04 décembre 2009

Fernando Claro explica o porquê não haver transmissões na TV

Host unlimited photos at slide.com for FREE!

Fernando Claro explica o porquê não haver transmissões na TV
*
“Sem euros e sem TV”
PAULA CAPELA MARTINS – Jornal O JOGO
*
A Supertaça, disputada em Viana do Castelo no dia 26 de Setembro entre o FC Porto e o Benfica, foi o último jogo de hóquei em patins transmitido na televisão, continuando a ser esta a única modalidade colectiva de pavilhão fora do pequeno ecrã. Há três anos, o hóquei desapareceu completamente da TV e nas últimas duas temporadas apenas os jogos disputados entre FC Porto e Benfica tiveram direito a imagens televisivas. Aliás, a final do play-off entre FC Porto e Juventude de Viana também não foi difundida.

A federação, que nos últimos anos procura recuperar de um pesado passivo, pagando faseadamente dividas fiscais, não foi ainda capaz de negociar um pacote de jogos com um canal de televisão, à semelhança do que sucede com andebol, basquetebol, futsal ou voleibol. Fernando Claro, presidente da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), explicou: "Estamos a envidar todos os esforços para arranjar um parceiro priveligiado que minore os custos de produção cobrados pelas televisões. Começámos com as negociações no ínicio da época desportiva 2009/10 e até ao momento sentimo-nos impotentes para resolver a ausência do hóquei na televisão. Estamos em demarches com um importante grupo empresarial para ver se chegamos a um acordo".

A Sport TV é o canal com custos de produção mais baixos (3500 euros/jogo contra, por exemplo, os 5/6 mil euros/jogo na RTP), mas para negociar um pacote de 30 jogos com esta estação a FPP, cuja prioridade passa por equilibrar as contas federativas, precisa de recorrer a um financiamento de 105 mil euros. "É importante que a modalidade seja transmitida pela televisão porque contribui para o seu desenvolvimento e visibilidade. De resto, as novas regras melhoraram o espectáculo e tornou o hóquei mais atrativo. Se a nossa negociação falhar, está em cima da mesa a convocação dos clubes para ver se resolvemos este assunto", concluiu Fernando Claro.
*
Host unlimited photos at slide.com for FREE!
Presidente Fernando Claro
"Não vamos dar passo maior que a perna"

Há dois anos, a federação propôs aos clubes a negociação individual dos jogos, mas a capacidade financeira de cada um não permite o pagamento dos custos de produção. Actualmente, alguns clubes transmitem os jogos em casa na internet, como é o caso do histórico Paço de Arcos, enquanto a Benfica TV assegura, com autorização federativa, os encontros na Luz. "Nós queremos o hóquei na televisão, mas não vamos dar um passo maior do que a perna. Dentro de 18/24 meses a FPP tem as contas em dia", garantiu Claro, deixando ainda um recado: "Lamento a postura da RTP em não evocar o estatuto de Utilidade Pública".
*
– in
jornal “O Jogo”

1 commentaire:

Anonyme a dit…

O problema é só um: no hóquei temos um octocampeão nacional. É simples.