31 juillet 2010

COMENTÁRIO DE UM AMIGO, AO JAIME SANTOS

Para quem não conhece Jaime Santos, este é o Homem com agora 60´s e poucos anos de idade oriundo de Moçambique que há mais de 20 anos "fabrica" atletas de hóquei em patins no CDPA.
É a pessoa mais séria, trabalhadora, amigo, exigente e com raça de campeão que jamais conheci em formação de crianças com 4 / 5 anos de idade. É uma máquina que atrai a miudagem (rapazes e raparigas), os estuda e deles faz os futuros lutadores desta modalidade com horas e horas de trabalho com muito Km. à mistura.
Bastava um click ou um telefonema e TODOS estavam à hora e local X para um treino amigável, um almoço fosse o que fosse, era um lider que incutia nas crianças o espírito de responsabilidade e do "querer".
Sem ser de grandes estudos, era um relações públicas com outros Clubes de Norte a Sul e um Mestre na arte de ensinar e de conquistar vitórias.
Entregou a colegas dos Escalões imediatamente a seguir (os antigos B´s) verdadeiras máquinas de jogar hóquei cujos nomes aqui não se enquadram por serem muitos e de diferentes gerações. Todos sabem onde eles estão hoje e quem são.

Que Direcção é esta a do actual Paço Darcos para deixar sair um Homem desta natureza que deu grande parte da sua vida ao Clube sem nunca ter olhado para o relógio?

O CDPA viveu uma larga temporada com um Presidente (que no céu bem triste deve estar), directores e um bom punhado de homens que tudo deram por amor à camisola. Assim foi possivel formar jogadores que hoje nas vertentes de Juvenis, Júniores e Séniores militam pelos mais variados Clubes Nacionais e dos Países vizinhos sem necessidade de aqui referir nomes porque o Pedro Antunes já se referiu a alguns.

Feliz fica agora a AD de Oeiras que na Linha chegou a ser um grande Clube, uma boa Escola, passou a menos boa, má e de rastos mas que agora vai poder mostrar nos tempos mais próximos os frutos destas mudanças não só pela avalanche de miúdos que o Jaime levou consigo, como os que vão agora chegar e que se presume rondar os 60.

De salientar também o facto de este velho Clube ter recrutado outro treinador do CDPA que para além de Licenciado nesta vertente é de boa formação cívica e moral a quem os Juvenis irão ser entregues.
Ironia do destino 3 ex-treinadores do CDPA na ADO com José Carlos (ex-GR) aos comandos do barco.
É certo que a vida é um ciclo mas há ciclos que se encerram ou se interropem e o Paço Darcos que se cuide em matéria de formação do hóquei em patins.
Uma chamada de atenção às entidades competentes e à Câmara Municipal de Oeiras que gere verbas para ambos os Clubes.
Um pai, um ex-PA e um amigo do Jaime Santos desde há 20 anos.
*

Aucun commentaire: