05 janvier 2010

Manos Rafael concretizam sonho no Benfica

"Manos Rafael concretizam sonho no Benfica"
Artigo "Região de Cister" - 4.01.09
*
Tiago e Diogo Rafael são já dois valores seguros do hóquei em patins nacional que actuam no Benfica. Além de terem o privilégio de jogar num clube com tanta história e reconhecimento mundial, aliam o facto de serem dos poucos que podem partilhar um rinque, sendo irmãos. Apesar de estarem há vários anos fora da terra natal, não esquecem as suas raízes e a ligação com Turquel perdura.
Host unlimited photos at slide.com for FREE!

Ambos começaram a patinar bem cedo, fruto da influência do pai (que também ele fora jogador) e da própria terra onde nasceram que vive intensamente o hóquei em patins.

Se o irmão mais velho, Tiago, não se recorda muito bem de ter jogado na infância com Diogo, já a memória deste é mais fresca. "Quando éramos mais novos jogávamos juntos na cave de nossa casa na brincadeira".

O sonho de pequenos em jogar juntos concretizou-se a época passada quando Tiago Rafael se transferiu para o Benfica, onde já estava o seu irmão mais novo há seis anos. O feito de serem irmãos e jogarem no mesmo clube já é grande, mas fazê-lo no Benfica significa muito para ambos, pois é o clube do seu coração.

Host unlimited photos at slide.com for FREE!

Para o defesa Tiago era uma situação que apesar de ele acreditar poderia ser difícil de concretizar: "Só poderia acontecer quando fossemos séniores. Jogar com o meu irmão no mesmo clube é algo especial, é algo que eu imaginava mas que pensava que poderia ser difícil de acontecer. Mas aconteceu na época passada quando me surgiu o convite do Benfica, pois o meu irmão ja lá jogava." explica.

Host unlimited photos at slide.com for FREE!

Já para o avançado Diogo é o concretizar de um sonho, depois de em jovens apenas brincarem: "Agora tudo é diferente, jogamos a sério, ainda para mais num clube como o Benfica de quem somos adeptos e sonhamos com este momento desde pequenos" afirma. No entanto, ambos são profissionais e dentro de campo são meros "companheiros", deixando a questão familiar de parte.

Costuma dizer-se que a camisola do Benfica pesa, por ter um significado enorme no mundo do desporto e por ser um clube com muita ambição. Contudo, apesar do sentimento de grande responsabilidade que os dois partilham, a camisola para eles...não pesa.

O defesa admite não "sentir" o peso da camisola, pois tenta estar ao máximo "tranquilo" e fazer o que sempre fez nos clubes por onde passou: "Tento sempre dignificar a camisola que visto, com trabalho, humildade, espírito de sacríficio e muita vontade de vencer" esclarece.

Para o avançado o sentimento é idêntico: "Ao início quando cheguei ao Benfica há seis anos atrás não sentia que a camisola pesava como toda a gente dizia, mas desde há três anos para cá, quando comecei a representar a equipa sénior do Benfica, sinto uma grande responsabilidade, pois o Benfica não é um clube qualquer, é um clube onde se joga para ganhar seja qual for adversário ou a competição. Agora dizer que a camisola pesa, isso nunca o senti" afirma.

A memória e a ligação a Turquel está sempre presente no coração de Tiago e Diogo Rafael. Para eles era muito bonito poderem jogar frente ao clube da sua terra na 1.ª Divisão, facto que esteve perto de acontecer, se os turquelenses tivessem subido na época finda.

Tiago afirma que acreditou que isso seria possível a temporada passada. "Esteve muito perto, e foi com muita tristeza que vi isso não se concretizar, mas penso que foi injusto, pois a massa associativa e o clube mereciam esse feito. Tenho a esperança e acredito que poderá acontecer em breve, pois é a minha terra e neste momento todos os elementos que compôem o plantel são meus amigos. Era algo que ficaria muito feliz, tanto por eles como pelo clube." justifica.

Para Diogo a desilusão e injustiça imperou no final da temporada passada: "Fiquei desiludido por não terem subido a época passada à 1.ª Divisão porque sentia que era uma das melhores senão a melhor equipa da 2.ª Divisão a jogar hóquei em Portugal, e como tal faço votos que o consigam este ano e concerteza irei torcer por eles" afirma.

A ligação Turquel-Lisboa está bem próxima nos corações dos manos Rafael. Filhos de um ex-jogador, nascidos numa terra amante do hóquei, esperam por uma oportunidade de ver o clube do coração a jogar ao mais alto nível em Portugal. Estará para breve?

Décio Vigia
*
Fonte:
Regiao Cister
Info: Mundo do Hoquei

Aucun commentaire: