07 avril 2009

JUVENTUS 5 - Coutras 4 : “5 francezinhas para mesa 4” – Crónica do Jorge Elias

Taça da Europa Femenina / Coupe d’Europe Féminine
- 1/4 de final - 04.04.2009 (Juventus 5 - Coutras 4)
*
JUVENTUS Feminino : “5 francezinhas para mesa 4”
*
Esta é mais uma crónica espectacular, do meu manocas Jorge Elias (treinador da Juventus-Montreux feminina e companheiro de seleção de 2003, 2004, 2005 & 2006):
*
"Olá meu mano,
”Voici-Voilà” um jogo impróprio para cardiacos.
Para abrir o apetite, fomos ver o jogo de Montreux em masculinos LNA/LNB.
Depois fomos até Villeneuve... quando chegámos, "já as francezinhas estavam a aquecer ao sol" (não ao lume)... Muita fruta... quando eu as vi uma hora antes aquecerem com os “ficher-price” calçados...
Tá OK... vieram com a aquipa ao completo. Praticamente a equipa nacional francesa, para o que “era só uma formalidade” disseram eles! Até aqui também Tá OK...
Vamos ao jogo...
Para começar sofremos o primeiro golo. Uma bola perdida na área da guarda-redes, metida numa confusão enorme. O segundo golo foi a foto do primeiro... 2 golos assim já é muito!...
Um nervozismo da nossa parte deu no terceiro golo, tipo “Perú assado na braza”, mas nada perdido. Viémos a marcar num contra-ataque rápido, “com vento pelas costas” e aí estava o começo do jogo. Entretanto elas fizeram o quarto golo. Antes do intervalo, nós fizémos o segundo golo com um tiro estilo “BILLY THE KID” e assim acabou a primeira parte .
*
Quando fui ao balneário, como eu digo sempre, “o jogo só se ganha na segunda parte”. Disse “Vamos para o prazer de jogar. Não temos nada a perder. Este jogo é um bonus”.
Recomeçámos o jogo estilo “Formula 1”... Marcamos o 3° golo à “meia volta”. Lindo!
Depois veio o 4° golo. Jogámos “taco a taco”, sem pressão. Aos 5 minutos mandámos um “Missil - estilo Afeganistão”. Estava feito o 5 a 4 para a equipa que “era só uma formalité”.
Meti toda a gente a jogar. Mesmo as jogadoras que não jogam ;-)
Para mim foi um jogo para marcar a historia du club.
Quando acabou o jogo, fui comprimentar o treinador e disse-lhe “Merci, bom jogo”.
E ele “ameaçou-me” logo: “Isto não fica assim. Vocês vão ver quando vierem jogar a França”.
Mas a união faz força. Vou a França sem pressões, porque com a minha equipa não tenho nada a provar. Pelo contrário. Já o fizémos. Tudo o que vier a mais é um bonus. A pressão é para eles que organizam a final four...
“Merci” á minha equipa que estiveram “5 estrelas”. “Merci” ao staff da Juve.
Beijinhos mon fréro e até á próxima".
Jorge Elias

*
Manocas, assim é que é.
Comes-te umas “Francesinhas” e destes-lhes uns “Suissinhos” amargosos...
Mesmo que percas o próximo jogo, já fizés-te história. Estou muito feliz por ti e por esse clube, que me deu a viver momentos excelentes na época 2007/2008.
Força para o segundo jogo e como tu dizes, “Não tens nada a perder”.
“O que vier à rede, é peixe” ;-)
Grande abraço mano.
Pedro Antunes.
*
- Plus d’infos sur le
site de la JUVENTUS & (ICI)
- Photos sur le site de la Juventus (
Bientôt ICI)
-
Article de presse sur Solène Voltzenlugel

1 commentaire:

Helder Antunes a dit…

Parabéns ao Jorge Elias pela caminhada que a Juventus está a fazer.
Mais uma vez, um português a dar cartas pela Europa.
Quanto ao sr. treinador do Coutras, penso que tem problemas em assumir o que significa fair-play, se é que isso existe para esse senhor.
Esse senhor, foi o mesmo que em Janeiro de 08 no torneio internacional da Corunha em feminino, invandiu e, o termo é mesmo este invandiu, o meu espaço de campo durante o intervalo do jogo da minha equipa CH Carvalhos contra as espanholas de Alcorcon (Madrid) e ainda teve o descaramento de ficar amuado quando lhe pedimos que retirasse as suas jogadoras.
Isto já para não falar na sua simpatia no hotel, onde não falou com ninguém nem deixou as suas jogadoras trocarem impressões com ninguém, uma vez que foram obrigadas a recolher nos quartos pouco antes das 22h e por aí fora.
Aliás, se o Pedro recuperar parte da entrevista que dei a este blogue, eu próprio referencio isto na resposta a questão o que vi de mais negativo (ou algo deo género) no referido torneio.
Só denuncio aqui estas situações, porque este tipo de atitude não é a que se quer e deseja. Cada um é livre de ser como é, mas quando a "liberdade" de uns entra no "terreno" de outros, "alto e pára o baile".
E podia ainda aqui referir mais algumas situações deste senhor treinador, mas penso que é perdermos tempo.
Sr. Jorge Elias, como já disse e o Pedro também, a Juventus já superou muito e chegou onde porventura ninguém esperava, mas se podermos dar uma lição a este senhor treinador, dê-lha e de forma gratuita, pelo menos no que toca a simpatia e fair-play E se juntamente a Juventus poder eliminar a equipa francesa, melhor.
Eu meu nome pessoal, espero que vença em todos os sentidos.
Desculpa Pedro este comentário, mas tinha de o fazer porque ando desde Janeiro de 08 com este senhor treinador francês "semi-atravessado".

Já agora, nesse referido torneio, onde por exemplo as jogadoras do Coutras não trocaram uma palavra com ninguém (almoços, jantares, hotel, jogos etc), nem esse senhor treinador e também fizeram aquecimentos de 3 horas e porventura visualização de vídeos :-) acabaram o torneio em 2º lugar e por acaso a equipa dos Carvalhos, que levou 3 miúdas da equipa de sub-16 a este torneio, não teve de recolher as 22h, partilhou muitos experiências e troca de ideias e onde todas as miúdas jogaram no referido torneio (inclusive uma GR de 13 anos) acabou o torneio em 3º lugar... E se perguntarem as jogadoras o que ficou do torneio da corunha, ninguém se lembra dos resultados nem da classificação obtida...

Para bom entendedor meia palavra basta.

Força aí Sr. Jorge Elias e quanto a ti amigo Pedro, continuação e tudo de bom a todos os níveis.

Grande Abraço