22 septembre 2009

Lançamento do LIVRO do Prof. José Pedro Martins - 22.09.2009

Host unlimited photos at slide.com for FREE!
***
Lançamento do LIVRO do Prof. José Pedro Martins
- 22.09.2009, 18h00
- Estadio Cidade de Coimbra
- Tribuna VIP

***
A Capa encontra-se em Anexo.
Editor: EDIÇÕES ALMEDINA S.A.
Patrocinador: CÂMARA MUNICIPAL DE COIMBRA
Colaboração: ACADEMIA OLÍMPICA DE PORTUGAL
Páginas: 124 Páginas
***
Resumo:
*
"A arte clássica, por efeito do conteúdo e da forma, é uma arte livre, uma vez que é o produto de um “espírito livre”, com a perfeita consciência de si próprio. A produção grega, de peças escultóricas e cerâmicas bem como de (até então) insólitos templos, revela-se como o fruto de um homem que, além de reflexivo, possui uma ideia perfeitamente concisa do conteúdo substancial que quer tornar perceptível e possui o poder técnico que exige tal realização.

É assim que corpos normalmente nus, musculados, activos ou descontraídos, em atitudes de exigente esforço físico ou de poses serenas e contemplativas, constituem o âmago do objecto da arte grega na Antiguidade Clássica. Espontaneidade, beleza, rigor, alegria de viver, graça, grandeza, proporção, harmonia, acção constituem, entre outros, os mais determinantes atributos associados à arte helénica no mesmo período.

Importa, por isso, estudar essa forma de representação da figura humana, do jovem, do atleta, do vencedor, e das suas actividades físicas, e analisar o seu conteúdo, as sua(s) técnica(s) e formas, a sua composição e valoração cromática tendo como “ponte” ou suporte os ideais da civilização e da cultura grega.

Por último compara-se no decurso deste trabalho as imagens das actividades físico-atléticas representadas na cerâmica clássica grega com idênticas imagens registadas por renomados fotógrafos desportivos da contemporaneidade. O resultado final é espantoso..."

Em Outubro haverá um lançamento mais a Norte - Porto ou Vila do Conde...
Abração.
J. Pedro Martins


http://www.olhares.com/jpedromartins/
***
Host unlimited photos at slide.com for FREE!
***
Parabéns Zé Pedro,
Infelizmente não vou poder estar contigo dia 22.

Mas estive a ver as tuas fotos e só te tenho a dizer uma coisa:
Cada foto tua, é uma obra de Arte.
Tal como as equipas nacionais de Hóquei em Patins que treinás-te no passado.

Grande abraço deste teu admirador e amigo,
Pedro Antunes
***
Ver também:
- PRÉMIO DE FOTOGRAFIA CAIS / BES (Banco Espírito Santo) 2009

"É um prémio temático aberto a todos os cidadãos residentes em Portugal, profissionais, estudantes e amadores e tem como principais objectivos a dinamização do meio fotográfico e a valorização da fotografia enquanto expressão artística.

Nesta 3ª Edição, o REFLEX, associa-se à Experimenta Design 09 enquanto projecto tangencial desta bienal cultural dedicada ao design, arquitectura e criatividade contemporânea, assim como ao Espaço Arte Tranquilidade, onde irá decorrer a exposição dos trabalhos finalistas de 17 de Setembro a 17 de Outubro.

GERAÇÕES, como tema da 3ª edição deste prémio, pretende ser o registo fotográfico da intervenção sobre a realidade, de tudo o que pode ser indicador de ruptura, de continuidade, de conflito, de novidade, de descontinuidade e de retono, em campos tão vastos como o da ciência, da tecnologia, da moda, da arquitectura, da ética, da tradição, do culto, da linhagem, da geografia, do ambiente, e de tantos outros..."

Participação :
543 Concorrentes / 730 Trabalhos fotográficos

Resultados :
23 Concorrentes Finalistas / 4 Premiados / 30 Obras Finalistas em Exposição
*
2 trabalhos do José Pedro Martins nos 30 finalistas:

- 3º PRÉMIO
"Será que posso mesmo olhar?" (
Ver AQUI)
e
"Eis-me perante os vossos olhares" (
Ver AQUI)

A edição 144/Setembro da Revista CAIS, à venda nos locais habituais por vendedores credenciados, contém o catálogo da exposição e o balanço de mais uma edição do prémio contendo comentários efectuados pelo júri de premiação.
Parabéns Zé Pedro.

Aucun commentaire: