10 mai 2010

Constituída comissão organizadora do Mundial 2011

Escrito por Jornal Noticias:
*
Selecção de Hóquei de Moçambique no Mundial de Vigo em 2009
Selecção de Hóquei de Moçambique no Mundial de Vigo em 2009
*
Hóquei em patins:
Constituída comissão organizadora do Mundial
UMA comissão organizadora da 40ª edição do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins do Grupo “A” acaba de ser constituída, tendo como finalidade cuidar desde já de todos os aspectos logísticos e desportivos inerentes à prova, a ter lugar no próximo ano, em Maputo. A comissão é encabeçada por Hermenegildo Gamito e integra, entre outros, Cândido Coelho, presidente da Federação Moçambicana de Patinagem, Inácio Bernardo, Director Nacional do Desporto, e César Bento Madivádua. A propósito, o Ministro da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano, afirmou que o Governo estava comprometido com esta grandiosa e prestigiante realização, desejando que a mesma seja um verdadeiro êxito.
Maputo, Quarta-Feira, 5 de Maio de 2010:: Notícias

Nesta esteira, e reconhecendo a imperiosidade de o processo de organização do evento ser iniciado atempadamente, no lugar dos habituais improvisos que só contribuem para manchar o bom nome de Moçambique na modalidade, o Governo, através do Ministério da Juventude e Desportos, achou oportuno criar esta comissão, que na componente executiva é dirigida por Nicolau Manjate, vice-presidente da Federação, contando também com elementos ligados a outras entidades relevantes.
Falando semana passada perante diversas figuras ligadas à modalidade, o titular da pasta da Juventude e Desportos disse que a realização do Campeonato Mundial em Moçambique constituía uma ocasião sem paralelo na história do nosso hóquei em patins, se tivermos em linha de conta que estarão entre nós as melhores selecções e os melhores jogadores do planeta, numa competição cuja amplitude extravasará as nossas fronteiras, fazendo com que o país seja falado e conhecido nos quatro cantos do mundo.
“Aproveitemos, pois, esta sublime oportunidade para, primeiro, nos unirmos entanto que membros da mesma família do hóquei, deixando de lado as nossas diferenças; e, segundo, mostrarmos ao mundo que, mesmo com a nossa modesta economia, somos capazes de acolher um evento desta natureza ao mesmo nível dos grandes países. Mas, para isso, é imperioso que sejamos e estejamos organizados; trabalhar atempadamente em todos os aspectos logísticos e desportivos”, referiu Pedrito Caetano.
*
“MISSÃO MOÇAMBIQUE”
Maputo, Quarta-Feira, 5 de Maio de 2010:: Notícias

Referindo-se à comissão organizadora, o ministro disse que, na componente de infra-estruturas, gostaria que juntasse as suas sinergias com o Comité Organizador dos Jogos Africanos (COJA), pois esta, através da respectiva subcomissão, tem estado a ocupar-se da construção e reabilitação dos estádios, alguns dos quais, nomeadamente o pavilhão do Maxaquene, previstos para o Mundial de Hóquei em Patins.
Segundo ele, e tendo em conta o facto de em 2010 e em 2011 acontecer uma série de eventos, nomeadamente Jogos da CPLP e Jogos da SADC, este ano; Mundial de Hóquei em Patins e Jogos Africanos, no próximo ano, o Governo decidiu constituir aquilo que denomina de “Missão Moçambique” – um fórum que aglutina representantes de diversas Federações e respectivos técnicos, com o objectivo de se ocupar exclusivamente da preparação das nossas selecções.
“O hóquei em patins também faz parte deste fórum, daí o nosso apelo para que a Federação e os treinadores comecem, desde já, a preparar a selecção e prevejam os estágios necessários, as competições de rodagem e todos os aspectos que possam dotar os nossos atletas de capacidade competitiva suficiente para fazer face à prova. Evidentemente que não iremos pedir para que conquistem o título mundial, mas iremos pedir, isso sim, para que honrem e dignifiquem o país; para que deliciem os compatriotas que certamente vos elegerão como seus heróis quando descerem à quadra”, salientou Pedrito Caetano.
*
MATERIAL MAIS PRÓXIMO DOS PRATICANTES
Maputo, Quarta-Feira, 5 de Maio de 2010:: Notícias

O Material de hóquei em patins estará doravante mais próximo dos praticantes, com a sua colocação no mercado nacional pela empresa “New Look”. Para a prossecução deste facto, que aliviará sobremaneira os clubes e os atletas, tendo em conta os elevados custos do material comprado no estrangeiro, foi rubricado um memorando de entendimento entre a Federação Moçambicana de Patinagem e aquela empresa, sediada em Tete.
Para o ministro da Juventude e Desportos, que testemunhou a assinatura do acordo, o acto representava um passo de importância transcendental para o desenvolvimento e expansão do hóquei em patins no nosso país, com a colocação no mercado a preços que se julgam acessíveis, de material para a prática da modalidade. Segundo ele, esta acção é um grande compromisso para que, novamente tenhamos o hóquei a fervilhar em Moçambique e resgatemos a tradição da prática desta modalidade.
“É um compromisso para que os clubes e outros núcleos desportivos voltem para a formação e desse modo cimentem o viveiro da modalidade”, vincou Pedrito Caetano. Na mesma ocasião felicitou a empresa “New Look” pelo seu arrojo na busca do mercado, mas sobretudo por ter eleito, entre outras modalidades, o material de hóquei em patins que, como se sabe, é integralmente importado e com custos insuportáveis para os nossos clubes, motivo principal para o seu retraimento em relação à modalidade e, consequentemente, para a diminuição drástica do número de praticantes nos últimos anos.

Aucun commentaire: