17 août 2009

Patinagem Fica de fora nos Jogos Olympicos 2012 & 2016 - "El patinaje no será olímpico"

Ficou-se a saber há bem pouco tempo, que a candidatura das Corridas de patins em linha, ficou de fora dos JO 2012 & 2016.

Depois do Hóquei ter sido modalidade de exibição nos JO de Barcelona, muitos são aqueles que esperam agora que surja uma federação só para o Hoquei em Patins (Sem Patinagem artistica nem Patins em linha).

Talvez seja essa a única maneira de mostrar ao mundo inteiro, que o Hóquei em patins merece ser modalidade OLYMPICA. Muito mais do que algumas modalidades que por lá andam...

Afinal de contas, se o Hóquei no gelo é Modalidade Olympica de Inverno, será que o Hóquei em Patins não merece ser Modalidade Olympica de Verão???

Pedro Antunes

* - "El patinaje no será olímpico" (ler artigo Solohockey)

4 commentaires:

Marta a dit…

Muito sinceramente, essa é também a nossa esperança... que surja uma federação sem o hóquei em patins, pois esta modalidade tem vindo ao longo dos anos a ser a preferida dos dirigentes e a teimar em ocultar os grandes feitos que são atingidos na patinagem de velocidade.
Desde quando é admissivel que os atletas de alta competição de patinagem de velocidade, CAMPEÕES DA EUROPA, não recebam um cêntimo do que têm direito, simplesmente porque os senhores dirigentes da fpp entendem que se os hoquistas são profissionais e já recebem o seu ordenado, não devem receber mais... e por consequência, os restantes atletas também não. O que eles se esquecem é que nós não recebemos ordenado, antes pelo contrário, temos apenas bastantes despesas se queremos competir ao mais alto nível. Isto é triste, ainda para mais se pensarmos que este dinheiro provem do estado e não dos cofres da fpp... como é possível também que os atletas da patinagem de velocidade vão para um campeonato da europa e do mundo (como aconteceu em 2007 e 2008) com fatos de treino a dizer "hóquei em patins", lá fora não percebem, mas cá em portugal... fica bastante mal...
A patinagem de velocidade poderia ter muito mais projecção a nível nacional, se não houvesse uma discrepância de apoio tão grande relativamente ao hóquei, que limita os orçamentos às restantes modalidades e impede que os atletas se desloquem aos campeonatos da europa, porque não há dinheiro e impede que se desloquem aos campeonatos do mundo quando são medalhados nos europeus e obtém ano após ano resultados nos 10 primeiros... razão.. não há dinheiro...nunca vi nenhuma equipa de hóquei em patins ficar em casa por falta de verbas... ou será que isso virá a acontecer...
Posso ser suspeita ao dizer isto, mas para mim a patinagem de velocidade é a modalidade com maior potêncial para integrar a família olímpica, não só pelo número de países onde se pratica a modalidade em todos os continentes, assim como pela sua espectacularidade. Não estou com isto a dizer que o hóquei não seria uma boa modalidade olímpica, antes pelo contrário, mas antes disso há muito coisas a mudar... nas duas modalidades.

Anonyme a dit…

Já há muito tempo que defendo uma Federação só para o Hóquei em Patins , a única via de ser um desporto Olímpico

Cumprimentos
Rinito

Marta a dit…

infelizmente não sei se ter uma federação apenas para o hóquei em patins, o tornará uma modalidade mais forte para ser olímpica... a escassez de países onde existe a prática efectiva da modalidade ainda é um factor limitativo, além da capacidade financeira (basta vermos a entrada do golf... será por acaso que o tiger woods é o atleta mais bem pago do mundo?)

cumps,

Marta Nunes

Anonyme a dit…

Bla bla bla... hoquei hoquei hoquei... ate parece que os meninos do hoquei sofrem imenso (meninos de selecçao)... eu nao falo em termos de treino pq ambas as modalidades requerem bastante treino, mas em termos monetarios e afins... sofrem imenso... concordo com o que a marta diz! mas tb concordo ctg, federaçoes separadas, assim nao cortam as verbas da patinagem de velocidade! (outra cena que ainda estou para perceber é o facto da fpp dizer no principio da epoca que nao ha verbas, dps algm meciona esse facto e eles dizem que é mentira, mas dps voltam a dizer que nao ha verbas! ora ha verbas ou na ha?! e se as ha o que é que fazem ao €) Outra cisa que me irrita imenso na fpp sao as burocracias da tanga! tanta merda com as associaçoes, e o papel, e o selo, e o carimbo, e as inscriçoes e mais isto e aquilo... eles querem é dinheiro! andam ali a encher o badulho a nossa! uma desgraça! para o bem de de todas as modalidades acabem com aquela fpp e façam uma pa cada modalidade!