25 juillet 2006

Entrevista - HPTreinadores a Pedro Antunes


Um grande obrigado ao Blog HPtreinadores e ao meu amigo Helder Nuno Sousa Antunes, por me ter feito esta entrevista.
Um grande abraço.

http://hptreinadores.blogspot.com/2006/07/pedro-antunes-um-breve-olhar-sobre-o.html

Aqui fica a copia da entrevista postada na Segunda-feira, Julho 03, 2006:



PEDRO ANTUNES "UM BREVE OLHAR SOBRE O HÓQUEI EM PATINS E SOBRE O DESPORTO EM GERAL"



PEDRO ANTUNES
- Seleccionador/Treinador da Suiça - Juniores de Hóquei em Patins.
- Treinador dos Juvenis e dos Iniciados do Genève RHC
- Jogou Hóquei em Patins até aos 33 anos em Riachos (80-82), Torres Novas (82-85) e no Genève (85-2000).
- Começou a treinar o Genève RHC em 1993 (equipa de juvenis) e desde 2000 a Selecção Suiça de Juniores.
- Campeão Suiço de Juvenis em 1995, 1996 e 1998,
- Vice-Campeão de Séniores em 2000/2001 e vencedor da Taça em 2001/2002.
- Com a Suiça, nos 6 europeus de Juniores disputados, foi 2 vezes 5° classificado , 3 vezes 4° classificado e 1 vez 3° classificado (em 2005).
- Ganhou 4 vezes o prémio « FAIR-PLAY » nos Europeus com a selecção Suiça.


HPTREINADORES –
Quais as diferenças entre ser treinador de um clube e de uma selecção nacional?

Pedro -
Há muitas… A mais importante, a nível Amador como é o nosso, é o tempo que passa com uma ou com outra.
No ano em que ganhei a taça Suiça, como treinador do Genève, treinávamos 2-3 vezes por semana. No ano passado, em que ganhamos a medalha de Bronze no Europeu de Juniores, treinamos unicamente 14 dias, entre Fevereiro e Setembro…
Outra grande diferença, é que nos clubes, tens que aceitar muitas coisas e por vezes, « engolir muitos sapos » em relação aos jogadores… Na Selecção, há concorrência e as coisas são completamente diferentes. Para que um jogador seja escolhido, este terá que dar sempre 100% !
Pessoalmente, prefiro trabalhar 1 mês com uma selecção, que 1 ano com um clube em que não haja concorrência dentro da equipa.

HPTREINADORES –
Como fazes para elaborares uma base de dados credíveis que te permitam observar os jogadores seleccionáveis e como detectas possíveis talentos para o futuro? Tens contacto com as equipas técnicas dos clubes?

Pedro -
Todos os anos vejo praticamente todos os jogos que há em Genève. Em todas as categorias. Já faço isto há 20 anos… Posso-te quase dizer, quais serão os jogadores que estarão na selecção Suiça de Juniores nos próximos 2 – 3 anos. A Observação dos candidatos, não se faz por isso em 1 ou 2 dias. Conheço quase todos os Hoquistas da Suiça, com mais de 14 anos.
Quando faço a pré-selecção (aberta a todos os jogadores que são inscritos pelos seus próprios treinadores de clube), ao fim de 1h30 só continuam 16 jogadores e 4 GR.
Este ano não fiz pré-selecção, pois a nossa equipa é praticamente a mesma do ano passado.

HPTREINADORES -
Quando participas numa prova como um campeonato da Europa, ou parecido, quais são os aspectos mais importantes que "trabalhas" nos teus jogadores inicialmente?

Pedro –
Em linhas gerais, o aspecto mais importante é sem dúvida a capacidade técnica defensiva individual. Depois é escolher os melhores jogadores, que tenham capacidade em executar aquilo que eu quero. Além disso é : Trabalho, Humildade e Gostar muito da Suiça.

HPTREINADORES -
Que tipo de preparação e metodologia de treino utilizas nas semanas imediatamente antes da competição a sério?

Pedro –
A que é possível… quando fazes o último treino uma semana antes de partir, como é sempre o nosso caso, não se pode falar propriamente de « metodologia de treino ». No entanto o que fazemos, fazemos a 100%. Temos que fazer num dia o que os outros fazem numa semana. Só trabalhamos a parte Técnica e Táctica (individuais e colectivas), no pouco tempo que temos.
Mas estamos muito felizes assim. Somos todos 100% amadores. Gostamos de Hóquei de Patins.
Adaptamos os treinos aos jogadores que temos. Não fazemos nada de especial com os jogadores, no que diz respeito à preparação física por exemplo. Essa parte importante é trabalhada pelos jogadores, nos treinos com os seus clubes.
No entanto, quando treinas a fundo durante 4 horas seguidas, como nós treinamos, podes crer que a tareia é bastante grande. Não conheço muitos jogadores, capazes de aguentar um ritmo como os meus aguentam. São espectaculares.

HPTREINADORES - No final dos treinos e dos jogos, dás importância e relevo a uma recuperação activa dos teus jogadores (corridas, alongamentos...), preparando logo o próximo jogo, ou o banho é melhor coisa depois do esforço?

Pedro –
No fim dos jogos há sempre um pequeno « treino de recuperação » feito pelo fisioterapeuta.

HPTREINADORES - Como vês actualmente o desporto em Portugal e em particular o hóquei em patins?

Pedro –
Fico triste por não haverem transmissões televisivas regulares. A televisão é o maior meio de comunicação. Antigamente, o Hóquei entrava a casa de toda a gente. Hoje já não é assim. (Em Itália e na Catalunha, praticamente é transmitido um jogo por semana).
Penso também, que não são assim tantos, os clubes em que se trabalha a formação como deve de ser. Talvez muitos deles baixem os braços, por estarem constantemente a ver sair os seus melhores elementos, para os clubes com maior capacidade financeira…

HPTREINADORES -
E quando comparado o desporto português e o hóquei em patins português para o desporto e o hóquei em patins como um país como a Suiça, que na prática é muito mais desenvolvido em termos financeiros, culturais, etc, enfim em tudo, o que pensas e sentes realmente de diferente?

Pedro –
« Baguinho a baguinho, enche a galinha o papinho » !
É talvez a melhor maneira de te descrever a maneira como tem evoluído o Hóquei na Suiça. Só temos 10 clubes com Pavilhões para treinar todo o ano. Mas esses clubes trabalham muito bem. Temos cada vez mais miúdos a começar a jogar hóquei antes dos 8 anos. Isso é bom. « A galinha ainda não comeu os baguinhos todos »…
Na Suiça, os jogadores pagam para jogar, quer seja na primeira divisão, quer seja nos infantis… A Federação Suiça, faz todos os anos pequenos milagres, para permitir às suas selecções de participar nos Grandes Campeonatos. Nos últimos anos a nossa Federação, não recebeu praticamente ajuda nenhuma do estado.
Tenho pena que nunca tenhamos podido participar num Mundial de Juniores.
Falta-nos um bom Sponsor, para que isso seja possível em 2007.

HPTREINADORES -
No futebol, no hóquei em patins, no andebol e quase em todas as modalidades desportivas em Portugal, tem-se assistido cada vez mais à introdução de treinadores jovens e com relativa boa formação. Achas que passa por aí o futuro do nosso desporto? É por esse caminho que a curto prazo chegaremos ao top mundial em várias modalidades?

Pedro –
Talvez... Os jovens têm muitas ideias, muitos livros, muita teoria e muita vontade de mostrar serviço. Mas a prática, só se melhora com os anos.
Se Portugal é ainda hoje uma grande potência no hóquei em patins, é porque teve e tem grandes Mestres, que vos transmitiram os seus conhecimentos. Na Suiça, faltou-nos isso ! A História é importante ! Os « Velhinhos » são importantes.
A Teoria é uma coisa, a Prática é outra ! Costumo dizer que, para mim « os velhos só são velhos, quando os novos forem melhores ! »
Por exemplo, a Suiça não é treinada por Professores nem Doutores, mas no entanto os resultados que obtém, com o pouco tempo que tem para preparar as equipas, são bastante bons.

HPTREINADORES -
Para ti, como deve ser o treinador moderno? Quais as características mais importantes?

Pedro –
Cada um é como cada qual. É importante abrir-se aos outros, ouvir, discutir, evoluir, mas sobretudo guardar a sua própria personalidade. Saber o que quer.
Respeitar para ser respeitado. Se levar uma chapada, retribuir (e não dar a cara para levar outra do outro lado).

“Quero-te agradecer, por teres pensado em mim para esta entrevista e felicitar-te pelo teu blog, que é sem dúvida um bom blog para treinadores de Hóquei em patins.
Um grande abraço para todos os leitores e que sejam também bem-vindos ao meu blog:
http://patinslover.blogspot.com/” - Pedro Antunes

"Obrigado Pedro pela tua disponibilidade e amibilidade nesta entrevista." - Helder Antunes
Fonte: Entrevista em 1ª pessoa a Pedro Antunes. Por motivos de distância (Portugal - Suiça) e de maior fiabilidade, a entrevista foi feita via e-mail, sendo todo o texto publicado na íntegra.

posted by Helder Nuno Sousa Antunes at 11:12 PM


Aucun commentaire: