18 mars 2010

Entrevista de João LAPO & Edo BOSCH - “ESCOLA DE G.R. EDO BOSCH”

Entrevista de João Lapo & Edo Bosch, com quem tive o prazer de colaborar no OK4U de 2008 e que agora abrem a “ESCOLA DE GUARDA-REDES EDO BOSCH” na Maia:
*
Host unlimited photos at slide.com for FREE!
Pedro Antunes – Parabéns João e Edo por esta iniciativa. Como é que nasceu a idéia do projecto?
João Lapo: Esta ideia nasceu há algum tempo. Sabendo da mais-valia que o Edo representa para a modalidade, desafiei-o, e ele, partilhando das mesmas ideias, aceitou o desafio.

P.A. – Em vários Campeonatos da Europa em que participei, ouvi muita gente dizer que o maior problema da seleção junior de Portugal era o Guarda-Redes. Edo, tu que és dos Guarda-redes mais experientes do nosso campeonato, qual a tua opinião sobre este tema?
Edo Bosch: Pedro, Tradicionalmente, a Espanha é uma fonte de guarda-redes com qualidade visto que a aposta na formação específica de treino de GR é uma realidade. Em Portugal , existem bons GR , mas em menor quantidade o que dificulta a evolução competitiva dos GR em Portugal, enquanto que em Espanha a competitividade para chegar a uma selecção júnior é muito maior.

P.A. – E tu João, também sentes isso nos inter-regiões em que participas como selecionador da A.P. Porto?
João Lapo: Concordo com o Edo, uma vez que analisando as selecções que participam no Inter Regiões, apenas 2 ou 3 apresentam GR com um nível elevado.
Host unlimited photos at slide.com for FREE!
P.A. – Edo, quais são os principais defeitos que tens observado nos jovens Guarda-redes, nos jogos a que podes assistir?
Edo Bosch: A dificuldade de patinar apresenta-se, na minha opinião, como a maior lacuna no GR Português, retirando-lhe soluções a defender.

P.A. – João, sentes que na maior parte dos clubes, e por diversas razões, nem sempre se dá a atenção necessária ao trabalho especifico dos Guarda-redes?
João Lapo: Sim , quase todos os clubes têm apenas um treinador , a carga horária nem sempre é a necessária para dedicar tempo ao treino específico de GR. O que para mim é um erro crasso.

P.A. – Estes treinos podem ser fundamentais para a evolução dos Guarda-Redes da região do Grande Porto e não só. É bom ver grandes guarda-redes como tu transmitir aos jovens a sua experiencia...
Edo Bosch: O objectivo é esse, transmitir diversas técnicas de baliza, patinagem, treino físico específico para GR, aproveitando a experiência que eu posso transmitir como um exemplo.

P.A. – Como é que tens visto a evolução dos jovens hoquistas nas diversas regiões de Portugal? Pensas que o futuro será risonho para as nossas seleções, ou que serão necessárias mais algumas iniciativas como esta, para que o nível desejado possa ser atingido?
João Lapo: Acho que este tipo de iniciativas contribuiu para fomentar a modalidade acima de tudo. Ganhar o gosto pela modalidade, dando notoriedade à mesma tendo por objectivo aumentar o nº de praticantes em Portugal, pois assim, a probabilidade de aparecerem talentos é maior, sendo o desafio de os preparar também.
Host unlimited photos at slide.com for FREE!
P.A. – Edo, fala-se muito dos diferentes estilos entre Portugal & Espanha. Quer-me parecer que esses estilos são cada vez mais parecidos e que cada um se aproximou um pouco do estilo do outro. O que é que achas?
Edo Bosch: Acho que sim, sentindo, se me permites, que eu contribuí de alguma forma para o aproximar destes dois estilos que, na minha opinião se complementam, dando alternativas de resposta no ringue.

Pedro Antunes – Para terminar, o que é que pensam deste blog amador chamado “Patinslover”?
João Lapo:
Acho é um bom exemplo que como a modalidade deve ser divulgada, pelos diversos campeonatos que percorre e do que se faz pelo hóquei a nível mundial.
Edo Bosch: Patinslover permite-me seguir o hóquei internacional, em especial o Espanhol.
*
Obrigado João e Edo. Aproveito para vos desejar muitas felicidades com este projecto e que os jovens Guarda-redes não percam esta oportunidade, para dar um grande passo em frente para as suas futuras carreiras hoquisticas.
Grande abraço.
Pedro Antunes

Aucun commentaire: