03 mai 2010

Universidade do Porto (UP) revalidou o título universitário de HP

Host unlimited photos at slide.com for FREE!
Miguel Moreira - Treinador da UP (Univ. Porto)
*

"Seriedade vale títulos no hóquei"
MANUEL JOSÉ MACEDO

Com vários jogadores que actuam na I Divisão Nacional, como André Girão (Académica de Espinho), Tiago Ferraz e André Pinto (Gulpilhares), a Universidade do Porto (UP) confirmou o seu favoritismo e revalidou o título universitário de hóquei em patins. A vitória polémica do IPP sobre a AAC obrigava os pupilos de Miguel Moreira a não perderem pontos no derradeiro jogo, e a resposta foi uma goleada sobre o IP Leiria, por 7-0, e consequente terceiro título do seu historial. O técnico vencedor não escondeu o seu "orgulho em todos os atletas", ressalvando que "mesmo com algumas perturbações pelo meio", conseguiram alcançar o "objectivo, que era repetir o triunfo do ano passado".

"O nosso trabalho de seriedade e de muito rigor foi recompensado", sublinhou Miguel Moreira, antes de abordar a questão "complexa" do envolvimento dos clubes neste tipo de competições. "Sinto que a maioria tem dificuldade em libertar os jogadores, mas isso é um problema que tem vindo a atenuar-se, porque vêem que o trabalho que fazemos é credível e sério. Aquela imagem do desporto universitário em que as pessoas vão beber uns copos, a umas jantaradas e depois dar umas sticadas, não funciona na Universidade do Porto", sublinhou. "Aqui, tudo é feito com rigor, desde a alimentação, aos horários, passando pelo aspecto disciplinar até aos aquecimentos. E, felizmente, nunca houve nenhum caso de lesões graves", garantiu, acrescentando ser essa "a principal razão que leva os clubes a estarem de pé atrás no momento de dispensar os jogadores para os jogos e para os treinos da UP".

Apesar dessa relação "amor-ódio", é curioso o facto de grande parte dos jogadores usar material dos respectivos clubes. "O hóquei em patins é um desporto em que os jogadores criam uma afinidade muito grande com o seu equipamento. Não é fácil para um jogador trocar de patins quando está habituado a eles. É como, por exemplo, um jogador de futebol ter de trocar de chuteiras. Mas a UP coloca à disposição joalheiras, luvas, stiques, bolas e o vestuário desportivo. Fica ao critério de cada um usar ou não esse material", destacou o técnico dos bicampeões.
*
André Pinto
"Éramos os favoritos, mas nunca facilitámos"
A grande figura da Universidade do Porto e destes campeonatos deu pelo nome de André Pinto. O goleador do Gulpilhares garantiu que "é sempre uma honra" representar a UP e destacou o empenho de todos os seus companheiros, apesar do favoritismo que era atribuído à equipa. "Pode dizer-se que esta competição é meio a brincar meio a sério, mas estávamos focados em tentar conquistar o título que o ano passado recuperámos e conseguimo-lo", explicou. "Tínhamos uma equipa experiente, com alguns jogadores de I Divisão, mas nunca facilitámos", assinalou.
*



*******
Equipa de Hóquei em Patins da Universidade do Porto
Fase Final do Campeonato Nacional Universitário
Listagem dos Jogadores Participantes

"
Nome - Faculdade - Clube :

*
André Matos - FEUP - Carvalhos
Ângelo Girão - FADEUP - Espinho
António Leal - FEUP - Juv. Pacense
António Mota - FEUP - Olá Mouriz
André Pinto - FEUP - Gulpilhares
Duarte Dias - FEUP - Juv. Pacense
Gabriel Damaso - FEUP - APDGPenafiel
Gonçalo Queirós (cap) - FEUP - Fluvial
Pedro Alves - FEUP - APDGPenafiel
Pedro Cubelo (sub cap) - ICBAS - APDGPenafiel
Tiago Ferraz - FADEUP - Gulpilhares
Tiago Ferro - FEUP - Infante de Sagres
Vítor Gilberto - FCUP - Infante de Sagres
*

Na fase final do Campeonato Nacional Universitário de Hóquei em Patins, a Universidade do Porto (UP) sagrou-se bi-campeã nacional. Em representação da UP estiveram três jogadores da APDGPenafiel, Pedro Pereira "Cubelo", Pedro Alves e Gabriel Damaso "Gabi" e o treinador/coordenador, Prof. Miguel Moreira. Os jogos decorreram no Pavilhão Desportivo Municipal de Santa Cruz do Bispo - Matosinhos.
Para mais informações, sugiro a consulta dos links que se seguem:
- MUNDOOK.net (
Artigo 1 & Artigo 2)
-
IPP.pt

Aucun commentaire: