23 septembre 2007

Entrevista de Bruno Pimentel (Parte 1+2)

Entrevista, gentilmente concedida por Bruno Pimentel (G.D. Maputo & Seleção de Moçambique).


Pedro Antunes : Olá Bruno, antes de mais, obrigado por aceitares esta entrevista por e-mail.
Como é que nasceu esse teu amor pelo hóquei em Patins e com que idade começas-te a praticar ?


B.P. : Olá Pedro, antes de mais agradecer-te o convite e dizer que tenho muito orgulho por poder dar o meu contributo, para o enriquecimento de informação na tua pagina e que tenho muito prazer em fazê-lo, daí o meu muito obrigado.
Bem, o meu amor pelo hóquei, posso dizer que vem de família (costuma-se dizer que é um mal de família, somos 10 irmãos , 9 rapazes e uma rapariga e todos foram praticantes de hóquei em patins e actualmente são impulsionadores, apoiantes incondiconais do hóquei em Moçambique), pois tudo começou pelo meu pai e seguiu-se pelos meus irmãos até a mim. Comecei a patinar com 4 anos de idade. De início foi na varanda da casa dos meus pais, depois passei a frequentar os treinos de seniores no Desportivo, onde dava uns ‘toques’ com a equipa senior do clube, e de seguida entrei pras escolas de patinagem do mesmo clube, onde estou até hoje . Posso aqui afirmar que o hóquei em patins é a grande paixão da minha vida .

P.A. : Que clubes representás-te até hoje ?

B.P. : (risos), apenas o Grupo Desportivo de Maputo… Estou no Desportivo desde 1982, sensivelmente á uns 25 anos. Fui campeão pelo clube em todos escalões, sendo de realçar 9 anos consecutivos em seniores.

P.A. : Quais foram os melhores resultados obtidos da tua carreira ?

B.P. : A nivel de clubes fui campeão nacional de Moçambique por 9 anos consecutivos. A nível de selecção, mundiais B, tive um 3° lugar no mundial em Macau 98 e um 1° lugar Mundial no Uruguay em 2006 e em mundiais A, o 8° lugar na Argentina em 2001 é a melhor classificação de sempre para mim e o facto de termos vencido a Suiça nesse mundial, foi um marco na minha carreira (risos).

P.A. : Já participás-te em vários Campeonatos do Mundo. Quais ? Como qualificas o Mundial de Montreux em que participás-te em Junho 2007, a nível de organização ?

B.P. : Comecei em 1996 no mundial do Mexico. De seguida foram os de 1998 em Macau, no qual nos qualificámos para o mundial A que se realizou em Espanha 1999, a seguir fui ao da Argentina em 2001, Portugal em 2003, Estados Unidos em 2005 (neste descemos de divisão), e subimos no ano seguinte no Uruguay 2006 e por fim a este último na Suiça. São no total 8 mundiais, dos quais 3 do grupo B e 5 do A. Ah ! Já me esquecia…, participei no primeiro mundial de clubes a representar o meu clube em Angola 2006.
Quanto ao mundial na Suiça, teve uma excelente organizacao. A Suiça mostrou ser realmente a terra do relógio e do chocolate, pontualidade e tudo ao pormenor, é pra mim o país mais civilizado que ja visitei. Foi dos mundiais com mais enchentes a nível de assistencia, o que se anteve que houve uma boa propaganda do evento. Fiquei impressionado, nem em Portugal que a modalidade é muito popular houve tamanha assistencia.
P.A. : E a nível competitivo ? Concordas que foi um dos melhores mundiais de sempre deste nosso desporto rei?

B.P. : Foi um bom mundial não duvído mas não concordo que tenha sido o melhor de todos tempos. Pelo menos dos que presenciei os de Espanha 99 ,Argentina 2001 e Portugal 2003 foram os melhores. É dificil apontar um desses como o melhor de todos, mas quanto a mim o melhor esta num desses 3 mundiais. O hóquei começa a perder alguns dos seus génios, casos de Borregan, dos irmãos Paez, do Panchito Velasquez, Pedro Alves entre outros grandes craques que desapareceram dos mundiais uns pela idade e outros por opção técnica. Isto contribui consideravelmente para diminuição do espéctaculo que estamos habituados no hóquei.

P.A. : Como vives-te as jornadas deste mundial dentro e fora de rinque ?

B.P. : Vivi-as com muita euforia. Deu para jogar e ver jogar boas partidas de hóquei e nunca poderia ter imaginado que a Suiça faría o que fez. O ambiente era de festa tanto dentro como fora do ringue. Foi pena mesmo a atitude dos Angolanos no jogo contra o Chile. São cenas dessas que mancham este nosso maravilhoso desporto. Mas tirando isso foi tudo positivo.

P.A. : E esta Suiça ???

B.P. : … « Surpresaaaaa » , e gostei da surpresa , a Suiça subiu muito. Podia afirmar que teve sorte contra Portugal nos quartos de final , mas não acredito que a sorte apareça duas vezes seguidas e podia dizer que Portugal não estava bem neste mundial, mas e a Argentina?
A Suiça subiu mesmo e espero que tenha vindo pra ficar. Aliás a Suiça junto da França e do Brasil, já vinham ameaçando a hegemonia dos 4 considerados grandes da modalidade.

P.A. : A nível Hoquistico, como tem sido o teu pós-mundial? Que competições vais ter ainda até junho 2008?

B.P. : Infelizmente em Moçambique o pós-mundial é sempre dramático. Temos uma Federação, em que a maior parte dos dirigentes trabalham apenas a pensar nos mundiais. Infelizmente, a Federação, não tem ligado muito ás necessidades básicas dos atletas e esta só tem sobrevivido graças ás iniciativas de algumas pessoas que realmente amam a modalidade.
Bem tirando isso, normalmente as competições mais importantes de Moçambique é o nacional e a taça . Actualmente há uma outra competição com a mesma importancia , que é o Inter-clubes Moçambique/Africa do Sul. Um campeonato comum entre os dois países. A primeira edição foi ganha pelo G.D. Desportivo Maputo (ver artigo aqui) e agora em Novembro inicía a segunda edição. É um campeonato com 8 equipas, 4 de cada país , e jogam todos contra todos em duas voltas (casa/fora). É bastante competitivo. E apesar de termos um hóquei um pouco mais evoluido que a Africa do Sul, temo-nos « servido deles como muleta » para o hóquei continuar a existir em Moçambique.

P.A. : Para quem nunca esteve em Moçambique, como eu, conta-nos um pouco o teu dia a dia e quais são os sítios a visitar ?

B.P. :Moçambique é lindo. Para te ser franco é o pais mais lindo que já visitei . É onde toda gente se sente bem. Pena que o mundial 2009 não tenha calhado a Moçambique. Sítios para visitar são imensos. Tem praias paradisíacas, parques naturais e outras coisas mais. Deixo aqui um site onde poderás ver in loco este belo pais : http://www.xiconhoca.com/
. Quanto ao meu dia a dia é bastante simples, pois considero-me uma pessoa simples e levo uma vida muito simples também. Tenho o meu trabalho, pois não sou profissional de hóquei. O hóquei é como se pode chamar o hobby predilecto, é o que faço depois do trabalho, mas para além disso faço também pesca desportiva de alto mar , mergulho, costumo ir á caça e gosto também de andar de mota nas matas de Moçambique. Gosto de viajar, visitar parques naturais, onde normalmente levo o meu filho, para ver os animais selvagens e passar uns dias diferentes.

P.A. : Disseste-me que és um visitante assíduo do meu Blog. O que é que te faz voltar de vez enquando para o visitar ?

B.P. : Sim, já antes de te conhecer pessoalmente, eu visitava o teu Blog, pois gosto de estar informado acerca do hóquei internacional e o teu Blog tem a particularidade de fornecer-me essa informação a par do « Mundo Ok » do Nelson Alves.

P.A. : Obrigado Bruno. Uma mensagem para terminar :

B.P.: Oh Pedro, eu é que te agradeço pelo teu gesto e não só, mostraste ser um sere humano dotado de excelentes qualidades. Sinto-me honrado por ter te conhecido, todos aqueles que trabalham em prol do hóquei tenho-os no coração. Devia haver mais gente como tu no hóquei e se calhar hoje o hóquei já seria modalidade olimpica como todos desejamos. Eu tenho muito a agradecer ao hóquei também, pois conheci muita gente (ganhei muitos amigos e tu és um deles), visitei muitos países, ganhei experiencias e aprendi muita coisa e imagino que muita gente gostaría de ter passado o que passei ao longo destes 25 anos de hoquei em patins que carrego comigo. Foi e é uma vida inteira ao serviço do hoquei. Estou quase em fim de carreira mas gostaria de poder dar meu contributo para haver continuidade do hoquei em Moçambique e no Mundo em geral. Em Moçambique, já dou um pouco de mim ás escolas de patinagem do Desportivo, aliás fui eu que as reactivei em 1996 e até hoje dou meu apoio incondicional. Essa tem sido a minha luta por cá. Ver novamente o hoquei massificar se, com escolas em todos clubes. Mas não tem passado de um sonho isso. Não há apoios. Pena. Gostaria de um dia poder ver meu filho a jogar como eu e a ter as oportunidades que tive, de conhecer o mundo e tudo o resto por que passei, mas se as coisas continuarem assim desta maneira não dou mais de 5 anos ao hóquei por aqui infelizmente.
Bem, resta-me mais uma vez agradecer a oportunidade de deixar algumas palavras no teu Blog e esperar que seja a primeira de muitas .
Akel abraço forte, fica bem meu amigo.

P.A. : Grande abraço, amigo Bruno.
Que tudo te corra bem e que Moçambique possa voltar a ter as escolas de hóquei, em todos os clubes como tu propões, num futuro muito próximo. Para bem do Hóquei Moçambicano.

Aucun commentaire: