29 avril 2009

"Pequenas Homenagens" a Francisco VELASCO : Zé Carlos & Honório

"Pequenas Homenagens" a Francisco VELASCO :

- Zé Carlos:
*
Amigo Pedro:

O que dizer em relação
ao escrito p/Xico Velasco? Leio, torno a ler e nao sei o que mais dizer, pois eh de uma dimensao que somente verdadeiros "Vencedores" sabem fazer e eu muito respeitosamente me debruco perante a profundidade de suas palavras;

O Xico Velasco eh um dos poucos herois ainda vivos, desejo-lhe muitos mais anos de vida com muita saude, para que possa continuar dar o seu imperdivel contributo; o que me aflije, eh ver os anos a passar e ainda nao lhe ter sido proporcionado o devido reconhecimento por tudo aquilo que fez e continua a fazer pelo hoquei em patins;

Como moçambicano ainda mais constrangido fico pela falta de respeito e consideraçao que a um dado momento o Governo Mocambicano, no tempo do falecido Presidente Samora Machel , nao soube dar a este grande Homem, quando vitima de um acidente ao servico desse mesmo Governo, perdeu a sua mao direita, aquela mesma que muitos passes e remates fez p/ que Portugal, representado por moçambicanos, atingisse a projecçao que teve a nivel Mundial; nem Mocambique, nem Portugal prestaram apoio e ajuda quando este Senhor do hoquei em patins atravessou imensas dificuldades;

Mas como o Xico eh um Vencedor, soube ultrapassar todas essas adversidades, saiu por cima e hoje felizmente pode disfrutar de alguma paz que lhe permite olhar p/a modalidade desta forma entusiastica como aqui se depreende das suas sabias palavras;

Recebe um forte abraço
Ze Carlos
*****
- Honório:
comentàrio na mensagem "A palavra a FRANCISCO VELASCO" :
*

Palavras sábias as do Sr Francisco Velasco, as quais subscrevo por inteiro.

Tive o grato prazer de ser treinado por ele na década de oitenta e com ele ia-mos "para o treino" não "ao treino", que só encontrei paralelo com sr Antonio Livramento.

Porque será que ao ouvirmos e lermos "dizeres" dos " nouvelles" catedráticos do HPatins desistimos a meio o mesmo se passa com as palestras, os clinics, até adormecemos. Bem pelo contrário com Sr Velasco lêmos, relemos e ouvimos e por vezes damo-nos a pensar será que perdi alguma coisa do que ele disse.

Sou fã confesso do Sr Velasco pena é que as nossas vidas por força profissional não se tivessem cruzado mais vezes.

O tempo que fui treinado por ele no fim de cada sessão anotei tudo no que achava mais importante, quer o treino propriamente dito (movimentações, tactica e tecnica) quer parte psicologica e surpresa ou talvez não, ainda continua à frente e cada vez mais actual.

Há efectivamente duas personagens distintas que se identificam no meio hoquista Português os que têm "conhecimento" as que têm "informação" e os "outros", pena é que esteja entregue quase exclusivamente a estes dois últimos.

Pelo facto de ter lido toda a enciclopédia da Guerra do Ultramar não quer dizer que tenha algum "conhecimento" da mesma.

Abraço
Honorio

1 commentaire:

Anonyme a dit…

Amigos
Sobre este Homem, só podemos dizer que é "ainda" uma enciclopédia do hóquei em patins, um sábio incompreendido muitas vezes, compreendido na sua maioria pela maioria dos técnicos.
Obrigado Francisco Velasco.
Jorge Oliveira