21 juin 2006

Entrevista: Luis Miguel Cunha (J.O.)

Entrevista com Luís Miguel Cunha, o treinador que levou a Juventude Ouriense à primeira divisão nacional. Uma conversa de treinador para treinador.

Pedro : Quando é que começas-te a tua carreira de treinador ?
Luís : No ano de 95/ 96. (n.d.r. Com os iniciados do Ouriense).
Pedro : Qual foi para ti, o treinador que mais te marcou na tua carreira de jogador ? Com qual aprendes-te mais coisas ?
Luís : Foram dois: O 1º foi António Branco na minha formação pela leitura de jogo rápida e o saber arriscar na hora certa. O 2º foi António Realista pela metodologia e organização ao nível do treino e dos Clubes.
Pedro : Quando é que começas-te a treinar o Ourém ?
Luís :
No ano de 95/ 96 jogando ao mesmo tempo na A C R Santa Cita.
Pedro : De onde são oriundos os vossos jogadores?
Luis :
Alguns da formção q fui fazendo no Juventude Ouriense; outros dos clubes da zona centro tipo A. C .R Santa Cita, Sp Tomar , Marinhense à excepção do Favinha que tem como formação, clubes da A P Lisboa.
Pedro : Como é que explicas esta fantástica época do Juventude Ouriense ?
Luís :
Penso que se deve a um trabalho iniciado há vários anos, mas fundamentalmente devido ao excelente grupo de trabalho que temos ( uma mescla de juventude e Experiência ); A direcção do clube sempre nos acompanhou sem nos pressionar e a nossa equipa técnica organizada que soube levar a agua ao seu moinho, procurando sempre pôr o grupo de trabalho e o clube em 1º lugar, nem que para isso tivesse que tomar decisões que nem sempre agradaram a todos, mas que felizmente em boa hora foram tomadas.
Pedro : Vocês conseguiram realizar o sonho de chegar à primeira divisão. Como é que vês a próxima época ?
Luís :
Com realismo. Penso que este feito já ninguém pode nos tirar mesmo q para o ano a época seja difícil, pois já colocamos o J.O no quadro de Honra da 1º divisão . Esta subida vai ser importante para o clube pois nós não vamos dar o passo maior q a perna…. Não vamos entrar em loucuras… vamos aproveitar para fortalecer ainda mais o clube e o seu hóquei em patins no panorama nacional e regional, pois com os jogos na 1º divisão todos os jovens jogadores do distrito tem oportunidade de ver os seus ídolos ao vivo. Vamos tentar aproveitar esta dinâmica da cidade e do conselho para que o clube cresça mais por exemplo ao nível das infra-estruturas etc. .
Pedro : Quais seriam os sectores importantes a reforçar na tua equipa, para poder fazer face às equipas do próximo campeonato ?
Luís :
O principal reforço será a manutenção da maioria deste plantel pois é um grupo bastante unido com jogadores de grande valor para a equipa. Depois claro que dentro de um orçamento realista ir buscar 3 jogadores que se enquadrem neste grupo. Um Guarda-redes um médio e um Avançado que nos permitam ter mais consistência nos jogos fora de casa. Mas como já falei antes penso q um clube como o JO n deve ficar deslumbrado com a subida e descurar a formação que tão bons resultados tem dado, vamos é tentar por exemplo aproveitar esta dinâmicas e dar mais horas de treino ás equipas da formação e ás equipas de rendimento. Penso que é urgente mais um pavilhão para se poder fazer o q referi …. Pois só assim se pode por exemplo tentar manter o clube sem orçamentos loucos na alta roda …
Pedro : Para ti, o que é que se pode fazer, para que o Hóquei Português volte a ter a atenção dos « Médias » ?
Luís :
Olha no nosso pais o hóquei quando é transmitido por exemplo na TV é o desporto depois do futebol com mais audiências. Penso q a FPP tem de ter um papel mais interventivo como por exemplo fizeram outras modalidades.
No Âmbito internacional tem de se cativar mais países para a pratica da modalidade não só no hóquei Masculino como no Feminino… seguir os exemplos da França que já e uma referencia internacional; como o da Suiça mas penso que têm de ser mais a aderir . Tentar dar formação ao nível do treino a esses novos países para q haja uma maior qualidade competitiva no futuro.
Pedro : Que mensagem gostavas de deixar, para terminar esta entrevista ?
Luís :
Gostaria de pedir o apoio de todos os ourienses (que já são muitos ) para a próxima época, que entendam que n se pode continuar a ganhar a grande maioria todos os jogos como tem vindo a ser conseguido neste últimos anos e que só com o apoio deles como nesta época o fizeram será possível continuar este “sonho “ de engrandecer o clube a cidade e o concelho.

Obrigado Luís. Boa sorte para ti e para a tua equipa na primeira divisão.
Mais uma vez, Parabéns pela subida.
Pedro Antunes.

5 commentaires:

Anonyme a dit…

Neste caso a palavra "conselho", deverá ser escrita com um "c" e não com um "s"

PATINSLOVER a dit…

Obrigado. Está corrigido.

Anonyme a dit…

Mais uma entrevista inteligente, que faz prazer ler.
Gostei das perguntas do Pedro e das respostas realistas do Luis Cunha.
É muito mportante reforçar as equipas quando estas sobem de divisão. Senão...
Olha o F.C. Porto... Quantos jogadores das suas próprias escolas, fazem parte da equipa???

Anonyme a dit…

O FC Porto na proxima epoca tem 7 jogadores em 10 que jogaram nos escaloes jovens do clube...se tirares os argentinos sao 5 metade da equipa!

Anonyme a dit…

sobre a entrevista só posso dizer que está muito bem elaborada.
E QUANTO AO MEU AMIGO MIGUEL(LUIS)CUNHA,SÓ DIGO:
DEPOIS DE TER TRABALHADO CONTIGO, TANTO EM SANTA CITA COMO EM OURÉM, APESAR DE SER POUCO TEMPO,MERECES TUDO DE BOM QUE TE ACONTEÇA NO HOQUEI.
E PARA QUE FIQUE CLARO DIGO MAIS,NO HOQUEI E NA VIDA PARTICULAR.

DO TEU GRANDE AMIGO

ERNANI BATISTA.