30 mai 2008

Cronica: "RENASCER DAS CINZAS O HÓQUEI EM PATINS" (Bernardo Nestor)

Excelente crónica de Bernardo Nestor, no site do nosso parceiro Club Infante de Sagres (LINK)

"RENASCER DAS CINZAS O HÓQUEI EM PATINS"...

Nos dias de hoje parece que neste país o Hóquei em Patins caiu em esquecimento. Não entendo a razão, não sei o que esta modalidade tem de inferior (aliás, só vejo coisas superiores), mas o que é sabido é que todos os media encostaram o Hóquei para o lado.
Não sei se as pessoas se esqueceram que o hóquei trouxe mais glórias a este país do que qualquer modalidade, que o hóquei era um Mundo nos tempos de antigamente só que hoje, parece que morreu.
Lancei-me a escrever esta pequena crítica na sequência de uma notícia que li no site de um jornal desportivo em que, inacreditavelmente, ao ler finalmente uma notícia sobre hóquei em patins descubro lá um gravíssimo erro; consideravam o Infante de Sagres um clube a actuar no Algarve. Agora interrogo-me: Como deixam chegar o Hóquei a este ponto? A esta ignorância toda? O Infante é um clube histórico que só um recém-nascido não sabe que actua no Porto e ao dar de caras a ler esta notícia fiquei terrivelmente espantado e desiludido com a comunicação social que já não dá vida ao Hóquei em Patins. O que é certo é que esta modalidade amadora continua a atrair muitos jovens e ainda dá a Portugal títulos, é o exemplo dos miúdos que ganharam a Taça Latina daí a merecer respeito e atenção por parte dos media e de todo o resto.

Só há um remédio para isto. Os que ainda vivem o Hóquei esforcem-se ao máximo para fazer renascer das cinzas a modalidade em tempos mais cobiçada de Portugal. Hoje apenas deita-se os olhos no Futebol ou no Futsal, as outras caem em esquecimento e o Hóquei é o que mais paga por isso.

Bernardo Nestor

3 commentaires:

Anonyme a dit…

Faço um comentário ao texto porque me "atinge" de duas formas: como hoquista e como jornalista.
Como hoquista, eu também me sentia surpreso se visse essa noticia mas a verdade e k as pessoas nao assistem a hokei e isso nao e so culpa da comunicação social.
As pessoas tambem tem de entender k os jornalistas nao podem andar a correr atras do dirigentes. Dou um exemplo, algumas pessoas ficam surpresas kd no dia a seguir a um jogo de hokei nao sai seker uma referencia a esse jogo num jornal desportivo. Primeiro, os jogos sao tardissimos, pelo menos a maioria deles, e os clubes tambem nem os resultados e as fichas de jogo sabem enviar para as redacções.
Portanto, se o hokei esta nas cinzas nao e so por culpa da comunicação social(apesar de tambem ser culpada)...Alias, a maior desilusao nao e a imprensa mas sim os dirigentes da modalidade.

Anonyme a dit…

Sim, eu concordo com isso. Mas também a comunicação social podia transmitir mais jogos, fazer mais reportagens. Nao apenas lançar os resultados das partidas.
Fazer reportagens das selecções nacionais que vencem imenso, e etc.

Bernardo Nestor

Anonyme a dit…

O problema e k infelizmente so e transmitido o k da dinheiro. Por exemplo, hoje fui ver o FC Porto vs Benfica e a RTP fez uma boa cobertura do jogo com várias câmaras espalhadas pelo pavilhão mais algumas declarações com jogadores k estavam no banco. Mas este e um caso raro.
Eu dou uma ideia: se há tantas pessoas em direcções de clubes a ganharem dinheiro e muitos não o justificam, porque e k nao gastam esse dinheiro numa pessoa k se dedique em exclusivo ao contacto com a comunicação social?