26 juillet 2006

Entrevista; MJ7 - Pedro Antunes (22.03.06)

Porque gostei desta entrevista, cá fica também, para mais tarde recordar :



ENTREVISTA EXCLUSIVA COM PEDRO ANTUNES (Seleccionador Suiço)
Site do MJ7 : http://marioserra7.blogspot.com/2006/03/entrevista-exclusiva-com-pedro-antunes_22.html


Pedro, antes de mais o meu muito obrigado por teres aceite este convite para esta conversa.

Mário Jorge- Como é que o hóquei português é visto na suiça?
Pedro Antunes- O Hóquei em patins na Suiça, é um desporto ainda bastante marginal e 200% amador.
Tirando meia dúzia de terras, ninguém sabe o que é o Hóquei em patins.
Quando falo no nosso desporto, dizem-me « Há, sim… aquele hóquei com sapatilhas e com um stick esquisito… » (hóquei em campo).
No entanto, aqueles que conhecem, sabem que Portugal continua a ser uma das maiores potencias Mundiais da modalidade. O Hóquei Português é um misto de magia e disciplina táctica, que resulta quase sempre em excelentes jogos. Pena é que ande arredado das televisões (salvo raras excepções).Outra coisa que temos dificuldade de perceber, é o porquê de tantos clubes portugueses, recusarem participar nas provas europeias

Mário Jorge- Porque é que cada vez mais os nossos melhores jogadores, como é o caso do Filipe Gaidão, Ricardo Pereira, Sérgio Silva e outros, emigram de Portugal para outras ligas ?
Pedro Antunes- Ser emigrante é algo de muito complicado. E eu estou bem colocado para o saber, pois já estou há 20 anos na Suiça. Se os nossos melhores atletas saiem de Portugal, é porque algo vai mal… Os clubes estrangeiros para onde eles vão, estão com melhores condições financeiras e apresentam propostas interessantes. A carreira de um jogador acaba por ser curta e cada um tem que olhar para a sua vida. Para eles, assim como para todos os emigrantes, mando um grande abraço, pois sei o que sentem num cantinho do seu coração

Mário Jorge- Um conselho para os miudos que agora estão a dar os primeiros passos nesta modalidade.
Pedro Antunes- Treinem, brinquem e continuem no hóquei, enquanto isso for um prazer.
Saibam que todos têm direito de ser ou não ser campeões.
Um concelho particular : Não façam jogos oficiais enquanto não tiverem um certo número de treinos nas pernas. Muitos miúdos abandonam o Hóquei, porque os pais se chateiam de andar a “viajar” para ver os seus filhos jogar, fazem kilómetros… e depois o miúdo joga 2 minutos… quando é possível !
Pensem nisto !

Mário Jorge- Para quando a tua ascenção ao cargo de seleccionador nacional de séniores da Suiça?
Pedro Antunes- Esta é uma questão que por enquanto não está nos meus planos. Costumo viver a vida como ela vem. Estou muito feliz, com o meu trabalho com os juniores. Tenho um treinador adjunto, o Jorge Elias, que é para mim como um irmão e a idéia de treinar os seniors nem sequer nos passa pela cabeça.
Se um dia a proposta aparecer, será uma questão para reflectir, pois os séniores também pedem um maior investimento a nível de tempo de preparação.
É preciso saber, que quando vou a um campeonato da Europa, tiro férias no trabalho para lá ir. Para os juniores basta uma semana, mas para os séniores é preciso mais e é complicado explicar isso à minha mulher e aos meus filhos.

Mário Jorge- Quais os teus objectivos imediatos para a equipa que treinas, a selecção nacional de juniores suiços?
Pedro Antunes- O objectivo é chegar de novo ao pódio, no campeonato da Europa (Sait-Omer 28.08 – 2.09).
Sabemos que não é fácil, mas também sabemos que é possível. Sobretudo, se pensarmos que, temos praticamente a mesma equipa com que ganhámos a medalha de bronze, no ano passado em Santander. Como em 2005, só vamos ter 12 dias de preparação… aos domingos… e de Fevereiro até final de Agosto.
É uma planificação que nos agrada, visto que todos trabalhamos durante a semana. Os resultados obtidos nos últimos campeonatos, mostram que embora sejamos um pequeno país, temos conseguido fazer grandes coisas em todas as categorias.

Mário Jorge- Uma mensagem aos Portugueses
Pedro Antunes- Francamente, não percebo bem, como é que com os salários tão baixos, tanta gente tenha carro, casa e uma vida que parece bem mais calma que nós temos na Suiça.
Continuem a ser um povo que sabe acolher e que é conhecido em todo o mundo como um dos povos mais simpáticos. No entanto, é um povo que por vezes é demaisado orgulhoso e para o qual qualquer « coisinha » é boa para fazer « guerras ». Se evitassem certas quezilias seriam ainda mais felizes.

