28 juin 2007

Entrevista - João Rodrigues (Junior Paço de Arcos)

Entrevista ao João Rodrigues, jogador do Paço de Arcos (ver Blog P.A. aqui), que recentemente se sagrou Campeão Nacional de Juniores 2006/2007.
*****
João Rodrigues
Curriculum :
Data de nascimento : 15/07/1990 (16 anos)
Categoria actual : Juvenil
Principais títulos:
- Campeão Nacional Infantis B 1999/2000
- Campeão Nacional Infantis A 2000/2001
- Campeão Nacional Infantis A 2002/2003
- Campeão Nacional Iniciados 2004/2005
- Campeão Nacional Juniores 2006/2007

- Vencedor do Interegiões Iniciados (Sel. Lisboa) 2003/2004
- 3º Classificado no Interegiões Iniciados (Sel. Lisboa) 2004/2005 (nomeado para o 5 ideal da competição)

- Campeão da Europa de Juvenis 2005
- Vice-Campeão da Europa de Juvenis 2006 (nomeado melhor jogador e melhor marcador do Europeu em Sesimbra)
*****

Pedro Antunes : Olá João. Antes de mais, Parabéns e obrigado pela tua disponibilidade para esta entrevista para este pequeno Blog.
João Rodrigues : Não tem nada que agradecer, eu é que fico grato pela oportunidade que me dá de expor as minhas ideias sobre a modalidade que abracei desde pequeno.

Pedro Antunes : Quando é que começas-te a jogar hóquei e em que clube começaste ?
João Rodrigues : Comecei a jogar hóquei em patins com 5 anos logo no Paço de Arcos

Pedro Antunes : Como é que vieste parar ao Hoquei em patins ?
João Rodrigues : O meu pai foi internacional A de hóquei em campo, tendo jogado sempre no Belenenses durante 25 anos e eu desde que nasci fui sempre acompanhando os jogos dele e inevitavelmente puseram-me o stick na mão mal comecei a andar. A minha irmã andava na patinagem também do Belenenses e eu aprendi com ela a patinar, e foi assim que acabei por ir para Paço de Arcos de maneira a conciliar os dois desportos.

Pedro Antunes : Em que outros clubes jogaste ?
João Rodrigues : Joguei sempre no Paço de Arcos.

Pedro Antunes : Quem são os teus « ídolos » no Hóquei em patins ?
João Rodrigues : Não tenho nenhum ídolo porque a meu ver hoje em dia não há nenhum jogador a nível internacional que possa ser considerado um fora de série como foi por exemplo Livramento. No entanto considero que há jogadores de grande nível tais como o Válter Neves, Reinaldo Garcia e Sergi Panadero que são excelentes jogadores em qualquer parte do mundo.

Pedro Antunes : Conta lá como é que correu esta época antes da fase final?
João Rodrigues : Foi um início de época bastante atribulado. Tivemos três saídas de jogadores importantes já com a época a decorrer, ficámos com um plantel muito reduzido (7 jogadores de campo e 2 guarda-redes). Para agravar esta situação três jogadores juniores jogavam regularmente nos seniores. Não conseguimos atingir o primeiro objectivo da época que era ganhar o Torneio de Abertura. Após este desaire, o treinador foi substituído pelo José Carlos, após estas mudanças a equipa ganhou novo alento e não parou de evoluir positivamente tendo vencido todas as provas em que entrou.

Pedro Antunes: Quantas vezes treinas por semana? Os juniores também treinam com os séniores ?
João Rodrigues : Treinamos do modo geral quatro vezes por semana, alguns juniores treinam e jogam regularmente nos seniores nomeadamente o Gonçalo Pestana, Alexandre Andrade e eu. No entanto desde que o José Carlos tomou conta da equipa os juniores passaram a treinar um a dois treinos por semana com os seniores, o que contribuiu decisivamente para o crescimento da equipa.

Pedro Antunes : A fase final não foi fácil! Como é que vives-te esta fase.
João Rodrigues : Ninguém acreditava em nós, chegámos a esta fase do campeonato e éramos tidos como um alvo fácil, mas conseguimos demonstrar que temos um grupo muito unido que nunca deixou de acreditar sendo que nos três jogos da final 4 tivemos a recuperar de desvantagens no marcador, conseguindo levar de vencido os nossos adversários com excepção do jogo com o Barcelos em que conseguimos apenas o empate. Foi uma final 4 muito intensa como já disse porque os resultados foram em todos os jogos incertos até ao fim e também porque no último dia, após termos ganho ao Porto 6-5 a 19 segundos do fim mas termos estado a perder 3-1 e 4-2, não podíamos festejar o título, estávamos dependentes do resultado do Barcelos com o Benfica. Esses momentos foram muito angustiantes, mas quando soubemos o resultado, finalmente festejámos e esses foram momentos inesquecíveis!

Pedro Antunes : Este foi o primeiro título do José Carlos como treinador. Foi importante para vocês poderem oferecer-lhe este título ?
João Rodrigues : Sem dúvida, vivi o drama da descida de divisão dos seniores com o José Carlos e penso que o trabalho bastante positivo desenvolvido por ele não merecia tal sorte. Daí a importância que este título representa para todos nós em especial para o José Carlos. No fundo este título é um justo prémio pelo trabalho desenvolvido pelo José Carlos.

Pedro Antunes : Que mensagem gostarias de deixar para o José Carlos ? E para os teus colegas de equipa?
João Rodrigues : Aproveito para agradecer ao José Carlos a confiança que depositou em mim ao longo da época desejar-lhe que a nossa época 2007/2008 seja repleta de sucessos. Não quero deixar aqui de agradecer a todo o staff que nos acompanhou, Sr. Rainho, Rui Ramalho e em especial ao director, João Alves, que foi crucial ao longo da época na caminhada para o título. Quanto aos meus colegas de equipa, eles foram excepcionais durante toda a época, ultrapassámos todo o tipo de contrariedades mas ainda assim conseguimos o título. Este grupo demonstrou muita coesão, espírito de luta e de sacrifício e voltámos a mostrar ao mundo do hóquei que o Paço de Arcos ainda é umas das melhores escolas da modalidade em Portugal.

Pedro Antunes : Quais são os teus objectivos futuros ? (Até onde gostavas de poder chegar ?)
João Rodrigues : O próximo grande objectivo passa por ser chamado para o mundial de juniores no Chile para o qual tenho sido convocado para os estágios de preparação. No Paço de Arcos, para o ano, o objectivo nos seniores é voltar à primeira divisão e nos juniores voltar a ser campeão nacional.

Pedro Antunes : Pensas que este blog (http://patinslover.blogspot.com), tem contribuido de alguma maneira para a difusão do Hóquei em patins a nível internacional ? O que é que pensas deste espaço e do que aqui é escrito?
João Rodrigues : Está muito interessante e tudo o que podermos fazer para o bem da modalidade é sempre bem-vindo. O hóquei precisa destas iniciativas. Os meus sinceros parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido.

Pedro Antunes : Uma mensagem para terminar:
João Rodrigues: Dizer às pessoas que, gostam da modalidade que todos podemos ser úteis, cada qual na sua função para elevar o hóquei patins ao lugar que ele efectivamente merece, com entusiasmo, empenho e honestidade...
Um grande abraço e boa sorte para o blog!

Obrigado João.
Grande abraço para ti e para toda a equipa.
Até sempre.
Pedro Antunes


***

Filme feito por um FAN (encontrado no Youtube)

Aucun commentaire: