06 août 2008

Ricardo Barreiros & Reinaldo Ventura elogiam Luis Senica

28/07/2008 HÓQUEI EM PATINS
*
Ricardo Barreiros: "Com sorte e sem erros"

Ricardo Barreiros, com dez golos, foi o melhor marcador do Europeu, mas os números pouco lhe dizem. Para o jogador "não é um prémio individual, mas antes um sinal de bom trabalho colectivo".
Depois de uma final perdida para a Espanha, que foi pentacampeã, o treinador Luís Sénica tinha desabafado, dizendo que "mais tarde ou mais cedo a Espanha cairá".

Confrontado com as palavras do técnico, o avançado confessou: "Senti que perdi uma oportunidade e ao longo do ano cada um de nós deverá pensar que perdeu uma final para no Mundial tudo ser diferente".

Na final de Oviedo, um ressalto traiu o guarda-redes João Miguel, que depois disso defendeu primorosamente, mas sem que os companheiros tenham sido capazes de marcar.

Para o jogador do Benfica o filme do jogo é simples de contar: "A Espanha foi surpreendida com a nossa defesa e em termos atacantes anulámo-nos mutuamente".

Para que não fiquem dúvidas, concluiu: "A diferença entre as duas equipas resume-se a isto: quem em 40 minutos tiver mais sorte e não cometer um único erro, ganha".

As adversidades causadas pelo piso, Barreiros preferiu esquecer, mas partilhou um episódio: "Num lance com Panadero, ambos escorregámos e o árbitro marcou falta. Ele olhou para mim e disse: é o piso. Os jogadores sentem-se mais inseguros e há mais lesões. Não é este o caminho do hóquei."
*
"Teve a capacidade de unir"

O técnico Luís Sénica reúne consenso entre os jogadores. Ricardo Barreiros não deixou de dirigir uma palavra ao seleccionador, explicando: "Se temos espírito de grupo e estamos coesos ao trabalho dele devemos. Perdemos numa final com a Espanha e em Espanha, o que nos faz sentir orgulhosos.
Provámos que os anos anteriores foram um percalço e devemos muito disso ao treinador. Só posso dizer bem do Sénica. Teve a capacidade de unir dez atletas e uma equipa técnica em prol de um objectivo. Devemos todos continuar no mesmo caminho."
*
Reinaldo Ventura: "Sabia que ia explodir"
O capitão Reinaldo Ventura também falou da derrota com a Espanha. "Estávamos todos a puxar o barco para o mesmo lado e com vontade de corrigir os erros do passado. Faltou-nos um pouco de sorte, além de termos tido um golo mal anulado. Estivemos perto, com o trabalho do Sénica tivemos uma oportunidade que há muito já não tínhamos com a Espanha, que é uma equipa muito completa".

Com a missão de jogar atrás, sendo o motor da equipa, Ventura garantiu ter feito tudo: "Jogo o ano todo à frente, mas as coisas correram bem, defendi bem e sai de consciência tranquila".

O melhor marcador do Nacional viu, desta vez, Barreiros no papel de goleador: "Já o conheço e sabia que mais tarde ou mais cedo ia explodir". Quanto ao futuro, garantiu ainda não pensar no Mundial, mas gostaria de ver Sénica no mesmo lugar dentro de um ano: "Não é correcto que ele saia. Não o conhecia como treinador, apenas como Director Técnico Nacional, e ele surpreendeu-me. É um pouco como eu: fala e resolve tudo cara-a-cara. Disse-lhe que me sentia orgulhoso de estar naquela equipa".

Fonte: O Jogo
Visto em: Infordesporto

5 commentaires:

gaivota a dit…

estão todos de parabéns, o ricardo é excelente como pessoa e jogador, lindas palavras!
boa equipa, bom treinador, apenas não aconteceu a vitória para o nosso lado...
para mim e para muitos portugueses, são os campeões, por todos os jogos do campeonato
ricardo: és um goleador, lindo!
que bom existir este blog!

Unknown a dit…

" Teve a capacidade de unir dez atletas... " mas em anos anteriores não houve essa união ??
Muito estranha esta afirmação.....

PATINSLOVER a dit…

Olá Leonor,
Quem lá anda há muito tempo, sabe que isso nem sempre é fácil...
Tudo depende de muita coisa.
Sincéramente, não acho estranha esta afirmação. Foi apenas mais uma das coisas, que Luis Sénica foi capaz de fazer com ESTA seleção.
Grande abraço.
Pedro

Unknown a dit…

Amigo Pedro, visito o seu blog com mta frequencia, confesso que gosto, mas tenho que lhe dizer uma coisa : o Pedro anda muito longe da realidade do hóquei em Portugal, e se calhar ainda bem.... abraços e continue a dar noticias.
Já estou como o "outro" vocês sabem do que falo !!!!!!!!!!

PATINSLOVER a dit…

Amiga Leonor
Eu sei de algumas coisas que está a falar...
Mas agora o importante é que se mudem algumas coisas... Se possível para melhor!
E isso ainda tem muito que se lhe diga...
Em relação ao artigo de "O Jogo", acho bonito, que dois jogadores como o Ricardo Barreiros (Benfica) e Reinaldo Ventura (Porto), que andam todo o ano a lutar um contra o outro, digam a mesma coisa do Treinador que tiveram durante 3 ou 4 semanas na seleção.
Como treinador, sei que estas "pequenas" coisas para alguns, têm muito valor para nós que estamos à frente da equipa. Talvez mais do que ter ganho a porra do Europeu. E sei do que estou a falar.
Porque do campeão, daqui a algum tempo, já ninguém se lembra, nem liga a isso.
A "Historia" actual (Palmarés), diz que Portugal ainda tem mais Campeonatos da Europa ganhos, que qualquer outro país da Europa.