Mário Jorge- Para quando um regresso a Portugal ?
Pedro Antunes- Gosto muito de ir a Portugal de férias… Mas não está no meu objectivo regressar de vez.
Todos os anos. no mês de julho, vou a Riachos ver a minha família e os meus amigos.
Gosto muito da minha terra, mas o estado geral do país, está no meu ver « Mau demais…”. Há « meia dúzia » de pessoas muito ricas e milhares a viver com muitas dificuldades.
Os meus filhos nasceram na Suiça, um país que me soube acolher e por isso entre outros pontos, como a boa assistência médica e o bom nível de vida que consegui obter, não penso regressar definitivamente a Portugal.

Mário Jorge- O que achas dos primeiros dias do meu blog?
Pedro Antunes- Acho que está muito interessante. As crónicas dos teus colaboradores também dão cor ao teu Blog. Vamos esperar que as pessoas não se aproveitem deste espaço, para lavar roupa suja, atrás do nome « anónimo », como acontece noutros blogs.
Desejo-te as maiores felicidades e estou muito feliz de te ter reencontrado depois de 20 anos sem te ver. Graças ao Blog do Santa Cita.
Se este Blog permitir a mais alguém de encontrar um amigo, como eu te encontrei a ti, então já valeu a pena de o teres feito.
Já agora se puderem, passem visitar o meu blog. : http://patinslover.blogspot.com/
Um grande abraço e até sempre.

Mário Jorge- Obrigado Pedro e até á próxima

escrito por MSJ7 @ Quarta-feira, Março 22, 2006

4 commentarios :
Mário Jorge a dit…
Amigos, como podem constatar com o testemunho do Pedro, afinar o nosso hóquei não está no nivel tão baixo como alguém o quer colocar. Veja-se por exemplo o facto de os miudos das selecções de juniores, que para se prepararem para um campeonato da Europa, apenas se juntam aos domingos á tarde, e depois uma semana antes do evento, ao contrário de nós onde a concentração por vezes é feita mais de um mês antes. São estes temas que gostassem que fossem discutidos neste espaço, ao contrário de roupa suja que alguns teêm tentado lavar, mas felizmente o sabão começa a estar caro....
Um Grade Abraço
Mário Jorge
Quarta-feira, 22 Março, 2006

CAJÉ a dit...
Bons conselhos e acima de tudo uma paixão grande pelo Hóquei. É evidente...so assim foi possivel uma medalha no Campeonato da Europa. É bom quando um português triunfa no estrangeiro. Parabéns. Um abraço
Cajé
Quinta-feira, 23 Março, 2006

RAFAEL OLIVEIRA a dit...
Antes de mais gostaria de felicitar o Pedro pela forma solta e leve , como aborda as questoes o que demontra tranquilidade e força de espirito, por outro lado felicita-lo pelo excelente trabalho que esta a fazer com os jovens Suiços, e por força desses resultados acredito que as coisas possam melhorar para o hoquei suiço, em termos de atençao e apoios.Embora vá devagarinho Pedro, porque a nossa seleçao, já tem adversarios fortes que cheguem, porque a frança tambem está aí a evoluir a olhos vistos tambem no hoquei jovem e tambem com costelas Portuguesas metidas neste trabalho, que tambem já ven de trás.passe a brincadeira, que é séria porque as dificuldades com a suiça já sao visiveis, mas isso só vem abonar o excelente trabalho do Pedro, mas de certeza que o Pedro nao tem conseguido este trabalho só com bons concelhos e paixao, concerteza que impoe muito rigor ao seu trabalho , concerteza que esse trabalho tem um ou varios metodos, concerteza que as chatices e muitas vezes a frustraçao o acompanham, na medida em que a falta de condiçoes nao nos permite ir mais longe, quando o potencial esta ali a mao. Isso sim é de reter, pois é o conjunto destas coisas todas e outras que mais que fazem a diferença, entre um bom e um mau trabalho, e é nessa altura que aparece o que está dentro de cada um, e pelo que temos presenciado em termos de evoluçao e por tabela resultados, e pelo que nos é dado a ver em relaçao a pessoa que o Pedro é, entao podemos contar que de facto Portugal vai ter mais um adversario e pelos vistos bem forte, porque ó que é Portugues é bom e o Pedro é-o, bom Portugues e bom tecnico de hoquei em patins, felecidades para a tua vida e para o teu trabalho ao nivel do hoquei, obrigado Pedro.
Quinta-feira, 23 Março, 2006

Pedro Antunes a dit... Obrigado a todos, pelos vossos comentários. Sexta-feira, 24 Março, 2006

Aucun commentaire: