29 septembre 2008

Site infante Sagres - Cronica da semana do Bernardo


A culpa é de quem ?.
*****
As pessoas admiram-se quando caem na realidade e vêem o hóquei em patins nas malhas da extinção. Eu não fico nada admirado. As coisas vão de mal a pior, de ano para ano os preços aumentam. Está caro jogar hóquei em patins, está caro dirigir, sobretudo financeiramente, um clube.
Mas de quem é a culpa ? Dos inocentes atletas que se esforçam dia após dia para sobreviver a modalidade ? Ou será culpa de quem dirige e preside actualmente a modalidade ? Resposta óbvia.

- Dia de arranque da pré época: o presidente de um modesto clube chega à secretaria pega no correio, lê e dá uma vista de olhos nos faxes. Só ali são já 1000 euros que a associação e a federação pedem para a inscrição das equipas, a juntar às contas da luz, da água e de manutenção do pavilhão.
- Uma semana depois do arranque: montes de cartas na mesa da secretaria. O presidente, apreensivo, tem medo de as abrir. Abre. Lê. Mais 2000 euros para a federação. Desta vez é para a inscrição de jogadores, e para pagar a renovação do treinador (300 euros, que abuso). Está a sair cara esta época! Ainda tem mais uma carta da associação, rasga o envelope e lê. 200 euros para que profissionais da associação se desloquem ao pavilhão e o aprovem como apto para ser usado. Recorde-se que o clube não pediu vistoria nenhuma.
- Segunda semana da pré época: O cofre está quase vazio, poucos patrocínios entram. Mas cartas e faxes da federação aparecem em massa. A federação pede 500 euros para soldar dividas passadas do clube ou a equipa não entra em competição. A associação escreve que o clube deve 200 euros por um jogador juvenil que simplesmente quis mudar de clube, tendo que desembolsar assim esta exuberante quantia.
- Terceira semana da pré época: Finalmente. Entra um patrocínio de 500 euros. E, claro, mais cartas. A federação informa que são 200 euros para inscrição das equipas no campeonato. Há água e luz para pagar.. E agora ?
- Quarta e última semana da pré época: Os treinadores já não recebem, os atletas também. Todo o dinheiro está a ser desviado para os cofres da federação por razões inexplicáveis. Alto, mais um patrocínio. O presidente respira fundo. Mas agora é a associação que também quer o dinheiro. A luz e a água ficaram por pagar..
Arranque dos campeonatos: Todos os escalões do clube perdem por falta de comparência. O Clube entrou em processo de falência, está na bancarrota, é o fim...

Bernardo Nestor (
Site CIS)

*****
"Precisamos de fazer renascer o hóquei e torná-lo mais unido que nunca.
Para isso, são preciso ideias e eu tive uma que achei certa piada.
Vamos assinar uma petição para ser enviada para a federação para que haja Taça de Portugal de Juvenis e Juniores ?
Assina aqui:
www.peticao.com.pt/hoquei-juvenis-juniores
Colabora. "
Bernardo Nestor

Aucun commentaire: