25 avril 2009

29.03.2009 - 4.º encontro dos C.U.F. no Torneio de Veteranos 2009 (CRONICA CUF 4 - Alenquer 3)

2009.03.29 - 4.º encontro dos C.U.F. no Torneio de Veteranos 2009
Camaradas Unidos das Fábricas, 4 vs. Sport Alenquer e Benfica, 3

Novo "empate" favorável, graças ao espírito e mentalidade da equipa

Resultado premeia a união do grupo!


Mais uma emotiva tarde hoquista no domingo dia 29 de Março, desta vez organizado naquela que é provavelmente a "Capital do Hóquei" em Portugal, a vila de Turquel (01_cartaz.JPG), e na qual a equipa das Fábricas "amealhou" mais um importante "empate" a seu favor, pela vantagem mínima mas suficiente, de um golo.

O encontro entre as duas equipas (04_equipas.JPG), que se sabia de antemão ser bastante equilibrado, acabou por se revelar muito disputado (nalguns momentos até de forma demasiado "viril"), tendo prevalecido a atitude mental da equipa dos Camaradas Unidos, ao ter recuperado da desvantagem do marcador obtendo a vantagem no "empate" final e continuar firme no objectivo da obtenção do Prémio Disciplina.

A equipa verde com João Carmo na baliza, Jorge Pinto e Carlos Calado na frente de ataque, Rui Subtil e Francisco Soares na linha defensiva (05_inicio.JPG), iniciou o jogo com bastante rigor táctico tendo inaugurado, e ampliado, o resultado até aos 2 - 0 favoráveis, primeiro numa jogada concluída pelo Mágico Verde ("ajudado" com uma "desatenção" do guardião adversário), e depois por uma jogada de envolvimento atacante, terminada em golo pelo Camarada Ferrer (03_atitude.JPG). Posto isto, a equipa do Alenquer reagiu ao hóquei dos Camaradas Unidos e conseguiu igualar o número de golos dos oriundos das Fábricas, tendo-se chegado ao intervalo com um equilibrado 2 - 2 (06_livre_desfavoravel.JPG).

No tempo de descanso entre partes, corrigiram-se alguns detalhes na palestra do intervalo, tendo o jogo iniciado com alguma quebra física da parte da equipa da margem sul do Tejo, aliada à "rispidez" de alguns lances dos vermelhos da margem norte (07_livre_favoravel.JPG). Os oriundos da "Vila Presépio", conseguiram um golo logo nos minutos iniciais do segundo tempo (N.R. - que não merecíamos sofrer), tendo com isso obtido vantagem no marcador para 2 - 3. É nesta altura que a rodagem na equipa dos Camaradas Unidos se viria, mais tarde, a revelar fulcral. Entra primeiro em pista Leonel Pinto, seguido de Sérgio Palaio, dando minutos de precioso descanso aos Camarada Ferrer e Soares, que nos instantes finais do encontro, re-entrariam em ringue para concluir o jogo e ajudar a virar o resultado.

A cerca de 6 minutos do final do encontro, o Jogador-Desorientador Técnico Rui Subtil faz o seu golo no encontro, empatando o resultado e assim catapultando a equipa para uma ponta final de ataques continuados, tendo conseguido como consequência de um desses lances, o "arrancar" de uma falta sobre o Camarada Jorge Pinto, para marcação de livre directo. O próprio "Mágico Verde" concluiria o lance em golo, com finta digna da primeira divisão nacional e levando com essa jogada, a meros 14 segundos do término do encontro (08_instantes_finais.JPG) o pavilhão ao rubro, e também a equipa verde para o "empate" final, com o marcador a mostrar 4 - 3!

Esta jornada, mais uma vez com deslocação de parte da equipa na "Ford Ai Lelo!" (10_ford_ai_lelo.JPG), lembrou os tempos de juventude dos Camaradas, pela saudável brincadeira durante toda a viagem de regresso, e o empate conseguido foi dedicado ao Presidente da SAD e também aos filhos dos atletas da equipa de Veteranos e Quase Veteranos dos Camaradas Unidos das Fábricas! O próximo encontro, com a equipa dos Lobinhos, exige de novo a máxima atenção e empenho, visto que o último resultado desta equipa, um empate desfavorável, é enganador da sua valia.


Apreciação individual (de 0 a 10)

João Pedro Carmo (G.R.) - 10
Mostrou que é um Senhor hoquista (09_joao_carmo.JPG)! Todos sabíamos da sua polivalência dentro de tabelas e que a sua paixão pelo jogo, o levam a acções fervorosas. Mas o que não sabíamos, e ficámos agora a saber, é que está em excelente forma entre postes! Defendeu quase "tudo" o que havia para defender em movimentos felinos, e sempre impetuoso nas suas características palavras, "empurrou" a equipa para a reviravolta no marcador. À atenção do Rui e do Ricardo, que têm aqui um competidor à altura na convocatória!

Francisco Soares - 9
Foi, a par do "Mágico Verde", um dos elementos mais sacrificados pela virilidade do encontro. Sempre atento na defesa não comprometeu, excepto num lance perdido a meio campo mas que se tornou inofensivo, tendo desta feita ficado em branco nos golos. Revelou algum cansaço físico num encontro que se revelou muito rápido e exigente.

Carlos Calado - 10
Mais uma vez conseguiu um golo, e também novamente se mostrou preponderante na componente física da equipa, quando nos momentos finais do encontro, "passeou" ainda pujança suficiente para "aguentar" a carga e disputar bolas com dois adversários em simultâneo! É uma inspiração pela vontade de ganhar, mas também pela humildade e espírito de animação do grupo.

Jorge Pinto - 10
Começa a ser difícil escrever sobre o "Mágico verde"... O último golo do encontro é o exemplo perfeito da mestria e classe deste nosso companheiro: "levantou" o pavilhão em palmas, quando concretizou o livre directo (arrancado a ferros) de forma suprema, após um jogo em que foi bastante "castigado" pela dureza das marcações a que esteve sujeito. Exemplar para todos, pelo espírito de sacrifício demonstrado!

Rui Subtil - 10
O "gindungo" que trouxe das férias, deu mostras bem evidentes de ser potente! Liderou "cerebralmente" a estratégia da equipa, num jogo que sempre avisou ser de cautelas assinando também um golo, e organizando a equipa de forma providencial para a obtenção do resultado final. Deu ainda uma lição de experiência, num pavilhão que mostrou reconhecê-lo de outros tempos (02_memorias.JPG), ao ter "sensibilizado" a atenção dos juízes de pista para o lance decisivo do jogo...

Paulo Salgado (Cap.) - 9
Co-adjuvou o Desorientador Técnico na estratégia das substituições, e em pista demonstrou que continua à altura dos encontros... mas que uns treinos com os restantes Camaradas, não lhe fariam grande mal. Esteve atento na parte defensiva do encontro, onde também ajudou na vertente física, ao mostrar vontade de discutir todo e qualquer lance.

Sérgio Palaio - 9 e Leonel Pinto - 9
"Oxigenaram" a equipa no momento essencial do encontro, ao ter feito rodar alguns elementos mais fatigados, para que voltassem à pista mais frescos nos minutos finais. Estiveram à altura do encontro, tendo com as suas entradas em pista, mantido o nível de velocidade da equipa verde, e simultâneamente desconcentrando os adversários nas suas marcações.
*
Tabela classificativa após a 4.ª jornada

Class. Equipa Pts. V D E GM GS GA
01 Parede 12 4 0 0 27 8 19
02 Turquel 9 3 1 0 32 11 21
03 Sp. Tomar 9 3 1 0 22 12 10
04 C.U.F. 9 3 1 0 13 13 0
05 Lobinhos 6 2 2 0 12 13 -1
06 Amadora 4 1 2 1 13 14 -1
07 Paço de Arcos 3 1 3 0 5 11 -6
08 Alenquer 3 1 3 0 11 25 -14
09 Algés 3 1 3 0 19 34 -15
10 Sintra 1 0 3 1 5 18 -13
*
O Presidente da SAD Sr. João Carmo não pode estar presente nesta jornada, por motivos de agenda pessoal, tendo por isso comunicado que iria "capitalizar" os prémios de jogo desta semana para o próximo encontro, onde nos presenteará com uns Travesseiros de Sintra... caso o "empate" nos venha a ser favorável.

Crónica de Leonel Sousa Pinto

Aucun commentaire: