31 décembre 2007

Mensagem do Prof. José Pedro Martins

Foto tirada no Europeu de Juniores - Dinan 2001
*****
Caro Amigo
PEDRO ANTUNES

Obviamente que não poderia deixar passar este 2007 sem te enviar algumas sentidas palavras:

Palavras de felicitações...
...pela seriedade, honestidade e eficiência com que vais continuando diariamente a "construir" o teu blog, assumidamente um dos mais importantes meios de informação e diálogo sobre a modalidade que nos continua ainda a apaixonar - o hóquei em patins. Assumo que sou visita praticamente diária do dito blog.

Palavras de incentivo...
...pela continuidade do profícuo trabalho e desempenho da equipa de hóquei em patins que galhardamente representas. Nunca esquecerei que és um dos muitos treinadores portugueses a actuar no estrangeiro. E, com assumido sucesso. Força! Continua!

Palavras de esperança...
...para o tal 2008 prestes a "bater à porta". Para ti, para os teus e para todos os portugueses que vivem fora das nossas fronteiras;

Palavras de lamento...
...pela triste realidade e destino do hóquei em patins em Portugal. Quando começará o Futuro desta nossa modalidade?

Abração.

J. Pedro Martins, Prof.
(
Ver o seu site de fotografia aqui)

*****

Olá Zé Pedro,

Agradeço-te imenso esta tua mensagem. És alguém que dificilmente esquecerei um dia.

Ainda há pouco tempo te referi naquela entrevista que o Alvaro Gonçalves me enviou (
ver aqui). Porque penso sincéramente, que fostes daqueles que começaram a trabalhar sériamente com aqueles, que hoje fazem parte dos grandes jogadores que podem representar a nossa seleção principal.

Formás-te grandes campeões, que hoje na maior parte e embora ainda sejam jovens, estão esquecidos... Jogadores que têm hoje 24-26 anos e que de certeza poderíam trazer muitas alegrias a Portugal.

Para um futuro melhor, parece-me que o primeiro passo, tería que ser o de recomeçar a transmitir regularmente jogos do campeonato nacional da primeira divisão e da Taça de Portugal na televisão. Mas esta tecla já vem a ser tocada há muito tempo.

Desejo-te também muita felicidade e sucesso para este ano 2008, para ti e para os teus.

Um grande abraço, deste teu amigo, não de sempre, mas para sempre,

Pedro Antunes

30 décembre 2007

Ranking Shiny Stat 28.12.07 - 5 x Hoquei Patins no Top 90

É muito bom, ver que os Blogs dedicados ao Hoquei em Patins, conseguem figurar neste ranking, que só mostra os primeiros 90 Blogues de "Desportos Diversos" mais visitados.

29 décembre 2007

Jogos da Lusofonia de 2009 a realizar em Portugal (por Rinito)

Amigo Pedro
Se poder agradeço que publique o seguinte :


"A propósito dos Jogos da Lusofonia de 2009 a realizar em Portugal, veio a público que a ACOLOP através do Srº. Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico de Portugal, preteriu o Hóquei em Patins de participar nos Jogos .

O que podemos dizer a não ser injustiça e ingratidão.

Qualquer País normal promove aquilo que tem de melhor, nós por cá somos ao contrário. É obrigação e um dever que o COP tem em dar ao Hóquei em Patins a oportunidade da modalidade participar nos próximos Jogos da Lusofonia. Será que os nossos dirigentes têm memória curta e já esqueceram o grande serviço que o Hóquei em Patins tem dado a Portugal e aos Países de expressão Portuguesas ???

Volto a frisar que é injusto e ingrato aquilo que estão a fazer, não podem ser desmemorizados e quer queiram quer não e por muito que custe a alguns, o Hóquei é amado por milhões de Portugueses, que lhes povoa o seu imaginário desde míudos, sim fomos criados e educados com as vitórias da nossa selecção de Hóquei, muitos era a única alegria que tínham, façam sondagens e perguntem aos Portugueses, a razão porque gostam tanto de Hóquei .

Por favor Senhores da ACOLOP e do COP, que estais tão alto, não pensem sequer afastar o Hóquei dos Jogos, o desporto do povo e por ventura o mais Lusófono de todos. "

Cumprimentos
Rinito Rita

*****

Claro que publico, porque também acho triste, que o Hóquei em Patins seja excluído deste evento.
Talvez ainda se vá a tempo de corrigir isso...
Grande abraço.
Pedro Antunes

23 décembre 2007

Entrevista para o Blog "Tenho uma Idéia" (do Alvaro Gonçalves)

"A selecção que vence é sempre aquela que merece vencer"

Decorreu entre o dia 25 de Novembro e 1 de Dezembro, no Chile, o Campeonato do Mundo de juniores, em hóquei em patins.
Portugal alcançou o 2º lugar, tendo perdido com a Espanha, na final, por 2-1.
À imagem do que se sucedeu com o Mundial de seniores em Julho, onde José Querido fez, para o blog, um rescaldo da competição, o mesmo acontece agora. Desta vez, cabe a Pedro Antunes dar a sua opinião acerca, essencialmente, da participação portuguesa na cidade de San Miguel.

Alvaro Gonçalves (AG) - Como avalias a prestação portuguesa no Mundial?
Pedro Antunes (PA) - Acho que foi excelente porque confirmou que, embora não tenha tido tanto tempo de preparação como o Chile e a Argentina, ficou à frente deles na classificação final, o que não era fácil.
Esta selecção já disputa europeus há vários anos e sofre poucas alterações de um ano para o outro.
Penso que a integração de 1 ou 2 jogadores do último ano, talvez tivesse sido interessante para a nossa selecção no entanto os resultados obtidos foram excelentes.

AG - A derrota de Portugal contra o Chile, na última jornada do grupo, levantou muita contestação. A tua opinião na altura foi que o resultado serviu para evitarmos a Espanha e a Itália antes da final. Continuas a pensar da mesma forma?
PA - A verdade é que continuo a pensar da mesma forma, embora, como seja normal, ninguém diga o contrário. O próprio Luís Sénica (seleccionador nacional de juniores) já me escreveu a confirmar que a vontade de Portugal era mesmo vencer. Mas eu continuo a pensar que foi uma derrota inteligente, pois jogar contra a França nos quartos de final não é a mesma coisa que jogar contra a Itália. E jogar contra a Argentina nas meias finais, também, não é a mesma coisa que jogar contra a Espanha, que como se veio a verificar, acabou por ser campeã do Mundo.
Quando a França joga contra Portugal é praticamente derrota assegurada para os gauleses, enquanto que contra a Itália a história é diferente.
Recordo apenas que no Europeu de Juniores de 2006, esta Itália derrotou este Portugal e que os jogadores eram basicamente os mesmos.

AG - Mas não achas que, de certa forma, Portugal mostrou ter medo dessas selecções?
PA - Portugal não tem medo de ninguém. Ser inteligente não significa ter medo.
Participei nos últimos 7 Campeonatos da Europa de Juniores e nunca vi Portugal jogar com medo de quem quer que seja. Isso posso-te assegurar.

AG - Portugal mostrou ter boas soluções para o futuro?
PA - Há muitos anos que Portugal mostra ter boas soluções para o futuro. Os jogadores que passaram pelas mãos do Prof. Pedro Martins, Vasco Vaz e, agora, Luís Sénica são todos bons jogadores.
Mas cada coisa a seu tempo. Não se pode continuar permanentemente a falar em renovações porque esse é, para mim, o maior problema da nossa seleção principal.
Nos seniores temos que levar os melhores, sejam eles novos ou velhos. Só assim poderemos voltar a ser um dia Campeões da Europa ou do Mundo.

AG - A verdade é que Portugal voltou a ficar atrás da Espanha. Primeiro os juvenis e agora os juniores, já para não falar dos seniores. A diferença entre Portugal e Espanha nos escalões jovens é tão notória como nos seniores?
PA - A diferença não é grande. Repara que os jogos entre Portugal e Espanha acabam quase sempre com diferenças mínimas.
Penso apenas que a Espanha tem uma maior disciplina táctica que Portugal, em todas as categorias. O jogo deles é muito mais pensado e muito mais defensivo que o jogo de Portugal. Em Portugal, em geral, os jogadores têm, no meu ponto de vista, muito mais espaço para a criatividade individual. Muitas vezes dá resultado, mas contra a Espanha, que também tem jogadores muito fortes individualmente, essa criatividade pode ser perigosa. E não é em 4 ou 5 semanas de trabalho, que podes corrigir todos os “defeitos” dos jogadores.
O Hóquei espanhol é basicamente muito mais táctico que o hóquei português e o resultado disso vê-se depois ao nível das selecções.

AG - Há algum jogador Português que aches que vai dar frutos quando chegar a senior?
PA - Dos que conheço bem, penso que o Diogo Rafael, entre outros, vai dar que falar dentro de alguns anos, se continuar a trabalhar e a evoluir com dedicação e com muito espirito de sacrificio.
Mas também penso que há alguns jogadores juniores, que não fizeram parte desta seleção, que poderão, de certeza, dar frutos quando chegarem a seniores.

AG - A Espanha foi uma justa campeã?
PA - Esta foi uma “repetição” da final do Europeu de juvenis de 2004, em que a Espanha já tinha saído vencedora. Os jogadores eram praticamente os mesmos.
Penso que a seleção que vence é sempre, em princípio, aquela que merece vencer.
No entanto, é sempre importante felicitar todas as outras seleções, pois são elas que permitem que a competição aconteça. E porque, de certeza, cada uma delas deu o melhor de si mesma.
Mas como em todas as competições, “só pode ganhar um”! E campeonatos desta importância só há uma vez por ano para cada categoria.
“Para o ano há mais”! (risos)

Álvaro Gonçalves

Domingo, 23 de Dezembro de 2007
no Blog
« Tenho uma Ideia ! »

20 décembre 2007

Juniors B & C - Genève RHC 2007/2008

Bravo pour cet excellent début de championnat:
Juniors B & Juniors C ont terminé en tête de leurs groupes.
C'est un plaisir de travailler avec vous chaque semaine.
Joyeuses fêtes à vous tous et à vos familles.
(Préparez-vous a voir quelques uns de ces joueurs, dans les équipes nationales dans quelque temps.)
***

(Os meus jovens acabaram a primeira fase do campeonato, em 1° lugar - Iniciados e Juvenis.
Preparem-se a ver alguns destes jogadores nas seleções, dentro de algum tempo)
Parabéns e Boas festas a todos.
Pedro Antunes

Copias do B.I./ Passaportes - Copies des C.I. / Passports

La Police recomende de mettre toujours 2 traits en haut à gauche, en écrivant "Copie pour...", sur les copies de vos documents, afin d'éviter les problèmes...

Pedro Antunes

19 décembre 2007

16.12.2007: VIDEO Coupe Suisse: Juventus 4 – Gipf 1 (Video)

16.12.2007: Coupe Suisse: Juventus 4 – Gipf 1

(quelques occasions de but suplémentaires...
Bravo aussi au gardien de Gipf):

LNB & C. Suisse Juventus /Wolfurt / Gipf – PRESSE

Article du Journal 24 Heures. (M. André Vouillamoz - 18.12.07)
*
Article du Site Juventus-Montreux HC
*
Article du site de Radio Chablais
**

Mini-Entrevista do Luis Viana (Bassano)

Pedro Antunes - Olá Luis,
Parabéns por essa bela vitória em Follonica.
(Escrevi a minha opinião no blog)
O que é que pensas deste jogo?

Luis Viana - Ola Pedro,
Obrigado. foi um jogo muito emotivo no qual entramos muito concentrados e surpreendemos o Follonica com um sistema de jogo diferente do habitual. Depois foi só converter algumas das chances criadas e tentar anular o contra ataque que é a sua arma principal. Acho que foi um jogo bem conseguido e um resultado justo.

Pedro Antunes - Que mensagem gostavas de deixar para os portugueses que visitam este blog, neste fim de ano?

Luis Viana - Quanto a mensagem que queria deixar, era desejar a todos os portugueses boas festas um novo ano cheio de saúde e sucessos e em especial para aqueles que estão fora do país, que continuem a fazer o seu melhor para deixar o nome de Portugal sempre o mais alto possivel. Um abraço especial para ti Pedro e continua o teu excelente trabalho pelo hoquei patins. Parabéns.

*****
OBRIGADO Luis e Boas festas para vocês todos.
Pedro Antunes

18 décembre 2007

18.12.07: Follonica 2 - Bassano 5

"Follonica perde em casa, pela primeira vez em 3 anos."

18.12.2007: Follonica 2 - Bassano 5 (0-2)

Evolução do resultado: 0 - 2; 0-3, 2-3, 2-5

Golos do Bassano: Ricardo Pereira (3), Sérgio Silva (1), Valerio Anteza (1).

Golos do Follonica: Mirko Bertolucci (1), Alessandro Michiellon (1)
Foto com Massimo Cunegatti.

Jogo muito tático do Bassano, que teve no stick de Ricardo Pereira, um grande grau de eficácia e teve na baliza um Massimo Cunegatti em alto nível.

O Follonica, pode-se queixar da falta de eficacia dos seus atacantes, para justificar um resultado tão desnivelado.

Com o resultado em 2-3, assistíu-se a algumas decisões um pouco "tendenciosas" da parte de um dos árbitros que se lembrou de "inventar" um cartão azul a Orlandi, quando o outro arbitro lhe tinha acabado de mostrar um simples amarelo.
Em abono da verdade, durante uns largos instantes, quando os de um lado eram atirados para o chão, não havia falta, mas quando eram os do outro lado, havia... Deixo-vos descobrir "quais são quais"...

Não foi um jogo muito bonito de ver, mas muito interessante do ponto de vista táctico. O Bassano foi muito mais colectivo e teve a sorte do seu lado.

Guilherme Silva esteve bem na baliza, mas no final do jogo, quando o Follonica dava o tudo por tudo para igualar o jogo, foi muito abandonado pelos seus colegas de equipa... "Perdido por 1, perdido por 1000"!
No Follonica, sobresaíram várias vezes as capacidades individuais de Mirko Bertolucci, que conseguiu criar um grande número de ocasiões de golo, que hoje não foram aproveitadas pelos seus colegas.

Após várias derrotas no campeonato, o Bassano de Ricardo Pereira, Sérgio Silva e Luis Viana, pode com este resultado embalar para um fim de campeonato com muito mais confiança.

Parabéns ás duas equipas e à Rai Sport que em colaboração com a Federação Italiana, leva o Hóquei em patins aos quatro cantos do mundo todas as semanas.

Pedro Antunes

Hockey & TV : RAI Sport : Follonica - Bassano

Grazie Italia.

17 décembre 2007

Mensagens amigas (3)







Fico muito honrado com as vossas mensagens.
Obrigado a todos.

LNB - Résultats & Classement Actuels

Dornbirn est déjà Qualifié,
Uri a besoin encore de 2 victoires et c'est OK,
Munsingen est très bien placé.
Juventus est la seul équipe qui peut encore mathématiquement prendre la 3ème place.
*
Tableau complet Tour de Qualification LNB.
Tableau avec les 4 derniers résultats et les matches à jouer encore.
*
(Presse & Video ici)

Mensagem Alvaro Gonçalves - Blog "Teho uma idéia"

Boas Pedro!

Tenho ido ler o blog mas não tenho deixado a minha opinião porque não tenho conseguido.

Parabéns por toda a cobertura que fizeste do mundial sub-20...Estiveste 5 estrelas.

Em relação a Portugal, penso que a performance foi no mínimo positiva porque para ser completamente positiva tinhamos de ganhar.

No entanto, se os jogadores forem bem trabalhados tacticamente, fisicamente e, principalmente, psicológicamente temos um futuro risonho pela frente.

É dar a oportunidade de trabalhar a quem percebe de hóquei na prática e esqueça um pouco a teoria.

Um abraço e continua a fazer um bom trabalho.

http://mywork.blogs.sapo.pt/

Álvaro Gonçalves
***
Obrigado Alvaro.
Grande abraço.
Pedro

16.12.07 – Coupe Suisse : JUVENTUS 4 – Gipf 1 (mi-temps 3-0)

16.12.2007 - Coupe Suisse (1/8): Juventus 4 - Gipf 1

Juventus : P. Liaudat, A. Riesen, A. Valencia, A. Zancato (2), Ch. Brulhart; V. Diesler, X. Vaucher (2), X. Grossholz, H Martins, P. Monod.

Entraîneur: P. Antunes.

Evolution du score: 3-0 ; 3-1, 4-1

Match de 1/8 de final de Coupe Suisse, qui a commencé par une émouvante minute de silence, en mémoire de notre Ami et arbitre de Wimmis, M. Werner Schaeppi.
M. Schaeppi, a semble-t’il eu une attaque cardiaque, à 1,30 minutes de la fin de la partie qui opposait Pully à Wolfurt cet après-midi à la Tronchennaz et malgré tout ce que les joueurs présents on fait pour essayer de le sauver, il n’a pas survécu à son attaque.

C’est donc sous un climat un peu « étrange », que nous avons joué ce match, que nous avons emporté 4-1, sans trop de difficultés, contre une équipe de Gipf motivée, mais sans atouts pour contrer le jeu de notre équipe.
Encore toutes nos condoléances à la famille de M. Schaeppi.
Pedro Antunes

15.12.07 – LNB : JUVENTUS 6 – Wolfurt 2 (mi-temps 3-2)

Alejandro a marqué encore 4 magnifiques buts.





15.12.07 – LNB : JUVENTUS 6 – Wolfurt 2 (mi-temps 3-2)

Juventus : P. Monod, A. Riesen (1), A. Valencia (4), A. Zancato (1), Ch. Brulhart; V. Diesler, X. Vaucher, X. Grossholz, P. Liaudat.

Entraîneurs: P. Antunes & J. Elias.

Evolution du score: 0-1, 1-1, 1-2, 3-2; 6-2.

Encore un très beau match de rink-hockey, offert par notre équipe, contre une très bonne équipe de Wolfurt.
Coup de chapeau à toute l’équipe pour l’excellente 2ème mi-temps.
Félicitations à Arnaud, pour l’ouverture de son compteur personnel, qui couronne son excellent match..
Ce résultat, nous permets de continuer à croire qu’il est possible de finir dans les 3 premiers LNB.
Ce sera difficile, mais on va essayer.
Pedro Antunes