também uma maior proximidade da mesma junta dos Clubes, não só dos ditos Grandes como também dos pequenos, pois é nestes que se formam atletas e se estes não conseguirem funcionar o Hoquei vai se extinguir dentro de algum tempo ou começamos a importar jogadores de outros continentes. Quanto ao internacional, este ano é a primeira vez que estou numa competição europeia e estou a adorar a experiência no entanto deparamos-nos com o mesmo problema, os custos, fica muito dispendioso. No entanto quem corre por gosto não cansa…

P – Que leitura fazes do jogo Juventus-Montreux – HC Marco da semana passada, no qual para mim, a Raquel foi a melhor em campo?

R - Posso-lhe fazer uma questão? Esteve até ao fim do jogo? É que no ultimo golo eu estou a olhar para a jogadora que cai na minha área isso não se faz nunca, foi um erro crasso, que anula qualquer defesa feita durante todo o jogo, no entanto enquanto tenho voz, berro e estimulo as minha jogadoras, para que nunca desistam e nunca baixem os braços, mesmo a perder 3-0 ;) a dez minutos da primeira parte.

P – O que é que esperas do jogo da segunda mão ?
R - Espero que tenhamos a mesma atitude de luta que tivemos na primeira mão uma vez que estamos limitadas em qualidade e quantidade de recursos humanos ;)

P – Se eu te disser que só temos 10 pistas cobertas na Suiça, o que é que te inspiram os últimos resultados das seleções Suiças a nível Internacional (n.d.r. 3° no Euro Juniors 2005, 2° no Euro Séniores 2006, 2° no Mundial Séniores 2007) ?
R - Parece-me que está a ser desenvolvido um bom trabalho em termos de evolução uma vez que os recursos escasseiam e os resultados são visiveis, estão de Parabéns.
* "O Patinslover, é dos Blogs com Mais informação sobre a modalidade..."

P – Pensas que o Blog “PATINSLOVER”, tem de alguma forma ajudado a divulgar o Hóquei em patins? Vais dar a conhecer este blog aos teus amigos?
R - Claro que sim até porque divulgou o Hóquei Clube do Marco o que cá em Portugal quase ninguém o faz, obrigado por todo o apoio. Para mim até hoje é dos blogs com mais informação sobre a modalidade quer nacional quer internacional e isso é de louvar. Quanto ao divulgar o blog, já o fiz, mas mesmo ainda na Suiça já nos estavam a dizer que existiam montes de fotos e reportagens nossas no patins lovers ;)

P – Que mensagem gostarías de deixar ?

R - Não percam os valores morais em relação ao desporto, não deixem morrer o hóquei em patins, angariem crianças e jovens para a modalidade para que cresçam e nos ajudem a crescer.

P – Que outra pergunta gostavas que te tivesse colocado e qual tería sido a resposta ?
R - Ja falei de tanta coisa que não me ocorre nada… A não ser… 3 palavras para definir o Pedro Antunes : Dinamico, empenhado e simpatico ;)
*****
Querida Raquel,
Obrigado pela tua participação e pelas tuas palavras amigas.
Grande abraço para ti e muitas felicidades.
Pedro Antunes.
- http://patinslover.blogspot.com

Aucun commentaire: