Catxo Ordeig & Carlos Feriche (Foto no Europeu de juniores de Santander 2005 - LINK) *
26.07.2008: ESPANHA 1 - PORTUGAL 0
*
Saí ontem de Portugal, às 18h30 no carro com a familia, para regressar a Genève.
Durante a semana, foi com alegria que pudemos seguir a nossa equipa através dos canais da RTP2 & RTP1.
Durante a viagem, foi vibrante o comentário da Radio Antena 1, que me permitiu reviver hoquei à maneira antiga :-)
E fui a seguir o Relato até quase ao pé de Salamanca.
A 5 minutos do fim, parei o carro, porque tinha medo de perder a comunicação e ficar a ouvir navios...
Enquanto não acabou o jogo, não havia Pedro para ninguém...
Infelizmente para Portugal, não foi possível vencer esta Super Maquina Espanhola, que tem vencido absolutamente tudo nos últimos anos. Com muito, mas mesmo muito poucas mudanças na equipa de um ano para o outro.
Penso que isto sim, é o segredo n°1, para as suas vitorias.
A maior parte dos Portugueses concorda com certeza a 80 ou 90 % com a escolhas de Luis Senica. Penso que foi conseguida uma equipa forte, que poderá ser ainda mais forte no futuro. Porque como já disse mil vezes, "Roma não se constuíu num só dia".
*****
Quanto à Itália, a ausencia de David Motaran, foi muito sentida. A escolha de alguns jogadores, por parte de Alessandro Cupisti, também me surpreendeu, pois parecia-me haver alguns jogadores de qualidade bem superior a 1 ou 2 dos que estiveram em Oviedo, a jogar em Italia esta época. *****
A França conseguiu o 4° lugar, que pela derrota minima concedida frente a Italia por 4-3, acabou por merecer.
*
A Suiça foi muito renovada, devido a decisões tomadas por grande parte dos jogadores vice-campeões da Europa 2006 e Mundo 2007 para este ano.
Só 2 jogadores presentes em Oviedo tinham esse estatuto. Os golos marcados contra Portugal, não foram "Arrogantes" como li num jornal, mas sim vividos com muita alegria e emoção, o que é "Perfeitamente normal"... Perder 6-3 contra uma equipa como a de Portugal com uma equipa "novinha" parece-me bastante honroso.
Zabalia não tinha grande conecimento do Hoquei Suiço e acabou por obter o 5° lugar.
A vitorias por 1 golo contra a Alemanha nos 2 jogos disputados, o empate contra a Inglaterra 0-0 no primeiro jogo e vitoria 1-0 no jogo do 5°-6° lugares, e a derrota por 3-2 contra a França que só perdeu por 1 golo contra a Italia, mostraram que o Equilibrio entre estas equipas está mais que presente e que tão depressa podes ficar em 3°, como ficar em 8°.
É bom ver que o trabalho feito nestes ultimos anos, permitem à Suiça de poder manter uma boa imagem a nível Internacional, mesmo quando 70% dos jogadores da equipa são internacionais seniores pela primeira vez.
*
A Inglaterra de Carlos Amaral esteve bastante bem e a Alemanha de Johan Van Diejen falhou de novo nos jogos do seu campeonato, mas também deixou quanto a mim uma excelente imagem. A unica equipa que se apresentou com maiores dificuldades foi a Holanda em que se pode ver um grande fosso na area da formação, visto a diferença de idades entre os jogadores mais novos e mais velhos da equipa.
*
Em resumo:
Carlos Feriche, levou a Espanha à 5° vitoria consecutiva em Europeus de Séniores.
Portugal, vendeu cara a derrota e mostrou que o seu lugar é sempre na final.
Alias, o próprio Carlos Feriche, felicita Luis Sénica que está confiante no futuro (Artigo "O Jogo") *****
Outros artigos do Jornal "O Jogo, do dia 27.07.2008":
*****
*****
Jornal "A Bola":
*
Parabéns aos Campeões 2008:
JORDI BARGALLO ( IGUALADA H.C )
*
Carlos Feriche (photo au C.E juniores de Santander - LINK), *