09 avril 2008

Entrevista Francisco Uríbarri Soares (Genève RHC)

Nome Hoquistico: Francisco Uríbarri Soares
Ano de nascimento : 06/12/1992
Clube actual : Genève RHC
Funções : Jogador
Clubes que já representou: F.C. Porto

Pedro Antunes – Como é que vieste « aterrar » ao Hóquei em patins (risos)?
Francisco Uribarri Soares -
Por influência de Tomás Castanheira, companheiro de turma na altura e actual jogador do Infante Sagres.

P.A. – Para que as pessoas te possam conhecer melhor, qual foi o teu percurso hoquistico, desde que começás-te com este desporto ?
F.U.S. -
Comecei o hóquei em patins aos 6 anos no F.C. Porto onde joguei durante 4 anos. Ao Genève cheguei em Junho de 2002 e onde tenho sido muito feliz desde então.

P.A. – Estás satisfeito com o percurso que tens feito até agora ? Que outros « objectivos » tens previstos ou gostarías de atingir no futuro?
F.U.S. -
Estou satisfeito pelo percurso mas os resultados não têm sido sempre os melhores. Nestes 5 anos, desportivamente só consegui atingir o segundo lugar.

P.A. – Quais são os teus objectivos a curto prazo?
F.U.S. - Conseguir a vitória no campeonato este ano embora ja tenhamos perdido em casa com o Uttigen depois de um jogo emocionante por 3-2. E, embora sabendo que é muito díficil dado não ter passaporte suiço de momento e à qualidade dos jogadores convocados, ainda alimento alguma esperança de integrar o quadro da equipa nacional suiça. Caso não consiga, com alegria participarei nos treinos da equipa de preparação para o Europeu em Follonica.

P.A. – Que importancia tem para ti o Hoquei em patins e que tempo te ocupa durante a semana?
F.U.S. - O meu tempo é principalmente ocupado com: os estudos e o Hóquei. De duas a três vezes por semana lá vou eu para o pavilhão para treinar sem contar com os fins de semana em que tenho jogos.

P.A. – Quais foram os melhores momentos que viveste no hóquei ? Tens algumas « anedotas especiais » para nos contar » ?
F.U.S. -
Momentos especiais são aqueles em que o jogador é chamado a dar o seu melhor. Nestes anos tenho tido jogos de título com Uttigen, Thun que todos eles considero como jogos especiais. Outro momento especial foi quando recebi a primeira convocatória para participar nos treinos da equipa nacional suiça.

P.A. – Quais são para ti, os principais valores que uma equipa de hóquei deve ter ?
F.U.S. - Um espirito conquistador e de vitória constante. Os jogadores têm que ser capazes de efectuar uma circulação de bola fora do commun, com jogadas alternativas e estudadas para aplicar nos momentos que se apresentem mais dificeis. Outro valor a não esquecer é o espirito de sacrificio e dedicação.

P.A. – Pensas que esses valores são sempre conseguidos ? Porquê ?
F.U.S. -
Não. A excelência no hóquei é fruto de trabalho constante e por vezes não atingido. Tem que haver a combinação de factores determinates, um bom treinador e um conjunto de bons jogadores.

P.A. – O que é que pensas da vitória de Portugal sobre a Espanha na última Taça Latina ?
F.U.S. -
Penso que Portugal vai sem dúvida renascer com a geração João Pinto. Essa equipa nacional nunca perdeu com a Espanha, tem jogadores com muito valor mas como diz o meu pai, têm que manter sempre a cabeça no sítio e os pés na terra. É preciso trabalhar nos clubes como se nunca se tivesse ganho nada.

P.A. – Como tu sabes, só temos 10 pistas cobertas na Suiça. O que é que te inspiram os últimos resultados das seleções Suiças a nível Internacional (n.d.r. 3° no Euro Juniors 2005, 2° no Euro Séniores 2006, 2° no Mundial Séniores 2007) ?
F.U.S. - É sem dúvida por dedicação de um grupo limitado de pessoas e alguma sorte à mistura em momentos decisivos como nos quartos e nas meias do mundial 2007. Mas será mesmo sorte ou saber? Porque a sorte é uma vez... não duas.

P.A. – Pensas que o Blog Patinslover, tem de alguma forma ajudado a divulgar o Hóquei em patins ? Quais são os temas do blog que preferes ?
F.U.S. -
Acho muito bem isto que estás a fazer pelo Hóquei. Ajuda sem dúvida a divulgar o nosso desporto. O que eu mais gosto do blog são as notícias do hóquei international. Obrigado.

Pedro Antunes – Para terminar, que mensagem gostarías de deixar, para acabar esta pequena entrevista ?
Francisco Uribarri Soares -
Siguam a seguinte máxima: Mais vale 1 pássaro na mão do que 100 a voar.

Obrigado pela tua participação e um grande abraço para ti.
Pedro Antunes.

Aucun commentaire: