28 septembre 2009

Opinião de Helder Antunes, sobre o modelo do T.A Juniores da APP

Host unlimited photos at slide.com for FREE!
Ao final de 6 jogos… Termina… Como é possível?
Quando se inicia uma época como a presente, onde existem mudanças profundas ao nível das regras de jogo, que implicam obrigatoriamente, adaptações por parte de todos e adaptações aos novos métodos de trabalho por parte dos atletas sobretudo, tudo o que se pretende é que a competição seja a mais intensa e regular possível.
Já que o período experimental das novas regras foi muito curto ou praticamente inexistente, pretende-se no mínimo campeonatos, sejam eles de que vertente forem, minimamente competitivos.
Posto isto, eu treinador de hóquei em patins, actualmente a treinar o escalão Júnior do Clube Hóquei dos Carvalhos, para além de treinador-adjunto do escalão Sénior, não posso concordar com a forma como a Associação de Patinagem do Porto (APP), dividiu o campeonato distrital do escalão Júnior na presente época. À data do sorteio existiam 20 equipas juniores inscritas, logo o mais lógico seria dividir em duas séries de 10, tal como em anos anteriores. Desta feita a APP dividiu em 4 séries de 5 equipas, logo aqui retirou clara oportunidade às equipas de efectuarem mais jogos e consequentemente “impediu as equipas de adquirirem o ritmo competitivo necessário e desejável”.
Posteriormente, houve desistência de um clube, pelo menos que eu tenha conhecimento, que por acaso era um clube que estava na série dos C.H. Carvalhos. Logo, a série onde a equipa Júnior dos C.H. Carvalhos participa, terá 4 equipas e onde cada equipa fará um total de 6 jogos oficiais e terminará o respectivo Campeonato Distrital. Este tipo de situações (desistências) tem de ser sempre precavida por parte de quem organiza e toma decisões. Se estivéssemos inseridos numa série de 9 ou 10 equipas, a desistência de uma equipa nunca seria tão “danosa” em termos competitivos para as restantes, mas numa série de 5 equipas é muito prejudicial a nível competitivo.
Numa época de mudanças, numa época de adaptações, questiono-me se é com este tipo de campeonatos que ajudamos os atletas de formação a evoluir, a se adaptarem e a adquirirem ritmo competitivo?
Como é possível realizar um campeonato distrital de juniores competitivo e regular onde por exemplo a equipa do C.H. Carvalhos terá o seu primeiro encontro no dia 08-10-09 e o seu último encontro a 21-11-09? (Um mês e meio de competição).
É para este tipo de campeonatos que os clubes pagam inscrições e taxas, pergunto eu? É com este tipo de campeonatos que ajudamos a modalidade, pergunto também eu?
Se não existissem mais clubes inscritos, teríamos que aceitar esta realidade, mas como não é o caso, porque existem 19 clubes inscritos, penso que é nosso dever e meu dever, enquanto agente com responsabilidades na modalidade, expor este tipo de situações, que na minha opinião não são as mais adequadas.
Penso que não foi tomada tal decisão por questões de calendarização. Pois se foi penso que seria muito mais benéfico para todos ter um campeonato com jornadas duplas ou com jornadas “a meio da semana”, do que um campeonato com muitas paragens. Ou iniciava-se o respectivo Campeonato Distrital mais cedo para terminar dentro do prazo sem comprometer minimamente os Nacionais. Pelo menos é esse o meu ponto de vista.
Estou agora curioso é para saber após o dia 21-11-09 (final do campeonato distrital) quanto tempo ficarão as equipas juniores da APP que não disputarão os Nacionais à espera de uma nova prova/competição. Se tiverem que esperar até Fevereiro/Março para iniciar uma nova prova, será um “ano perdido” em termos de formação para todos estes atletas e equipas, na minha opinião.
Trata-se de uma exposição apenas e somente de opinião pessoal. Fica ao critério de cada um ajuizar esta situação.
Prof. Hélder Antunes – Treinador Clube Hóquei dos Carvalhos
Professor de Educação Física
Treinador de Hóquei em Patins - Nível 3
Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho
Administrador do blogue THP

Aucun commentaire: