26 juin 2007

Opinião do Rinito Rita - A.P. Setubal


Caros Amigos

O recente Campeonato do Mundo que deixou milhões de Portugueses tristes ( dizem – agora até no Hóquei já não ganhamos ) é o reflexo de uma complexa e variada história que se tem vindo a verificar ao longo de muitos anos . Vejamos :

- má gestão directiva , que pressiona os clubes ao ponto de os afastar
- maus conceitos e algum abandono na formação
- falta de visão de marketing , pois ainda não se conseguiu enxergar que o Hóquei é um produto altamente vendível em Portugal .
- má gestão financeira da Federação das Associações , que em vez de desenvolver uma política de merchandesing e marketing , explora os clubes até os derrubar.
- Grupos de pressão ( todos somos responsáveis ) , junto dos jornais ( mesmos os regionais ) , rádio , televisões nacionais e internacionais ( já é tempo de estrearmos o Hóquei na Eurosport que só falta dar o berlinde )
- Porque razão a RTP não deu a final entre a Espanha e a Suíça ???
- Nos factores exteriores à modalidade , à muita boa gente que ficaram felicíssimos , pois toda a vida tem havido uma vontade muito grande doutras modalidades para afastar o Hóquei dos Pavilhões.
- Quando o Hóquei era praticado em ringues descobertos ( ainda é em alguns sítios ) as outras modalidades , não queriam por falta de condições ( gente fina é outra coisa ).
- Culpo aqui as Câmaras e o Estado que muito embora saibam que a lei diz que as instalações desportivas , são feitas para todas as modalidades poderem ser praticadas , não o fazem , parecendo moda gastar o dinheiro aos Portugueses , fazer tudo de maneira que não se possa praticar a patinagem ou o hóquei .

- Que este desaire sirva de lição ( os erros são para ser aprendidos e não repetidos ) e que se faça um plano bem discutido por todos os agentes da modalidade e em todas as frentes ( técnico , táctico , formação , novos clubes , apoio aos clubes existentes , aspectos comerciais da modalidade , protocolos com Câmaras e Escolas do Ensino Básico , bolsa de treinadores , etc). Vamos fazer renascer das cinzas a nossa querida modalidade , se possível ainda com mais força , mais clubes , mais praticantes , vão ver que os resultados irão aparecer e vamos ser novamente Campeões do Mundo.

- Para aqueles que odeiam a nossa modalidade , vai aqui um recado , tirem o cavalinho da chuva , porque o Hóquei agora vem aí renovado e em força .

Viva o Hóquei em Patins , o melhor desporto do Mundo

Cumprimentos
Rinito

3 commentaires:

Anonyme a dit…

Parabéns pelo artigo. Estou totalmente de acordo.
É tempo da FPP descer às bases e ouvir as pessoas que andam com o hóquei às costas por carolice com muito sacríficio em vez de estarem constantemente a aumentar os custos.
Luís Oliveira.

Anonyme a dit…

100% de acordo com este artigo.
Mas na mina opinião, as culpas não devem ser só imputadas à Fpp. TODA a nossa comunicação social tem culpas no cartório. Não ligam minimamente ao hóquei. Compra-se jornais desportivos para se ler noticias de ténis, ping-pong, berlinde, etc.. Hoje, os "opinion makers " desportuvos estão todos de acordo, mas para dizerem mal !!! É a mentalidade à portuguesa !!! que este Mundial sirva para se tirarem elações. Aprendam com a Espanha, que temfeito um trabalho com os mesmos atletas desde os juvenis. É o caso da Suiça que agora começa a colher os frutos desse planeamento. Aqui, não, as coisas não correm bem - despeça-se o selecionador, insultem-se os jogadores, etc.etc..
Que País triste, o nosso !!!!

Roller Barcelos a dit…

Portugal até podia ser campeão do mundo. Podia vencer a Suíça, a Argentina, e, com muita sorte, até podia vencer a Espanha. Podia e disfarçava aquilo que não dá mais para disfarçar: acabaram-se os anos de ouro do Hóquei Português.

E não venham culpar estes jogadores que estiveram em Montreux, ninguém mais do que eles queria vencer. O falhou é aquilo que falha nos campeonatos nacionais, organização, mas acima de tudo, VISÃO! Será que ninguém percebeu que o Hóquei em Portugal pose ser com a NBA na América? Pode ser a galinha dos ovos de ouro!

Parafraseando o Rinito Rita: "Até no Hóquei já não vencemos!" Pois que se comece a trabalhar já, porque daqui a um ano temos um europeu e daqui a dois um mundial!

Cumprimentos.