25 juillet 2006

"SUISSINHOS" indigestos !!!...

"Suíça na final do Europeu após afastar a Itália"
In : Jornal RECORD
Data: Sexta-feira, 21 Julho de 2006 - 22:51

NEM OS "ARRANJOS" VALERAM AOS TRANSALPINOS

A selecção suíça de hóquei em patins fez hoje justiça no Campeonato da Europa, ao vencer surpreendentemente a anfitriã Itália por 3-1, no desempate por grandes penalidades, com 2-2 no final do tempo regulamentar e prolongamento.

Depois de a equipa da casa ter vencido a Áustria por curtos e enganosos 4-0 na última jornada da fase de grupos, somente para evitar Portugal e Espanha nas meias-finais, a Suíça derrotou os transalpinos no jogo de acesso à final, à semelhança do que os espanhóis fizeram hoje aos lusos (5-1).

Desta forma, a Suíça defronta sábado a Espanha na final da prova, em Monza, atingindo pela segunda vez na sua história um jogo decisivo de um Europeu (1937, derrota com Inglaterra), enquanto Portugal disputa com os italianos o terceiro posto.

Num jogo surpreendente e recheado de emoção, foram os italianos os primeiros a marcar, permitindo, depois a reviravolta aos suíços.

Com 2-1 ao intervalo a favor da Suíça, os italianos voltaram a mostrar mau perder, mas acabaram por conseguir levar o jogo para o prolongamento e, depois, para a "lotaria" das grandes penalidades.

No desempate por castigos máximos, os suíços foram novamente melhores - já o tinham sido durante quase toda a partida - e carimbaram o passaporte para a final do "arranjado" Europeu de Monza.

A equipa italiana e os seus dirigentes que, desde o inicio da prova, ou melhor, antes, na realização do formato do Europeu e da escolha dos grupos, tudo fizeram para marcar presença na final, voltam a ficar de fora dos dois primeiros lugares, à semelhança do que já aconteceu por 35 ocasiões, em 47 edições do evento

P.S.: "O meu comentário":
O (estranho) calendário da prova, as (eternas) renovações que tanto foram pedidas a certos selecionadores e sobretudo a qualidade da Suiça, que como eu já disse "devagar se vai ao longe", levaram a Suiça a fazer história, obtendo a sua segunda "Prata" em Europeus de seniores (a última tinha sido há 67 anos).
Parabéns à Suiça, que no jogo contra Portugal, até começou bem, mas após o 3-0, decidiu claramente, não gastar mais forças na batalha, deixando o resultado avançar para os 7-0.
A classificação final da Suiça (relembro que são todos amadores excepto o Jérôme Desponds que vai para o Hockey Novara 2006/2007), veio a mostrar que essa táctica era a melhor escolha nesse momento do jogo.
O Facto de Portugal e Espanha se encontrarem nas meias-finais, dava á Suiça uma ocasião única de conseguir este feito, que obteve com todo o mérito, pois não é fácil uma equipa que vai a um europeu com uma dúzia de treinos escalonados de fevreiro a julho, vencer uma Itália que com certeza preparou bastante bem este Europeu de Monza.
Esta Suiça, conta com excelentes jovens jogadores, que poderão sem dúvida continuar a criar problemas aos "grandes" nos próximos campeonatos.
HOPP SUISSE!
Pedro Antunes.

1 commentaire:

Unknown a dit…

Eu sei a razão!

Mas escreve-se "indigesto" e não "indijesto"