25 avril 2009

As minhas REFLEXOES: sobre as palavras de Francisco Velasco – 23.04.09

REFLEXOES: sobre as palavras de Francisco Velasco – 23.04.09
*
Tal como eu disse no artigo do 23.04.09, eu tenho uma grande admiração, pelo que o Sr. Francisco Velasco (FV) fez pelo hoquei, nomeadamente através do seu livro.
Uma leitura mais aprofundada do seu texto, leva-me no entanto a ter algumas reflexões (não opiniões...), sobre algumas das suas palavras:

*
FV diz : “No Mundo, o Hóquei em Patins Internacional, está morto, de morte matada!”:

EU : Exagerando um bocado, eu diria que sempre foi assim... Já disse aqui algumas vezes que o hoquei é um desporto de 3 ou 4 ruas. O problema do Hoquei, não vem de ontem nem de hoje! Parece-me até, que o Hoquei já esteve mais morto do que nos dias de hoje. Graças aos “Aprendizes de Feiticeiro” que têm aparecido por esse mundo fora.
Embora eu goste muito de hoquei, compreendo que haja outras prioridades na vida das pessoas.
*
FV : “Só existem dois países com potencial permanente, Portugal e Espanha. O resto são aprendizes «do feiticeiro» que por vezes aparece, como «um sabe tudo» (tal como sucede por estas bandas) e toma conta duma selecção. A a sua influência é zero, ABSOLUTAMENTE ZERO”.

EU : É por haverem pessoas a pensarem assim, que o Hóquei em Patins Internacional, está quase morto.
Se Portugal e Espanha, não se “poem a pau”, qualquer dia têm que fazer como os” aprendizes do feiticeiro”... Jogar por puro prazer, sem profissionais... Basta ver quantas equipas portuguesas estão na “Final 8” da Liga dos Campeões! Só o FC Porto! E na “Fnal 4” da Taça Cers, só esteve a Oliveirense, que por sinal acabou por ser eliminada, por uma equipa que este ano desce de divisão e no qual os jogadores não recebem os salários à 3 meses!...
*
FV: “Espanha e Portugal deviam criar uma LIGA IBÉRICA”

EU: No dia em que Portugal e Espanha, conseguirem que o hoquei seja forte nos MEDIA dos seus próprios países, talvez possam pensar nisso.
Quantas equipas portuguesas teríam neste momento, capacidade financeira para participar numa liga dessas? O FC PORTO e mais quem???
E em Espanha? Quando saimos da Catalunha, quantas regiões sabem o que é o HOQUEI PATINES???...
*
FV: “O modelo actual de Grupos A e Grupos B, ..., não funciona para a expansão do Hóquei, é absoleto.
... e à Europa dos turistas, como a Bélgica, Inglaterra, Holanda, França, Alemanha e Itália.”


EU: Foi graças a este modelo, que os Turistas da Suiça, foram Vice-campeões da Europa em 2006. “Foi só feitiço ???...”
E em 2007, os mesmos turistas foram Vice-campeões do Mundo. “Aprendizes do caraças !!!...”. Podem nunca mais ganhar nada, mas estes 2 títulos, ninguém os tira.
Será que é mesmo preciso ser profissional e fazer uma preparação de 1 ou 2 meses, para o conseguir? A Suiça provou que não. Teve sorte? Sim. Mas não só!
Como é que se pode considerar a Itália como “turistas da Europa”??? A Italia, é capaz de ser o país que mais tem feito pela divulgação do hóquei no seu país nos últimos anos!
*
FV: “Têm de fazer o caminho sózinhos, sem esperar nada das FIRS, CIHR e CERS, tão pouco das suas Federações”.

EU: É isso mesmo que acontece aos “pequenos países”! Por isso, só se tem é que se dar valor aos seus progressos, mesmo que minimos. Nem todos os hoquistas do mundo, podem viver só do hoquei em patins. Aliás, os que vivem só do hoquei, não são assim tantos...
*
FV: “nunca ouvi NINGUÉM discorrer sobre algo de interesse e fosse revelador de conhecimentos alargados e integrados” ... “Não percebem nada de Hóquei e põe-se com ares de eruditos a opinar sobre coisas que não conhecem e que nem sequer estudam como deve ser”.

EU: Sr. Velasco, por muito que nós saibamos, estamos sempre a aprender. Pensar que nós é “sabemos tudo” e que os outros não sabem nada, não nos faz evoluir.
Ganhar medalhas ou ter diplomas, não nos faz ser mais nem menos que os outros. No fim, vamos todos parar ao mesmo sítio!
Quanto às regras, estamos de acordo. Tantas mudanças, não ajudam o hoquei a crescer.
*
FV - «Sou uma pessoa que não se interessa por «OPINIÕES», seja de A, seja de B, pois eu só expresso «CONHECIMENTOS». Todavia, se algum de vós pretende transmitir o seu conhecimento, eu cedo o microfone imediatamente.
O resutado foi que falei durante três ou quatro e horas e ninguém pediu o microfone”.


EU: Sr. Velasco, é por não se ouvirem as “opiniões” dos outros que o hoquei está como está.
“Eu só sei que nada sei”... porque os “Conhecimentos”, estão sempre a evoluir. O que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira!
O Hoquei não é como a Matemática. E mesmo em Matemática, estão-se sempre a descobrir coisas novas.
*
O “Patinslover” (EU), também é um apaixonado pelo hoquei.
Não sabe se tem “muitos conhecimentos” ou se tem poucos. Tem os que tem.
As reflexões que faz, são as que entende fazer. Não gosta de ofender ninguém e gosta de dizer o que pensa.
O Hóquei está agora a dar os primeiros passos!... Há muita coisa por fazer. E precisa de pessoas como o Francisco Velasco, para se juntarem a todos os que já tentam fazer alguma coisa pelo hóquei em patins "RINK-HOCKEY".
Porque não é fácil! Se juntarmos a essas dificuldades a situação económica que o mundo actual atravessa, tudo fica ainda mais dificil.
Todos os organismos têm eleições. Por isso, qualquer um de nós pode avançar com listas para tentar modificar as coisas.
*
Há pelo menos três coisitas que eu já aprendi:
- "APRENDI que... " (liguem o som!)
- “As coisas nem sempre saem como a gente quer”.

Grande abraço a todos.
Pedro Antunes

Aucun commentaire: