26 septembre 2009

SUPER Taça A. Livramento: FC PORTO 6 - 4 SL BENFICA (A minha visão)

Host unlimited photos at slide.com for FREE!
* Filipe Santos levantou mais um troféu *
*
SUPER Taça A. Livramento - 26.09.2009:
FC PORTO 6 - 4 SL BENFICA

*
FC Porto:
Edo Bosch; Filipe Santos, Pedro Moreira (1), Reinaldo Ventura, Pedro Gil (1).
Jogaram ainda: Emanuel García (1), André Azevedo (1), Jorge Silva (2), Nélson Filipe (GR)
Treinador: Franklim Pais


SL Benfica:
Ricardo Silva; Valter Neves (1), Ricardo Pereira (1), Tiago Rafael, Caio (2).
Jogaram ainda: Diogo Rafael & Pedro Afonso
Treinador: Luís Sénica

*****
Opinião pessoal:
*
1) O que a seguir vou dizer, não tem nada a ver com gostar ou não gostar de este ou daquele elemento do jogo, pois sou amigo de todos e ninguém me fez mal nenhum. Quero apenas dar a minha leitura objectiva do jogo.
*
2) As novas regras foram decisivas neste jogo. As vantagens numéricas foram a meu ver, muito benvindas. Voltá-mos ao que se fazia há uns anos atrás. Vamos ver por quanto tempo...
*
3) Jogadores e treinadores ficaram a saber que a partir de agora, têm que ser jogadores ou treinadores de Hoquei e Patins, com um comportamento de jogadores de Xadrez... "Tudo calado"! Luis Sénica, que foi um dos responsáveis pelo estudo feito para estas novas regras, sentiu hoje mesmo o que isso quer dizer. ¨
*
4) Ponto positivo das novas regras. Houve muito menos jogo perigoso da parte dos defesas. O jogo teve muito menos paragens do que antigamente e isso pode ser positivo para quem anda lá dentro.
As novas regras serviram pelo menos a chamar à atenção dos arbitros que o Hoquei sempre teve regras para cumprir e que certas situações que se vinham a ver nos últimos anos tinham que acabar.
Nos jogos que vi na Suiça, isso foi bem visivel e parece-me que finalmente o Hoquei em patins, começa a ser arbitrado com as REGRAS QUE SEMPRE TEVE, mas que não eram aplicadas! Isto é muito positivo!
*
5) Certas situações são julgadas de maneira diferente por um ou outro arbitro. O critério não me pareceu sempre igual para um lado como para o outro.
*
6) Já tinha avisado para o problema dos cartões para os treinadores. Não se pode dizer nada... ("Treinador de Xadrez"...) Alguns árbitros, podem até julgar merecedor de cartão azul, os nossos gritos de motivação para com os nossos jogadores. Isto tem que ser corrigido.
*
7) Se alguém disser alguma coisa aos árbitros e ele não saber quem é, o Treinador é que leva com o azul e um jogador da sua equipa tem que sair. Vai ser fácil expulsar treinadores em certos rinques! Isto tem que ser corrigido.
*
8) Como é que quando o Reinaldo Ventura faz a falta sobre o Caio a 1 minuto do fim, O Valter Neves é que é expulso por "protestos ou não sei o quê...", em vez de o Reinaldo receber segundo azul e livre directo a favor do Benfica?
Eu até sou do Sporting e adoro o Reinaldo Ventura, mas se digo isto é porque realmente não gostava que esta situação se passa-se contra uma das minhas equipas.
*
9) Jorge Silva foi a meu ver decisivo nesta vitória do FCP. Continua a ser um jogador "endiabrado", com excelente técnica, capaz de arrancar faltas decisivas e a obrigar os defesas a recorrer a faltas mais ou menos forçadas, para cartão azul.
*
10) Vantagens de 4x3 ainda não são decisivas. O Porto sofreu até varios contra-ataques de 2x1, quando esteve em vantagem numérica. Também aqui ainda há muito trabalho a fazer.
*
Para finalizar, dizer apenas que gostei muito de ver este jogo, que veio confirmar algumas coisas que eu já previa. Franklim Pais e o FCP, entram assim na nova época com mais um troféu para a sua galeria.
Algumas das novas regras já foram bem assimiladas pelos jogadores. Outras virão a ser no futuro.
Mas as decisões arbitrais continuarão a dar muito que falar...
Ainda bem... porque senão houvessem erros, do que é que o pessoal falava no café??? HEHEHE!...
Obrigado TVi24. Agora vou ver o Porto-Sporting!
Pedro Antunes
***

6 commentaires:

Anonyme a dit…

Não vi o jogo pois estava a trabalhar mas queria muito ver mas depois de ver o seu comentário fiquei contente porque foi um bom jogo e as novas regras parece que estão ai para mudar o hoquei patins agora como diz falta limar algumas arestas mas jogadores e treinadores que começem a pensar muito nestas regras pois jogadores faltosos não interessam aos clubes por isso tem que mudar a sua maneira de jogar.

Vitor Alves a dit…

Pedro, estive em Viana e concordo com a sua análise a 95%, se no final o Lamela não teve a decisão correcta, parece-me que na 1ª parte o Carpelho com as suas decisões "ajudou" um pouco o Benfica. Do que não gosto das novas regras: o passar constante da linha de meio campo para trás... chamo a isso anti-jogo. O anti-jogo propriamente dito tem que ser cronometrado. Abraço

Anonyme a dit…

Olá Pedro,
concordo com a análise, contudo no que diz respeito aos bancos o "Tudo calado" não se aplica, o incentivo, apoio e até conversas com os árbitros (desde que sejam com respeito) continuam a ser permitidas. No caso em concreto, e eu estava bem próximo, ambos os cartões azuis exibidos aos treinadores foram justíssimos, e aí sim há que ter cuidado com o que se diz, porque cá fora passa a estar mais um árbitro com plenos poderes.
Na globalidade, só quem não quiser ver, as novas regras deram mais emoção e espectacularidade ao jogo lá dentro.
Cá fora, e pela "amostra" do artigo anterior (Mundial Sub 20), por amor de Deus, valha-nos a N.ª Sra. da Agrela.

PATINSLOVER a dit…

"Cá fora, e pela "amostra" do artigo anterior (Mundial Sub 20), por amor de Deus, valha-nos a N.ª Sra. da Agrela".

Desculpa, mas não percebi qual o artigo "anterior" e qual a tua opinião sobre ele.

Abraço.
Pedro

Vitor Alves a dit…

Pedro, ainda sobre o lance polémico a 1 minuto do fim, depois de rever as imagens o Ventura só toca no stick do Caio... ora conjugando os artºs 24º e 25º das novas regras, o lance é apenas merecedor de falta de equipa, sem cartão azul e consequente livre directo... acho que afinal do Rego Lamela decidiu bem.
Abraço

Anonyme a dit…

A "amostra" refere-se à patetice do Sr. Harro Strucksberg no Campeonato Mundial de Sub 20, sendo uma prova evidente que é uma gestão de clientelismo favorável à América Latina, em troca de uns quantos votos para a reeleição no CIRH.
É por estas e outras que, dão mais força à ideia da existência de uma federação dedicada ao HP, o que pessoalmente tenho reservas. Há que equacionar que internacionalmente o peso seria muito inferior, do que estando no seio da FIRS.
Acho que uma gestão séria e em prol do Hóquei em Patins, por parte do CIRH, conseguirá colmatar o descrédito internacional que agora se vive, basta para isso conduzir a modalidade de forma justa, equitativa e cumprindo (sobretudo) as regras.

Com as pessoas certas o CIRH tem todas as condições para defender e promover o HP mundial, sem ser preciso vergar-se aos interesses ora deste, ora daquele. Nem ter medo do cartel sul-americano.
Agora, com os que lá estão...???

Cumprimentos e
Saudações Leoninas