08 mai 2006

"Reflexões" sobre a Final Four


"Reflexões" sobre a Final Four 2006 (Torres Novas)

Antes de mais, quero dar os parabéns a Torres Novas, pela boa organisação desta prova.
Tirando o ataque de abelhas no exterior do pavilhão, no Sábado, mas isto são coisas da natureza, penso que todas as pessoas foram bem acolhidas.
Se houve alguns desacatos na Sexta-feira à noite, continuo a dizer que é unicamente, porque ainda há adeptos que pensam que os jogos se ganham fora do rinque.

« OS JOGOS GANHAM-SE DENTRO DAS QUATRO LINHAS ! »

Do ponto de vista desportivo, penso que foi uma excelente prova, em que o Follonica foi um digno vencedor. Continuo a pensar que :

« OS VELHOS, SO SAO VELHOS QUANDO OS NOVOS FOREM MELHORES… »

Penso que ficou mais uma vez provado que a idade não é o mais importante no hóquei em patins. Mas continuei a ouvir o mesmo comentário que ouvimos desde alguns anos :

« Renovação, Renovação, Renovação…, …, … »

Os jogadores do Follonica, se fossem à seleção de Itália, ainda eram capazes de ganhar o Camponato do Mundo. E têm todos mais de 30 anos…
Por isso, penso que seria o momento de dizer « Já chega de falar em Renovação »…
Estas palavras acabam por desencorajar, os excelentes jogadores de mais de 30 anos que ainda temos em atividade, que ainda dão cartas no campeonato e que ainda poderiam dar muitas alegrias a Portugal.

Organisação da Final-Four :

1 – Penso que este sistema de todos contra todos, é bom e é aquele que dá maior verdade desportiva a esta competição. Penso que se deveria continuar com este sistema.

2 – Quanto á duração dos jogos, quer-me parecer que a alteração de 2 x 20 minutos passarem a 2 x 25 minutos, não foi uma boa decisão.
Se no primeiro dia as equipas jogaram a « 200 », no segundo dia já não “haviam pilhas”…
Penso que numa prova em que se joga em dias seguidos, os jogos não deverão nunca ter duração superior a 2 x 20 minutos.

3 – Os arranjos dos horários para as transmissões televisivas, também foram prejudiciais a algumas equipas.
Penso sobretudo ao Réus, que terminou o jogo da primeira jornada tardíssimo, o que certamente deu alguma vantagem no ponto de vista físico ao Follonica no confronto de sábado. O facto de os jogos serem de 2 x 25 minutos ainda agravaram mais esta situação.
Ainda por cima, depois dos resultados da primeira jornada, alguns meios de comunicação acabaram por não fazer as transmissões que estavam previstas.

“E IMPORTANTE PENSAR NO TEMPO DE RECUPERACAO DAS EQUIPAS, PARA QUE A COMPETICAO MANTENHA UM BOM VALOR EXIBICIONAL”.

Não sei se houve algum « FEED-BACK » feito entre o CERH e os clubes participantes no final da competição, mas penso que é importante este intercambio de idéias, para a evolução da nossa modalidade.

Aucun commentaire: