24 janvier 2009

Entrevista de: NELA QUERIDO (Guarda Redes, filha de José Querido)

Nome Completo: Manuela Rosalina Vieira Querido
Nome « Hoquistico »: Nela Querido
Data de nascimento : 07/04/93
Nome do teu Clube actual : Compañia de Maria
Posição em que jogas : Guarda-redes
Nome dos Clubes que já representás-te (épocas): 2007/2008 Hockey Club Liceo & 2008/2009 Compañia de Maria

**********


Pedro Antunes – Bom dia Manuela! Sendo tu filha de José Querido, não é dificil saber como é que vieste « aterrar » ao Hóquei em patins... Quando é que começás-te realmente a gostar de Hóquei?
Nela QUERIDO –
Gostar do hóquei sempre gostei, mas para o elegir como um desporto para eu praticar, foi há mais ou menos 4 anos. Mas comecei há 2 anos.

P. A. – Para que as pessoas te possam conhecer melhor, qual foi o teu percurso hoquistico, desde que começás-te com este desporto até hoje.
N. Q. - Quando cheguei aqui (Corunha), comecei a patinar e meses depois comecei como guarda-redes, que sempre foi o que mais me seduziu no hóquei em patins.

P. A. – Porque é que escolhes-te a posição de Guarda-Redes ? Houve algum Guarda-Redes especial que te motivou a isso?
N. Q. - Não tenho um motivo especial para tal escolha, só que era a única posição que me chamava atenção e desde aquela nunca pôs em dúvida a minha escolha.
Não, mas tinha apreço pelo Paulo Matos.

P. A. – Que importancia tem para ti o Hoquei em patins e que tempo te ocupa durante a semana?
N. Q. - Está claro que tem bastante importância para mim, dado que a minha família está toda ligada ao hóquei em patins (pai, irmão e irmã), e também porque é um desporto rigoroso. Sempre tens que esforçar-te ao máximo, tanto nos treinos como nos jogos e nem sempre corre bem para o nosso lado. É como uma disciplina mais nas nossas vidas! Eu tenho treinos 2 vezes por semana. São de 1 hora e 30 minutos. Á parte temos jogos todos os fins de semana!

P. A. – Gostas de estar na Coruña? Como correu a tua integração a essa terra e à tua equipa?
N. Q. - Ao principio custou-me muito esta mudança… Chegar a um país que não falam o teu idioma, onde não conheces nada nem tens amigos, acho que é uma mudança muito drástica… Demorei 6 meses a adaptar-me. Tive sorte que os estudos sempre me foram bem e também de conhecer gente logo no primeiro dia de aulas. Agora que aqui estou, não penso ir para fora, mas como tudo depende do meu pai, nunca se sabe o próximo destino. Na minha primeira equipa, não tive problema, eram boas companheiras (Liceo), depois mudei-me para o Compañia onde estou muito feliz. Ajudam em tudo, estão sempre aí para o que faz falta. Vamos... são como deviam ser todas as equipas.

P. A. – Quais foram os melhores momentos que jà viveste no hóquei ?
N. Q. - Tive muitos momentos, com o meu pai, com o meu irmão que já ganhou um Campeonato Nacional, mas momentos vividos por mim é sem dúvida esta época. Acabamos subcampeãs da Copa Galega. Agora falta ver o resultado da Liga, mas acho que todo o nosso esforço vai ser recompensado.

P. A. – Estás satisfeita com o percurso que tens feito até agora ? Que outros « objectivos » tens previstos ou gostarías de atingir no futuro com a tua equipa de clube?
N. Q. - Estou satisfeita mas sempre queremos mais. Outros objectivos que tenho é representar uma selecção. Aqui já treinei com a selecção galega, mas não a pude representar porque não tinha todos os requisitos (levar mais de 2 anos aqui ou ter parentes espanhóis).

P. A. – Convidaram-te para jogares com a seleção Galega. O que é que isso significou para ti?
N. Q. -
Uii, foi uma enorme satisfação. É o nível mais alto que se pode desejar para quem só leva nisto 2 anos, gostava de um dia poder representar uma selecção nacional, agora tenho que seguir trabalhando dia a dia disposta a aprender ainda mais para poder um dia chegar a onde quero.

P. A. – Quais são para ti, os principais valores que uma equipa de hóquei deve ter?
N. Q. -
Antes de nada ser uma equipa e quando digo uma equipa, é ajudar uns ao outros, ser honestos e humildes, estar dispostos a aprender, trabalhar dia a dia, e seguir os concelhos do treinador.

P. A. – Gostavas de jogar um dia na seleção Portuguesa? O que é que isso significaría para ti ?
N. Q. -
Está claro que gostava. Ou melhor, eu acho que todo aquele que pratica desporto, sempre tem o objectivo de representar uma selecção. Isso para mim seria um sonho. Mas, quem se lembra de quem está no estrangeiro? Ás tantas nem sabem que eu existo no mundo do hóquei. (risos…)

P. A. – Trabalhar para esse objectivo, pede um grande investimento da tua parte, para conciliares estudos e desporto. Estás preparada para isso?
N. Q. - Claro que sim. Acho que uma coisa não impede a outra. Há que ser responsável e saber dividir o tempo.

P. A. – O que é que pensas do Blog “Patinslover”?
N. Q. - É um blog interessante, já que fala do hóquei tanto no nível masculino como feminino, as entrevistas, as noticias, etc. E já agora dizer-te que é de louvar o trabalho que tens com tudo isto.

P. A. – Que mensagem gostarías de deixar?
N. Q. - Que houvesse mais cobertura televisiva neste desporto e que os responsáveis pela modalidade, tivessem realmente interesse para este desporto progredir.

Pedro Antunes – Que outra pergunta gostavas que te tivesse colocado e qual tería sido a resposta ?
Nela QUERIDO – Pergunta não tenho. Acho que o mais importante já me perguntas-te. Obrigado por te lembrares de mim e por esta entrevista !
*****
Fico feliz, por saber que há mais um /uma descendente de um grande Senhor do Hoquei em patins, que continua com esta paixão.
Manuela, desejo-te as maiores felicidades e faço votos para que um dia te possa de novo entrevistar, com a camisola da selecção de todos nós a defender.
Obrigado pela tua participação e um grande abraço para ti.
Pedro Antunes.

*********************
Alguns destaques que eu encontrei no
Blog Compañia (Clube da Manuela):
-
29.09.08: PLANTILLA 2008-2009
-
9.11.08: "SUPER NELA" TRAE LOS 3 PUNTOS A CASA
-
10.11.08: VSK Y COMPAÑÍA SE DISTANCIAN DEL RESTO
-
26.11.08: COMPAÑÍA LÍDER DE LA COPA GALLEGA
-
21.12.08: LAS CHICAS DE COMPAÑÍA OS DESEAN UNA MUY FELIZ NAVIDAD

1 commentaire:

Anonyme a dit…

Parabens a "Super Nela" polo seu traballo e polo subcampionato da Copa Galega.

Tamén parabéns a Patinslover por Visibilizar o hoquei feminino e por buscar a parte humán non só a deportiva.É un "SuperBlog".

Xirimil