09 février 2010

Filipe Santos & Adelina Barbosa, apadrinham escola E.B. de São Lourenço ("de Helder Antunes")

Host unlimited photos at slide.com for FREE!
**
Olá Hélder,
Parabéns por esta bela iniciativa na escola em que dás aulas.
Como foi a ideia acolhida pela escola?
Qual foi a reação dos teus alunos?
Grande abraço para ti e que esta seja a primeira das muitas alegrias que ainda terás com este desporto, que dia após dia nos faz aumentar cada vez mais, esta paixão que temos pelo Hóquei em Patins.
Pedro Antunes

*
"Este tipo de evento há já algum tempo que o tinha em mente. Uma vez que iniciámos este ano lectivo a Patinagem na escola, porque não havia e como de repente e do nada tínhamos mais de 60 inscrições de alunos, eu fiquei maravilhado, pois penso que não é fácil arrancar com um projecto assim e começar-se logo com mais de 60 alunos.
Confesso que sempre pensei que muitos iriam desistir quando começassem a calçar os patins e a cair, mas isso não se verificou. Depois deparamos com outro problema que era tínhamos os alunos, mas não tinhamos verbas nem sequer patins.
Mas nada de baixar os braços. Com esforço por parte de todos, nomeadamente dos pais dos alunos, conseguimos que quase todos adquirissem patins e entretanto arranjei uns 10 pares para a escola e lá começamos a treinar a sério.
Host unlimited photos at slide.com for FREE!
***
Como vês nas fotos, a maior parte dos nossos alunos têm patins de linha meramente pela questão financeira (são mais baratos que os patins tradicionais), mas quero atraí-los para os patins tradicionais.
Com tudo isto e com o número de inscrições a crescer e a chegar à casa das 7 dezenas, comecei a pensar que seria bonito e motivador para o meu grupo ser apadrinhado por alguém e de preferência alguém que fosse uma figura nacional e internacional do hóquei em patins, logo o nome do Filipe Santos foi o primeiro que me surgiu. Entrei em contacto com ele e desde logo o Filipe Santos foi de uma disponibilidade espectacular, aceitou o nosso convite para ser padrinho e aceitou também ir lá à escola.
Este evento foi possível realizar por 2 motivos. Primeiro porque a escola é dirigida por pessoas sensíveis a estas iniciativas e que apoiam no que podem este tipo de actividades e em segundo, porque nesse dia que realizamos o evento, decorreu na nossa escola as provas intermédias do 9º ano e era preciso ocupar os restantes alunos da escola, uma vez que estes não poderiam circular pela imediações da escola, com vista a que não prejudicassem os alunos que estariam a realizar as provas intermédias.
Então, desde logo que me disponibilizei para organizar este evento e disse a mim mesmo que agora era a altura ideal.
Entretanto tive a oportunidade de conhecer o Prof. Raúl que é professor na escola secundária que se situa em frente à minha escola e que é dos responsáveis pelo Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo (patinagem artística) e desde logo também foi fácil chegar a um entendimento para que o Núcleo participasse também no evento. E assim foi. No evento tivemos os nossos alunos da patinagem a participar, tivemos o Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo a apresentar 10 esquemas de patinagem artística individuais, tivemos um grupo de dança lá da escola a animar os intervalos e tivemos a grandiosa presença do Filipe Santos que não teve mãos a medir para tantos autógrafos e fotos.
Posso já dizer-te que agora o que me passa pela cabeça é tentar chegar ao n.º 100 em termos de inscrições na patinagem lá da escola e organizar o próximo evento, onde aí pretendo dar a conhecer aos alunos o hóquei em patins e pela conversa que já tive com o Filipe Santos, penso que isso poderá ser possível e quiçá a escola no próximo evento, contar com a maior parte ou até mesmo a totalidade do plantel do FC Porto. Vamos ver.
Esta ideia foi acolhida por toda a escola de muito bom grato e desde logo que todos me ajudaram sem excepção, porque como calculas este tipo de iniciativas não se organizam só por uma pessoa. A direcção da escola e alguns colegas professores foram simplesmente 5 estrelas.
Quando tens todos os alunos do 9º ano em provas, o que os impossibilitou de participarem no evento, quando muitos alunos nem sequer tinham aulas naquele dia de manhã e mesmo assim tens mais de 250 alunos a assistir ao evento, penso que é extraordinário. É que a escola E.B. 2,3 de São Lourenço não é uma escola grande em termos de número de alunos.
Host unlimited photos at slide.com for FREE!

Os alunos acolheram espectacularmente bem, foram muitos os que procuraram o autógrafo do Filipe Santos, outros pediram fotos e até houve alunos a oferecerem cachecóis do FCP ao Filipe Santos. Logo aí se percebe o quão bem receberam esta iniciativa.
Por exemplo a Anasticia do 8º ano disse-me "foi espectacular a festa professor, quando é a próxima?". A Beatriz do 5º O "adorei, nem acredito que estive com um jogador do meu FCP, o meu pai nem vai acreditar". Logo aqui por estes simples testemunhos se percebe o estado em que eles ficaram.

Host unlimited photos at slide.com for FREE!
Para terminar, aqui fica publicamente o meu sincero obrigado à direcção da minha escola, o meu obrigado a todos os colegas que me apoiaram de diversas formas e uma palavra de incentivo aos meus alunos para que continuem a patinar, bem como um extraordinário obrigado ao Filipe Santos por tudo. Tal como disse o Filipe Santos, "o importante é eles patinarem e depois se poderem escolher o hóquei em patins, melhor ainda"

Grande Abraço Pedro.
Helder Antunes
*
Links relacionados:
- Visitem o blog de Helder Antunes (ajuda para treinadores)
*
Comentário amigo de Alfredo Magalhães :

"É destas iniciativas que o hóquei precisa.
Parabens ao Filipe Santos e ao Helder Antunes.
Continuem. E que mais sigam este exemplo.
Já agora, é só para dizer que para mim o CH Carvalhos perdeu não só um grande treinador como também um grande homem. Desejo-lhe as maiores felicidades para o futuro e que um dia regresse ao Carvalhos.
Obrigado por tudo
Abraço"

1 commentaire:

Alfredo Magalhães a dit…

É destas iniciativas que o hóquei precisa.
Parabens ao Filipe Santos e ao Helder Antunes.
Continuem. E que mais sigam este exemplo.
Já agora, é só para dizer que para mim o CH Carvalhos perdeu não só um grande treinador como também um grande homem. Desejo-lhe as maiores felicidades para o futuro e que um dia regresse ao Carvalhos.
Obrigado por tudo

Abraço