23 mai 2008

Entrevista: António Nabais (Moçambique)




*****
Antonio Nabais, conta-nos como vai o Hoquei em Patins em Moçambique com a emoçao e a paixao de alguém que vive o Hoquei em patins com todas as forças que tem e nao tem. Um sincéro Obrigado, por ter aceite o meu convite para nos falar dos seus projectos.


Pedro Antunes - Como é que vai a vossa escolinha de Hoquei de Maputo?
António Nabais - Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a vossa disponibilidade e interesse pelo trabalho que por cá vamos realizando.

Esta escola existe desde há bastantes anos, creio que tomou este figurino em 2000/2001. Temos actualmente cerca de 40 miúdos inscritos com idades compreendidas entre os 4 e os 13 anos, alguns deles já com cerca de 6/7 anos de patinagem e muito pouca competição. Este facto leva a que muitos desistam (temos uma quebra de cerca de 50% (cinquenta por cento) por ano relativamente ao número de inscritos nesse mesmo ano. Não é o único factor que provoca desistências, mas sim um entre vários. Destaco a inexistência (à venda) de material apropriado é tambem uma das condicionantes, as alterações de horários ao Sabado de manhã (único dia em que os conseguimos juntar todos), motivadas pelo aluguer do Pavilhão (uma das importantes fontes de receita do Clube) levaram a algum desencanto e desmobilização por parte de alguns pais e miúdos.
Um ano de paragem (2007) permitiu-nos repensar tudo. Lançamos um apelo aos pais, realizámos uma reunião com eles, relatámos a situação e apontámos um caminho que felizmente foi bem aceite e está mais ou menos a ser seguido, sendo no entanto necessário mais algumas pessoas para ajudar em pequenas tarefas.

Treinamos às 3ª e 5ª feiras, das 14:00 às 16:00 e aos Sabados das 9:00 às 11:30, são orientados actualmente pelo Afonso Quinze (curiosamente um dos GR da selecção de veteranos que se deslocou à Africa do Sul) e por David Pimentel, jogador Senior do Clube que actualmente está com algumas dificuldades em conciliar os horários de Estudante, estagiário e monitor.

Em resumo, penso que estamos a ter sucesso embora esta seja uma tarefa dificil, pela actual conjuntura económica e social do País (e internacional), mas que é gratificante ver os resultados, um numero crescente de miúdos (no campo) e pais (nas bancadas) aos sabados de manhã, dia em que aproveitamos para trocar algumas impressões, na bancada, ou numa das esplanadas que existem no interior do Clube. Advogo o hábito de nos encontrarmos nos sabados de manhã ou à tarde no Centro Social para amena cavaqueira e há condições para isso, basta ver as fotos, no fundo é importante unir a família “Alvinegra”.

Relativamente à pergunta propriamente dita, informo que alem destes, já temos 14 outros formados no Clube com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos e que aguardam ansiosamente que consigamos acertar internamente um horário adequado (são estudantes com horários e calendários escolares muito diversos) para iniciar a sua preparação sob a orientação de Pedro Ascenção (Ex-Juventude de Viana, clube onde terminou a sua carreira em 2006). O Pedro foi contactado, tendo aceite o desafio e apenas aguardamos que se harmonize internamente esta questão dos horários e a chegada de várias encomendas de material (Campanha de Natal de Paulo Pereira e Bruno Pimentel incluida).

Os séniores, treinados pelo Pedro Pimentel, são 12 atletas regulares um deles já com idade de veterano (37 anos), mas uma alma e disponibilidade enorme (Bernardino Bettencourt, o Betinho) capitão do Desportivo e desta Selecção de Veteranos que se deslocou à Africa do Sul no passado fim de semana. Existem outros mais ou menos dispersos e que por agora se encontram desenquadrados.


Pedro Antunes - Que apoios têm recebido?
António Nabais - Aqui está uma pergunta. Até à data temos sobrevivido da contribuição e ajuda dos pais, dos atletas e de um patrocinio extremamente limitado, mas que é o possível. De recordar que em 2007 quando pretendiamos levar os miúdos Sesimbra por ocasião do 22º Torneio Praias de Sesimbra, não nos foi possível recolher as verbas que eventualmente estariam disponiveis porque se criariam situações de conflito entre os patrocinadores oficiais do Clube e aqueles que (pelo menos teóricamente) estariam interessados neste patrocinio pontual.

O apoio que receberemos daqui a algum tempo será de algum material novo, via FMP e fruto de ofertas do CIRH, PROTEX e da Walstreet (na pessoa do Sr. Boaventura Rodrigues) {ver recorte de jornal sobre situação deste material}

Este material, juntamente como recolhido pelo Paulo Pereira em Portugal e reforçado com uma nova encomenda da FMP que deverá embarcar na próxima semana de Portugal, irão dar um grande impulso à criação de Escolas em Maputo, casos do Estrela Vermelha e Ferroviário, alem do reforço da nossa, bem como à criação de novos nucleos, casos de Zambézia, concretamente em Quelimane, em Nampula e eventualmente Namaacha, um antigo “viveiro” que funcionava articulado com a Congregação Salesiana. Ver algumas fotos em :
( http://cdbosco-lm.blogspot.com
) onde urge recuperar o campo ( ver fotos anexas tambem ) e procurar harmonizar a Escola, um Clube e a Congregação Salesiana (Namaacha)


Pedro Antunes - Quem são os responsáveis dessa escola (dirigentes & treinadores)?
António Nabais - Acho que mais ou menos está respondida esta pergunta, mas de uma forma sintéctica diria que poderia esquematizar da Seguinte maneira:

Director de Departamento: Joaquim Araújo

Treinador Seniores: Pedro Pimentel
Treinador de Juniores/Juvenis: Pedro Ascenção
Monitores de Escolas e Infantis: David Pimentel e Afonso Quinze


Pedro Antunes - Há mais escolas em Moçambique, que permitam a curto prazo, meter os miudos a jogar campeonatos jovens?
António Nabais - Não temos hoje, mas tenho a esperança que até final deste ano se consiga organizar um Torneio interno com os nossos patinadores dividindo os miúdos em várias equipas patrocinados (equipamento de jogo, lanches e troféus) por empresas diversas aqui de Moçambique.

Penso que chegando todo o material acima referido, será possível a muito curto prazo repôr os miúdos do Estrela Vermelha a patinar, pois eles tem um campo com dimensãoes pequenas, com piso em estado razoável e tabelas. O que serve perfeitamente para reiniciar as escolas deles. O Ferroviário demorará um pouco mais (penso eu), pois o campo que eles usavam há alguns anos está actualmente alocado ao Basquetbol, desconhecendo mais pormenores sobre este assunto.


Pedro Antunes - Que balanço fazes da vossa escola e que objectivos para o futuro?
António Nabais -
A escola está para durar!
Pelo menos assim penso e vou dando a ajuda que me é possível para que continue a crescer, que consigamos diminuir o nº de desistências anuais. Os objectivos são essencialmente a formação de Homens e Atletas, os desportivos serão o menos importante nesta fase, visto que estamos sós na formação de patinagem. O importante é que consigamos ir mantendo a escola e a Esperança. Vamos trabalhando para que se concretize a abertura de mais escolas, promovendo esta modalidade e que no futuro Moçambique consiga formar e mostrar a sua real valia neste desporto, rodando e participando em mais eventos internacionais.
Um Abraço
A M. Nabais

Pedro Antunes – Muito obrigado António. Grande abraço para ti também.

Aucun commentaire: