17 octobre 2008

NOVAS REGRAS HÓQUEI PATINS - Opinião do David Martins

Pedro,
Em anexo envio o que penso sobre as Novas Regras do Hóquei em Patins.
Foi após a leitura do que vem no blog que resolvi escrever isto.
Se entenderes podes publicar, fica ao teu critério.
Um abraço
David Martins
*****

Ao longo dos tempos temos vindo a assistir a diversas alterações às Regras do Hóquei em Patins e pelo que nos é dado perceber, a sua aplicação em nada tem beneficiado a expansão e desempenho pelos jovens atletas, antes pelo contrário tem sido banida dos horizontes de quem pretende iniciar uma prática desportiva. Cada vez mais nesta modalidade, a sua iniciação se faz mais cedo e atendendo ao seu elevado grau de especificidade, os pais procuram incutir aos jovens outras modalidades que à partida sejam menos complicadas. As regras que existem no Hóquei em Patins são fruto de encontros Internacionais e nem sempre espelham a realidade do que se passa dentro do recinto de jogo, já em 1991 no I Encontro Nacional de Hóquei Patins na Casa de Desporto-Porto durante o XXX Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, se dizia que tínhamos que sacudir o marasmo rotineiro da actual vivência que traduz um certo alheamento e em que a não conquista ou perda de títulos, serão porventura, causa ou efeito.
Acredito que é proporcionando aos diversos agentes da modalidade, o tempo e o modo para que em local próprio, apresentem criticas construtivas e sugestões que conduzam ao desenvolvimento do Hóquei em Patins.
Não concordo que se continue a dificultar o trabalho dos árbitros, colocando na sua análise dualista a interpretação de um volume de regras que para o comum dos mortais é prenhe em artimanhas e que os amantes da modalidade desconhecem. Assim passarei ao que na minha opinião se deve fazer, para que de alguma maneira a modalidade seja mais atractiva no que diz respeito a REGRAS.

*
1 - GUARDA-REDES - É um atleta que integra completamente a equipa e como tal não deve ser contemplado com benesses de qualquer espécie, no que diz respeito a regras, é um lugar específico mas não lhe dá o direito de usar cadeirões e poltronas, nas suas acções defensivas. Sou da opinião que a regra deve voltar ao que se chamava "posição de equilibrio", ou seja apoio pura e simplesmente nos patins tal como os outros atletas, não é permitido a estes que se deitem para impedir a passagem da bola, porque razão terá o G.R. de ser uma excepção. Nas grandes penalidades o G.R. deve estar o mais cômodo possivel sem ter que se colocar na linha de golo, ao fazê-lo fica numa posição de desiquilibrio, sem oportunidade de sair para tapar o ângulo de remate. Ao ser substituido, já não faz sentido o árbitro indicar um GOLO à mesa que não entrou, mas porque foi admoestado, esta é mais uma ideia brilhante para que o poder autoritário dos árbitros venha ao de cimo.
*
2 - LINHAS DE ANTI-JOGO - Há necessidade de definir o que é anti-jogo e dentro do plausivel, toda a criatividade técnica do atleta vem ao palco para que a plateia se vislumbre sem as amarras das linhas que actualmente existem. O Hóquei Patins distingue-se das outras modalidades pelo seu elevado grau técnico e beleza de coordenação corporal, por isso há que manter este grande diferencial e não coarctar as liberdades do movimento que cada atleta tem dentro de si. As linhas de anti-jogo demarcam tudo isso, e colocam frente á baliza autênticas muralhas defensivas provocando uma luta corporal desleal, entre quem defende e quem ataca. Por tudo isto, sou da opinião que as linhas de anti-jogo devem terminar.
*
3 - MARCAÇÃO DE PENALTY - É mais uma aberração, inventada por quem se diz conhecedor da modalidade, gostava que me explicassem como é possivel olhar para dois locais ao mesmo tempo, o árbitro pode até ser bem intencionado e esperar todo o tempo do mundo, mas....meus amigos o atleta que vai rematar, SÓ TEM QUE OLHAR PARA A BALIZA E DEPOIS VER A BOLA. Não há condições fisicas e humanas para transformar estes remates em GOLOS que é o objectivo, o atleta que executa não o faz por instinto, mas sim com muita concentração, AO OLHAR PARA O BRAÇO DO ÁRBITRO, PERDE A NOÇÃO DO TEMPO DE REMATE E DÁ VANTAGEM AO G.R., além de perder velocidade de execução.
*
4 - MARCAÇÃO DE LIVRES DIRECTOS - Aqui também não concordo com a alteração que pretendem impôr no que respeita á sinalética do árbitro, pode-se perfeitamente manter o sinal sonoro do apito, porque não interfere com o jogo e por outro lado denota a honra do acto. Penso que a utilização da prependicular central, como um único local para a marcação dos livres é benéfico, mas não entendo o porquê da alteração da distância.
*
5 - FALTAS - Existem para que seja colocado em pról do jogo a DISCIPLINA, o RESPEITO, a LEALDADE e a ACEITAÇÃO, como tal podem e devem ser definidas como TÉCNICAS-(vertente técnca) e DISCIPLINARES-(Vertente disciplinar), os campos que abarcam serão os mais óbvios e simples para que se saiba o que o árbitro está a querer dizer ao atleta. Não há necessidade de complicar e inventar "TUDO ESTÁ INVENTADO NO HÓQUEI EM PATINS". Tem lugar neste ítem o que penso sobre a colocação da bola no canto inferior da àrea, na marcação desta falta julgo que deve ser executada o mais rápidamente possivel e o mais perto possível do local da falta, tendo sempre em conta que a bola deve estar parada para que se possa reatar o jogo.
*
6 - CARTÕES - Não vejo necessidade de existirem três (3) cartões, a utilização de dois (2) é mais que suficiente para não complicar a contabilidade e manuseamento dos mesmos, as côres poderão ser o AMARELO e o VERMELHO como na maioria das modalidades. O cartão AMARELO para advertência, sendo que o segundo daria punição, o VERMELHO sendo directo ou não, puniria sempre com UM JOGO desde que a falta fosse TÉCNICA. Se a falta fosse DISCIPLINAR, actuar-se-ia nesta vertente e o Conselho de Disciplina tomaria as suas ilações.
*
7 - POWER PLAY - Como que o dominio de jogo através de uma ascendência numérica no espaço e no tempo de jogo, esta é uma das maneiras de punir a equipa que provoca faltas mais ou menos graves e de algum modo o adversário pode tirar partido. Esta situação não deve ser mantida por muito tempo, há que o definir, podendo no máximo atingir cinco (5) minutos em cada meio tempo, porém não deve ser escamoteada para que os provocadores se sintam responsáveis.
*
8 - BLOQUEIOS/CORTINAS - A movimentação táctica, os passes e as recepções na maioria dos casos levam a que os atletas se movimentem com a intenção de provocar desiquilibrios em determinados espaços e então é quando podem surgir BOQUEIOS/CORTINAS. Por via das REGRAS terão que ser considerados/as LEGAIS e ILEGAIS sendo que podem ainda ter uma denominação de DIRECTO ou INDIRECTO em função da sua movimentação, com ou sem bola.
Os Bloqueios/Cortinas LEGAIS fazem parte do jogo e serão aceites desde que não coloquem em perigo a integridade fisíca, podendo-se verificar a beleza da movimentação colectiva. Os ILEGAIS não devem estar ao alcance de quem entende o jogo como LEAL e assim serão punidos.
*
9 - TEMPO DE JOGO - Este deverá ser de vinte e cinco(25) minutos para cada parte para os escalões de Juniores e Seniores, com intervalo de dez(10) minutos, independentemente de os jogos serem Internacionais ou não, não vejo porque razão nas competições internacionais os jogos terão que ter um tempo de duração diferente.
*
10 - TERCEIRO ÁRBITRO - Eis uma novidade que na minha opinião tem razão de ser, é que a sua função poderia ser alargada ao controlo do tempo na mesa e indicaria as substituições bem como anotaria cartões e eventuais desacatos nos bancos. Penso que esta medida poderia ser complementada com uma maior acção sobre atletas e dirigentes no banco de suplentes, assim como dos delegados ao jogo.
*
Alguém em tempos disse, O HÓQUEI EM PATINS SERÀ AQUILO QUE OS SEUS DIFERENTES AGENTES QUIZEREM E A SUA QUALIDADE COMO MODALIDADE DESPORTIVA, ESTÁ DEPENDENTE DA FORMA DAS SUAS PARTICIPAÇÕES!!!!

Eu direi, NÃO DEIXEM QUE AS CANELEIRAS SEJAM SUBSTITUÍDAS PELO DICIONÁRIO DAS REGRAS E PELO COMPÊNDIO DAS NORMAS!!!!

DAVID MARTINS - Treinador de Hóquei em Patins - 16-10-2008
*********************************************
Obrigado David.
Acho sempre interessante poder discutir opiniões, quando elas são apresentadas desta forma positiva e construtiva.

(A minha opiniao sobre estes 10 pontos - AQUI)
A discussão fica aberta a todos, para falar destes ou de outros pontos que ainda não foram aqui discutidos.

Há ainda muitas coisas para falar ! (as 10 faltas, Jogos de suspenção, etc)

Obrigado David e obrigado a todos.
Pedro Antunes – Treinador de Hóquei em Patins - 16.10.2008

Aucun commentaire: