26 décembre 2006

O Treino (por Prof. Carlos Garcia)

Amigo Pedro, conforme prometido daqui te envio mais um contributo técnico para o teu espaço. Vai também ser publicado em Inglês no site da EHF.
Um grande abraço, parabéns pela continuidade do projecto e Boas Festas.
Carlos Garcia
Licenciado em Educação Física
Formador da European Handball Federation


"O Treino"

Como é do conhecimento dos especialistas, o Treino Desportivo caracteriza-se e liga-se indissoluvelmente ao fenómeno desportivo e é condição essencial ao cumprimento de uma das facetas definidoras deste fenómeno: A SUPERAÇÃO. Universalmente, o Treino Desportivo tem como um dos seus principais objectivos obter um rendimento desportivo máximo.

A preparação de uma equipa para a competição desportiva, pretende conseguir que todos os atletas sejam capazes, individual e colectivamente, de resolver as situações que enfrentam durante a competição ao procurarem obter a vitória, definindo-se, para tal normalmente como metas a atingir:

1. Domínio das técnicas e das tácticas da modalidade.
2. Adaptação do organismo aos esforços intensos solicitados pelo treino e pela competição, traduzida na elevação das capacidades de trabalho físico e na aquisição, manutenção e desenvolvimento das qualidades atléticas de velocidade, força, resistência e coordenação.
3. Habituação progressiva dos atletas às exigências psico-emocionais da competição.

É então no treino que os praticantes se habituam ao exercício físico intenso, à execução das técnicas e à interpretação das tácticas. É no treino que as suas capacidades são aumentadas. E é no treino que se aproveitam as aptidões, orientando os praticantes para o desempenho das funções que mais se ajustam às suas características.

Podemos assim dizer que o Treino Desportivo procura estabelecer, pelos seus efeitos, uma adaptação do indivíduo às condições que lhe são impostas, pelo treino e pela competição, de modo a assegurar uma eficiência máxima com um dispêndio mínimo de energia, e uma recuperação rápida.

O Treino Desportivo é um assunto sério e complexo que exige estudo, conhecimento na sua aplicação, e que não se enquadra com atitudes superficiais e métodos ocasionais.

O Treino Desportivo, solicita e exige profunda e sólida formação, requer uma atitude activa e criadora por parte do treinador.

Não restam dúvidas de que o Treino Desportivo quando ao nível da Alta Competição, exige meios técnicos, laboratoriais e consequente apoio médico a suportar e a enquadrar toda a prática de terreno e todo o trabalho de organização, planeamento e controlo.

Para se procurar atingir o OBJECTIVO FINAL DO TREINO, justificativo da sua própria existência, cria-se um processo complexo de exercitação, condicionado segundo princípios biológicos e pedagógicos que é imperioso respeitar, o qual visa alcançar a
necessária adaptação do organismo dos atletas aos níveis morfológico, funcional, técnico, táctico e psicológico que lhes são exigidos pela própria competição.

Este processo de ADAPTAÇÃO, baseia-se na existência de uma qualidade do organismo humano que lhe permite reagir aos estímulos exteriores que perturbam o seu estado de equilíbrio, procurando através dessa reacção alcançar a necessária adaptação à situação de desordem que surgiu, criando para tal um novo estado de equilíbrio qualitativamente superior.
É da correcta direcção desta relação ESTÍMULO – ADAPTAÇÃO, por parte do treinador, que se consegue produzir a desejada evolução dos atletas, cujo padrão de medida irá ser definido em termos de resultado, na competição.

Importante e determinante também, é conhecer a MODALIDADE e o PRATICANTE.

Actualmente é muito importante:
Consciencializar o atleta para um trabalho exigente;
Trabalhar a Coordenação;
Trabalhar a velocidade na técnica e táctica individual;
Trabalhar com maior intensidade e com intervalos mais curtos;
Melhorar a Flexibilidade;
Dedicar mais tempo de treino específico para o Guarda-Redes;
Elaborar exercícios com mais qualidade;
Finalmente Procurar o Treino Integrado.

Mas mais importante, é definir desde o primeiro dia um modelo e uma filosofia de jogo. Depois garantir condições físicas estáveis. No global manter elevados índices de confiança no grupo.

2 commentaires:

Francisco Mendes a dit…

Muito bem... parabéns, ja tinha saudades dos textos do Prof. Carlos Garcia. Bom, antes demais parabéns Pedro por teres um "colaborador" que escreve sobre estes temas,nem sempre fáceis de ler. Em segundo, parabéns ao autor (Carlos Garcia) pela clareza do texto aqui exposto.

Anonyme a dit…

Parabéns pelo blog está muito objectivo e esclarecedor.