14 avril 2008

Entrevista - Afonso Alvim (C.S. Maritimo)

Nome Hoquístico: Alvim
Ano de nascimento: 1993
Clube actual: C.S. Marítimo
Funções: Médio - Defensivo
Clubes que já representou: A. D. Oeiras

(Ref: Questionário “Patinslover” do 1.04.2008)

Pedro Antunes - Como é que vieste «aterrar» ao hóquei em patins (risos)?
Afonso Alvim -
Eu comecei com a minha actividade de hoquista aos 8 anos, mas deve-se a um motivo. Eu antes de entrar para o hóquei em patins, tinha andado no futebol, onde tinha sido dispensado por não saber jogar à bola. E depois comecei a ver os jogos dos seniores da A. D. Oeiras, e achei muito divertido o hóquei, por isso inscrevi-me. Tenho também de agradecer ao meu pai e à minha mãe por me terem apoiado sempre nas alturas mais importantes na minha vida desportiva, onde por acaso o meu pai é o meu actual treinador. Eles foram as pessoas que mais me apoiaram para ir para o hóquei, porque o meu pai também foi jogador.

P.A. – Para que as pessoas te possam conhecer melhor, qual foi o teu percurso hoquístico, desde que começaste com este desporto?
A.A. -
Eu comecei a jogar hóquei na A. D. Oeiras como já disse, aos 8 anos. Depois aos 12 fui viver para a Ilha da Madeira onde jogo no Club Sport Marítimo.

P.A. – Estás satisfeito com o percurso que tens feito até agora? Que outros «objectivos» tens previstos ou gostarias de atingir no futuro?
A.A. -
Estou satisfeito, apesar de ultimamente não ter corrido de melhor maneira, devido a ter alguma dificuldade em controlar os meus nervos. Os meus objectivos como jogador de hóquei é ir jogar para uma equipa do norte e também gostava de integrar a Selecção Nacional, mas existem jogadores da minha idade de alto nível, por isso tenho de me esforçar mais =).

P.A. – Que importância tem para ti o hóquei em patins e que tempo te ocupa durante a semana?
A.A. -
Para mim, o essencial da minha vida é o hóquei em patins, é um desporto que me deixa feliz e dedico muito tempo durante a semana, mais ao menos 8 horas por semana, sem contar com os jogos.

P.A. – Quais foram os melhores momentos que viveste no hóquei? Tens algumas «anedotas especiais» para nos contar?
A.A. -
Até agora foi ter ficado em 2º lugar da Taça da Associação de Patinagem de Lisboa contra o S. L. Benfica onde acabámos por ir a penalidades e perder. Outra foi ter vencido este ano o Campeonato da Madeira com o prémio de ir participar em Maio no Campeonato Nacional de Iniciados. Além disso, no ano passado e este ano fiz parte da Selecção da Madeira que participou nos Torneios Inter Regiões.

P.A. – Quais são para ti, os principais valores que uma equipa de hóquei deve ter?
A.A. -
O espírito de equipa, amizade, alegria e acima de tudo garra para vencer.

P.A. – Pensas que esses valores são sempre respeitados? Porquê?
A.A. -
Nem sempre, na minha antiga equipa havia, em vários treinos, «pancadaria» entre colegas o que desanimava a equipa nos jogos.

P.A. – O que é que mudarias, para melhorar o hóquei em patins nacional e internacional?
A.A. -
Muita coisa, eu acho que o hóquei em patins não passa na televisão, só aos sábados é que passa um jogo da 1ºDivisão e também não é muito divulgado internacionalmente.

P.A. – O que é que pensas da vitória de Portugal sobre a Espanha na última Taça Latina?
A.A. -
Foi muito bom para o hóquei em patins nacional, muita gente pensava que a Selecção da Espanha é a numero 1, mas Portugal sempre foi na minha opinião a numero 1 e cada vez mais, está a evoluir.

P.A. – Se eu te disser que só temos 10 pistas cobertas na Suiça, o que é que te inspiram os últimos resultados das selecções Suíças a nível Internacional (n.d.r. 3° no Euro Juniores 2005, 2° no Euro Seniores 2006, 2° no Mundial Seniores 2007)?
A.A. -
Muito bons. A selecção da Suiça tem vindo a demonstrar a sua grande capacidade de hóquei em patins e na minha opinião a selecção da Suiça poderá a vir melhorar bastante com os campeonatos internacionais que tem vindo a fazer.

P.A. – Pensas que o Blog Patinslover, tem de alguma forma ajudado a divulgar o hóquei em patins? Quais são os temas do blog que preferes?
A.A. -
Sim, sem duvida alguma, são cada vez mais as pessoas que têm visitado o Blog Patinslover e com muito orgulho eu digo que sou um deles. Os temas que eu prefiro no Blog são as entrevistas porque tenho muita curiosidade de saber a opinião das pessoas sobre o hóquei em patins.

Pedro Antunes - Para terminar, que mensagem gostarias de deixar, para acabar esta pequena entrevista?
Afonso Alvim -
Que o site continue em grande, e que o hóquei internacional e nacional aumente em número de praticantes e em todos os escalões. E gostei bastante de participar nesta entrevista.
Abraços para ti Pedro e para todos os praticantes de hóquei em patins =)

Obrigado pela tua participação e um grande abraço para ti.
Pedro Antunes.

Aucun commentaire: