26 avril 2010

Entrevista - Pedro Antunes Treinador do RHC Genéve - ANTHP 08.04.2010

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
#
Entrevista - Pedro Antunes Treinador do RHC Genéve
#
- SITE ANTHP 08.04.2010
#

1) Como está o Desenvolvimento do Hóquei em Patins na Suiça e em destaque no RHC Genéve?
Na Suiça, o principal problema é que temos poucos clubes. Temos apenas 10 clubes Suiços com pista coberta... Actualmente temos varias equipas oriundas da Alemanha, Austria e França, inscritas e a participar nos Campeonatos Suiços. Para clubes como o Geneve, isso implica bastantes despesas e longas deslocações. Contribuimos assim para a evolução do hoquei nesses paises, mas para a Suiça, não vejo grande interesse.

Em Geneve, temos uma boa colaboração com as escolas, o que nos permite renovar todos os anos as nossas equipas e ter quase sempre equipas inscritas em todas as categorias. Uma colaboração fundamental, para a continuidade do nosso trabalho de formação, do qual saem TODOS os jogadores da nossa equipa de seniores, com o exito que é já reconhecido.

2) Quais as grandes diferenças entre o Hóquei praticado em Portugal, Suiça e Espanha?
As maiores diferenças estão no numero de jogos diputados nos campeonatos de jovens e na velocidade de jogo. Isso acaba por se reflectir mais tarde na categoria de seniores, nos quais precisamos sempre de 2 ou 3 jogos de adaptação á nova realidade, para podermos jogar de igual para igual e de vez enquando mostrar do que somos capazes, como foi o caso do Euro Juniores 2005 (3º), Euro Seniores 2006 (2º) e Mundial Seniores 2007 (2º).

Penso que compensamos a velocidade, com uma boa disciplina tactica, que nos permite equilibrar os jogos, como foi o caso agora no Torneio de Iniciados que realizamos em Santarém. Penso que não teria sido surpresa nenhuma, o Geneve ter ganho naquela categoria.

3) Que principais adaptações tem o Treinador que ter em conta, relativamente às Novas Regras Hóquei em Patins?
Penso que a maior parte destas regras são aquelas que sempre hesistiram. Simplesmente os arbitros tiveram bastantes cursos que lhes permite apitar o Hoquei com as regras do Hoquei. Na Suiça, tinhamos muitos arbitros a arbitra HOquei em Patins, como se fosse Hoquei no gelo... Agora está muito melhor.

No entanto, há algumas regras, em que a decisão dos arbitros é bastante "subjectiva" e que nã são ainda muito "claras", como por exemplo as faltas em caso de bloqueios, que muitas vezes, na minha opinião, são apitadas ao contrário. Mas com o tempo talvez lá cheguemos.

4) Qual tua opinião relativamente ao "actualizado" site da ANTHP?
Estive a ver o vosso site e achei bastante interessante. Penso que é importante ter "noticias frescas" regularmente, como está a ser o caso. As perguntas poderíam estar por exemplo em cor branca, porque tive alguma dificuldade em ler o azul sobre o azul.

Penso que o vosso site pode ser uma plataforma bastante útil para todos os treinadores que como eu têm fome de aprender, com os diversos artigos temáticos que possam publicar.

Aproveito esta oportunidade, para dar a conhecer, para quem ainda não conhece, o meu blog "Patinslover", com noticias recebidas dos 4 cantos do mundo. (
http://patinslover.blogspot.com )

Quero agradecer-vos, por esta oportunidade de falar um pouco do que fazemos na Suiça e desejar a todos uma vida muito feliz e cheia de Hoquei.
Grande abraço a todos.

#
Nota: Penso que poderíam fazer uma rubrica "Entrevistas" no site ANTHP, nas quais poderíam ser lidas e relidas em qualquer altura, as diferentes entrevistas que vão publicando, como por exemplo a do Pedro Mendes sobre o Inter regiões 2010.
Pedro Antunes

Aucun commentaire: