14 mai 2010

Noticias de MOZAMBIQUE, por IVO TAVARES (J.N.)

Hóquei em patins
-Torneio Show de Bola:
Desportivo vence primeiro duelo de gigantes do ano
*
"UMA verdadeira propaganda de hóquei em patins foi protagonizada na noite de sexta-feira pelas duas maiores equipas do país, nomeadamente o Desportivo e o Ferroviário. O encontro contou para a segunda jornada do Torneio Show de Bola e tal como se esperava foi competitivo e muito emocionante.

Maputo, Terça-Feira, 11 de Maio de 2010:: Notícias

O Desportivo venceu, por 5-3, resultado que espelha a forma com ambos os “teams” se aplicaram para conquistarem os três pontos, até porque estava em causa o primeiro lugar.

A turma “alvi-negra” entrou melhor e nos primeiros minutos adiantou-se no marcador por intermédio de Nelson Costa. Mas a reacção do Ferroviário foi pronta, com Kiko, a passe do seu irmão Maninho, a fazer o 1-1.

Galvanizados com o empate, os “locomotivas” aceleraram e perante umas “águias” que atravessavam um período de alguma apatia passaram para frente do marcador com Nelson Miquessene a fazer o 2-1 concluindo com exactidão uma boa jogada de ataque conduzida por Maninho, uma autêntica dor de cabeça para a defesa contrária, sobretudo na primeira parte. Antes desse lance, Kiko, numa grande “stickada”, à entrada do meio campo contrário já tinha dado o aviso, valeu na ocasião a excelente defesa de Arnaldo Queiroz.

O Ferroviário estava melhor em jogo facto que contrastava com um Desportivo visivelmente afectado psicologicamente por ter passado da posição de vencedor para vencido em pouco menos de cinco minutos.

Todavia, enganaram-se os que pensaram que as “águias” estavam arrumadas, aliás a história dos jogos entre estes velhos rivais tem provado que o vencedor só é encontrado quando o árbitro apita. Numa jogada de contra ataque, Nelson Costa a passe de Siga fez o 2-2, o segundo na sua conta pessoal.

Estava assim relançado o desafio numa altura em que se aproximava do fim da primeira parte. A partida estava empolgante. O público, que acorreu em bom número ao pavilhão do Desportivo, vibrava. E numa das melhores jogadas, Beto esqueceu os seus 37 anos e que nem “puto” dos seus 17 arrancou disparado da sua grande área passou por tudo e todos para oferecer o golo a Bruno Pimentel, mas este desperdiçou. Quem teve melhor pontaria foi Siga que minutos depois fez o 3-2 para o Desportivo, um golo apontado já sob o final da etapa inicial.

A segunda parte começa praticamente com um falhanço de David Pimentel que cara-a-cara com Lucas “stickou” por cima. Na resposta Nelson Miquessene “bisou” restabelecendo a igualdade em 3-3.

Mas valeu ao Desportivo um Beto super-inspirado que dava tudo por tudo para desarmar o adversário e impulsionar os seus colegas para a vitória. E foi do “stick” do experiente hoquista que o Desportivo chegou ao 4-3, após uma “stickada” que só parou no fundo da baliza. O golo foi festejado efusivamente pelos “alvi-negros” visto estavam outra vez na frente do marcador.

Estimulado pelo golo, Beto cometeu a proeza de fazer o passe que permitiu a Nelson Costa fazer o 5-3 e arrumar de vez a questão do vencedor se se atender que o jogo estava perto do final. Nelson Costa autor do “hat-trick” acabou sendo a figura do jogo.

Com esta vitória, o Desportivo assumiu a liderança com seis pontos, mais três que o Ferroviário e o Maxaquene, que bateu na mesma roda, o Estrela Vermelha, por 11-6. O Estrela é último com zero pontos.

A próxima jornada realiza-se na sexta-feira com os seguintes jogos: Ferroviário-Estrela e Desportivo-Maxaquene.
***
"SIGA EM DIA DE AZAR"

O Desportivo venceu o Ferroviário, mas viu uma das suas “pedras” mais preponderantes levar uma “stickada” na face e sair gravemente lesionado a meio da segunda parte.

Tal aconteceu numa jogada de ataque com Kiko a levantar a bola, procurando fazer um daqueles golos espectaculares, mas falhou e acertou de forma completamente despropositada em Siga que prontamente atirou o “stick” ao chão e levou as mãos à cara. Jorrava muito sangue.

Chegou-se a pensar que o “stick” teria lhe acertado a vista, mas o relatório médico de Abel Manhiça, do Desportivo, que tratou de cuidar dos ferimentos do atleta, aponta para um corte na face e uma sutura de sete pontos.

O atleta deverá ficar um mês sem jogar. Trata-se de uma baixa de vulto para o Desportivo que ao que tudo indica terá que disputar a final do Torneio Show de Bola na sexta-feira frente ao Ferroviário".
**********************************************
Obrigado Ivo, pela tua mensagem que me deixou muito feliz,
É sempre bom, publicar noticias de Moçambique e sempre o farei na medida do meu tempo disponivel.
Grande abraço para ti e para os Manos de Moçambique.
Pedro Antunes
*
*Alo Pedro Antunes,
aprecio muito o trabalho que fazes em prol do hoquei em patins.
Por ca, Moçambique, também tenho tentado colocar o hoquei em cima, atravéz dos meus artigos. Temos um bom hoquei e jogadores de bom nivel, mas os meios são muito parcos. Vê hoje o jornal noticias online. www.jornalnoticias.co.mz , tem um artigo do primeiro embate de gigantes do ano entre o Desportivo e Ferroviario.
Agradeço que publiques no teu blog. É positivo para um país que vai organizar o mundial do grupo A no proximo ano.
Grande propaganda de hoquei em patins.
Um abraço de Ivo Tavares"

Aucun commentaire: