30 mars 2007

Entrevista - Prof. Carlos Garcia - Andebol

Pedro: Carlos, acabei de descobrir este teu novo desafio no Andebol de "Os Belenenses". Podes-me explicar um pouco melhor, em que consiste este projecto?

Prof. Carlos Garcia:
Caro Pedro, em primeiro lugar é com enorme satisfação que o faço. Não só pela amizade que tenho por ti como homem do desporto que verdadeiramente és, como também este projecto pode ser uma ideia para o hóquei em patins.
Trata-se de uma parceria entre uma escola oficial onde estão cerca de 1700 alunos, mas somente 800, poderão na fase inicial estar abrangidos pelo projecto e um Clube de referência da modalidade OS BELENENSES, a discutir actualmente os lugares cimeiros na Liga Portuguesa de Andebol.
Na escola Domingos Saraiva no Algueirão, vai funcionar uma escola desportiva de iniciação à modalidade, onde para além da primeira informação sobre a iniciação ao andebol, se dará também formação desportiva multidisciplinar. Os jovens abrangidos numa primeira fase estão entre os 6 e os 11 anos de idade e constituir-se-ão grupos de 30 praticantes.
Este é um projecto de certo modo inovador, pois esta escola está a cerca de 15 km de distância do Clube, e os alunos da escola desenvolverão actividades na mesma, embora pertençam ao Clube. Trata-se de uma deslocalização de instalações. Como se costuma dizer "se o Maomé não vai à montanha, vai a montanha ao Maomé". A orientação técnica global é do Clube, mas a escola tem autonomia para o ensino, participação em iniciativas, angariação de apoios locais e estabelecimento de protocolos parcelares.
Penso que é um modelo interessante para o futuro, face à nova organização social...

Pedro: Quando vai comecar e quais são os objecivos principais?

Prof. Carlos Garcia:
Oficialmente a escola arranca no dia 3 de Abril, mas já está em período experimental desde 1 de Março. O protocolo foi assinado em 20 de Março e já temos 20 jovens atletas a praticar.
Os principais objectivos são:
- Contribuir para a educação desportiva dos alunos da escola de uma forma objectiva, organizada, e sobretudo com grande aplicação na modalidade andebol.
- Fornecer futuros quadros desportivos para as equipas de competição do BELENENSES.
Curioso o facto de no primeiro encontro que tivemos com o técnico da competição do Clube, o mesmo pedir de imediato 4 jogadores para começarem a treinar nas equipas federadas.

Obrigado e continuação do excelente trabalho, que estás a realizar no âmbito da informação.
Um abraço, de PORTUGAL.
Carlos Garcia

Obrigado a ti, por seres meu Amigo, « não de sempre, mas para sempre ».
Grande abraço.
Pedro Antunes
***
P.S.: Leia AQUI, um exemplo dos trabalhos feitos pelo professor.

Aucun commentaire: