29 avril 2007

Portugal - PORTO CAMPEAO (Porto 5 - Benfica 0)

Video visto no You Tube

Hóquei em Patins » Nacional da I Divisão

O "bi-tri" sobre rodas (In: jornal "O Jogo")
Por : RUI GUIMARÃES/ANTÓNIO GONÇALVES RODRIGUES


Os dragões ganharam o seu sexto título consecutivo - o 16º no total - , com um claro 3-0 na final do play-off, que, por sua vez, também foi resolvida com uns não menos claros 5-0 no terceiro jogo. Impressionante o domínio do FC Porto no hóquei em patins, cujo hexa ontem conquistado, frente ao Benfica, é um recorde. E duplo: Nunca antes dos dragões outra equipa tinha ganho seis títulos consecutivos; e mesmo dentro do próprio clube, excepção feita ao andebol de 11, variante que há muitos anos não se joga, nunca outra modalidade da era moderna, digamos assim, o conseguiu também. O futebol esteve perto, quando venceu os campeonatos entre 1995/96 e 1999/00, acabando por perder aquilo que os seus adeptos já tinham apelidado de "bi-tri". Não aconteceu na altura na modalidade rainha, aconteceu ontem, em Fânzeres, no hóquei em patins.

Com muito perto de duas mil pessoas num pavilhão que, oficialmente, leva cerca de 1200, desde logo o Benfica se viu em dificuldades, apresentando-se abatido moralmente. Os jogadores da Luz deram a réplica possível, não a que têm capacidade de dar. E os portistas, que estavam a 50 minutos de nova festa, jogaram motivados, revelando força, capacidade de luta, de choque e, mais importante, de concretização: Os golos, uma mão cheia deles, surgiram em catadupa e na razão directa do enorme assalto que se registou à baliza de um desamparado Carlos Silva. E festa foi intensa e com um pouco mais de azul.

A Figura: PEDRO GIL - Alma e arte
É impressionante a empatia que este catalão criou com a massa adepta do FC Porto. Ontem, no seu último jogo para o campeonato com a camisola dos dragões, Pedro Gil foi dos mais ovacionados e, com um golo que marcou, teve a possibilidade de, como acabou por se tornar um hábito, festejá-lo junto daqueles que o idolatram.
O FC Porto valeu pelo seu colectivo, mas foi impossível não reparar na entrega do avançado. Foi dos que ajudou a dar mais vida a uma equipa já de si motivadissima.

Franklim Pais - "Contra tudo e todos"
ANTÓNIO GONÇALVES RODRIGUES
"Foi um campeonato ganho contra tudo e contra todos, com alterações pontuais no início da época sem acordo dos clubes. Muito competitivo, muito suado, com vários factores durante a época que tentaram desestabilizar a nossa equipa. Os meus jogadores estão de parabéns", começou por dizer Franklim Pais, no final do jogo de ontem que valeu mais um título.

Apesar das alterações ao modelo competitivo, o vencedor foi o mesmo dos últimos anos. Ainda assim, o técnico dos azuis e brancos não encontrou facilidades: "Fomos muito regulares, perdemos apenas um jogo, no golo de ouro, no ano todo. No 'play-off' pode haver um jogo mau ou castigos, como aconteceu connosco. Vamos ver se o campeonato vai continuar nestes moldes."

A Liga dos Campeões fez disparar as críticas, com alvos bem visados: "Todos os anos temos estado presentes numa 'final four' da Liga dos Campeões. Este ano, os responsáveis portugueses não privilegiaram as nossas equipas. Não deram espaço para o FC Porto descansar. Há responsáveis que têm que se assumir. Fizeram isso para tentar que o FC Porto não ganhasse e perdesse o campeonato. Esta é uma resposta a essas pessoas", concluiu, não adiantando nomes. "Não digo, as pessoas sabem quem são." (eu tinha dito...)

Carlos Dantas - "FC Porto mereceu"
"Destes últimos três jogos este foi aquele que o FC Porto mereceu. Houve muito equilíbrio nos jogos anteriores em que o Benfica teve alguma infelicidade. Hoje [ontem] o FC Porto justificou a vitória no campeonato. Aproveito para dar os meus parabéns a toda a equipa e ao seu treinador. Não vale a pena falar muito daquilo que se passou no jogo. O FC Porto foi superior e mereceu."

Ilídio Pinto - "FC Porto deve muito a Franklin"
Ilídio Pinto, vice-presidente para as modalidades, explicou a O JOGO em que vertentes tem assente o êxito do hóquei em patins. "Temos tido atletas de grande eleição e que nos têm dado um balneário coeso e revelado uma enorme vontade de ganhar. Depois temos uma equipa técnica que é uma referência. Franklim é um homem de uma grande dignidade, de uma extrema dedicação ao clube, uma pessoa ímpar e pela qual nutro uma consideração imensa. O FC Porto deve muito a Franklin pela obra que tem feito."

Olhando já a próxima época, referência para as saídas: "Com muita pena nossa vemos partir o Pedro Gil, mas ele colocou-nos o problema de uma forma muito correcta, vai para a sua terra e não podíamos objectar. Sai também o Reinaldo Garcia, um jogador que também me vai deixar imensa saudade. Não tivemos capacidade para o manter porque o clube para onde ele vai deve ter perdido a cabeça... Só espero que não se arrependa." E para as entradas: "O André Azevedo e o Caio, sendo este um regresso a uma casa que conhece muito bem."

Pedro Gil - "O melhor de todos"
"Este foi o melhor título dos muitos que ganhei aqui porque vou embora. Quero dizer a estas pessoas maravilhosas que ficam comigo no meu coração. É normal que este seja o meu último jogo aqui com tanta gente, mas ainda falta a Taça. Queria despedir-me em grande. Marquei um golo para dedicar todo o apoio ao longo destes cinco anos. Sabíamos que todos os jogos são difíceis mas gerimos bem o resultado depois do 2-0."

Reinaldo Ventura - "Falta a Taça"
"Os títulos nunca são demais. Este foi o sexto e esperamos que para o ano seja o sétimo. Uma das nossas grandes forças é a ambição que temos. Queremos cada vez mais. Um dos nossos objectivos é a Liga dos Campeões. Ainda não conseguimos mas este é um título que nos deixa muito alegres, muito felizes. Falta a Taça, mas nisso pensamos depois. Para já, vamos curtir o momento."

Filipe Santos - "Fomos uns heróis"
"Cada ano que passa é mais difícil porque é impensável uma equipa ganhar tantos anos seguidos. Mas estamos lá para lutar e tentar agora o 'hepta'. O nome torna-se mais complicado de dizer, mas é fantástico. Estamos todos de parabéns. Foi uma época superdesgastante. Não nos ajudaram em nada. Fomos uns heróis. Não estávamos a contar ganhar isto em três jogos. Mas foi importante ficar já decidido, porque agora temos a Taça de Portugal."

Reinaldo Garcia - "Despedida em grande"
"Foi uma despedida em grande. Chegar ao 'hexa' foi muito bom. Saio com boas recordações. Ganhei muitos títulos e fiz muitos amigos no FC Porto. Por isso, estou muito feliz por sair assim. Acho que representei bem o FC Porto. Foi especial porque era a minha despedida do campeonato e foi o 'hexa'."

Edo Bosch - "Que sirva de inspiração"
"É fabuloso conquistarmos seis títulos consecutivos, facto inédito no hóquei português. Que sirva de inspiração às outras modalidades e ao futebol em especial. O presidente merece, por estes 25 anos."

Ricardo Figueira - "Lutámos contra muita gente"
"É histórico. Este ano lutámos contra muita gente, mas com a união que nos caracteriza chegámos ao hexa, que é um facto histórico no hóquei português. Qualquer jogo é especial desde que seja para festejar um título com estes adeptos maravilhosos."

Quadro de honra: Totais: Benfica (20); FC Porto (16); Paço de Arcos (8); Sporting (7); HC Sintra (4); Futebol Benfica (3); Desportivo Lourenço Marques (3); Barcelos (3); Campo Ourique (1); Grupo Desportivo da CUF (1); Ferroviário Lourenço Marques (1).

FC Porto 5 - Benfica 0 (2-0 + 3-0) - Ficha do jogo
Árbitros : Rego Lamela & Joaquim Carpelho
Local : Pavilhão municipal de Fânzeres

PORTO : Edo Bosch , Filipe Santos (1), Pedro Gil (1), Reinaldo Garcia (1), Reinaldo Ventura ; Ricardo Figueira , Pedro Moreira, Jorge Silva (1), Emanuel Garcia (1), Nelson Filipe.
BENFICA : Carlos Silva, Valter Neves, Mariano Velasquez, Vitor Hugo, Tó Silva, Carlos Martins, Ricardo Barreiros, Pedro Afonso ; (nj) Daniel Guedelha & Nuno Adrião.

IN – Jornal "o Jogo" – 29.04.2007


Photos: do site do F.C. Porto

Aucun commentaire: