15 novembre 2006

Classico na TV – Opinião sobre os comentários.

Em primeiro lugar, quero saudar e agradecer à RTP, à empresa Wall Street e às instancias responsáveis, por permitirem o regresso de um jogo da primeira divisão portuguesa à televisão.

Basta olhar para a quantidade de painéis publicitários, que estava à volta do rinque, para se dar conta da importancia destas transmissões, para os clubes e para o próprio Hóquei em patins
(modalidade amadora preferida pelos portugueses, segundo um estudo do Jornal a Bola).
Estas transmissões, permitem a evolução da modalidade em todo o mundo.

Não posso no entanto deixar de “comentar”, os comentários do Sr. Luis Gouveia. Comentários esses, que depois acabaram por influenciar o outro comentador, Pedro Martins, que a meu ver até relata bem os jogos, mas que na minha opinião, juntos acabaram por fazer muito mais do que comentar o jogo…

Quere-me parecer que certos comentários, não são bons para o hóquei em patins e que por vezes, o melhor comentário é o silencio.
Quando o jogo acabou, o que mais me lembro é da voz do Sr. Luis Gouveia. Isto porque tanto insistiu a dizer que estavamos a assistir a um mau espectáculo, que o Benfica e o Porto deveriam mostrar mais serviço, que os jogadores não sabem sequer fazer um passe, etc…
Sabemos por experiencia, que na maior parte dos casos, uma equipa só joga a que a outra deixa jogar.
Seja em que modalidade for !

Parece-me que fica mal a um comentador, que não sei quantas vezes foi treinador principal de uma grande equipa e quantas vezes foi campeão como treinador (alguém me pode dizer ?), criticar assim dois mestres do hóquei em patins nacional, como são o Sr. Carlos Dantas e o Sr. Franklim Pais. Comentar alguma situação e dar a sua opinião é uma coisa, insistir incessantemente no que para si está mal, é outra. Penso eu !…

É evidente que um Benfica-Porto de hoje, é um jogo muito mais táctico do que bonito, como disse o Sr. Dantas no final do jogo. Ele também está consciente que o Benfica ofereceu na primeira parte, várias possibilidades de contra-ataque ao F.C. Porto. Efectivamente, o Benfica atacou várias vezes a 3x1 e falhou (Paulo Batista alertou há bem pouco tempo para esta situação), o que fez com que o Porto podesse subir várias vezes a 2x1.

Ninguém mais do que os treinadores está consciente dos problemas das equipas. Agora, não me parece que seja necessário um comentador estar quase 40 minutos a bater na mesma tecla. Seria muito mais interessante para os telespectadores, por exemplo, parar de falar durante os Time-Outs, para deixar ouvir o que os treinadores dizem aos jogadores nesse curto espaço de tempo.

Eu não percebo nada de hóquei, mas quer-me parecer que houve muitas coisas boas, neste jogo de hóquei em patins. Tácticamente houve muito a aprender (muitas notas a tirar !). Os Guarda-redes estiveram em grande, o que é sempre mau sinal para um treinador. Mas cada um lê o jogo como quer, como sabe e como pode.

Quere-me parecer, que a continuar a comentar assim, a renovação, não deverá só ser feita nos jogadores que vão às seleções.
Costumo dizer que é muito fácil ser treinador de bancada. O mais dificil é estar lá, a treinar a equipa durante a semana e a dirigi-la na hora da verdade.
Como diz o ditado “Tudo o que é demais parece mal”.
Penso que o Sr. Luis Gouveia, tem conhecimentos suficientes para comentar um jogo de hóquei em patins. Mas a meu ver, os seus comentários deveriam simplesmente ser um pouco mais moderados, quando fala das opções dos treinadores ou da capacidade das equipas e dos seus jogadores.
É a minha opinião. Vale o que vale…

Um abraço e desculpem qualquer coisa.

Pedro Antunes

6 commentaires:

Francisco Mendes a dit…

Gostei Pedro, concordo com muitos dos teus pontos de vista.
Contudo acho que podemos e devemos ir mais longe.Se analisarmos bem as coisas, o facto de termos tido esses comentários durante o jogo, até nem foi mau... e não foi mau porque agora, neste teu belissimo espaço, estas "bocas" podem ser alvo de analise e discussão... e assim sempre evoluimos mais um pouco.

Anonyme a dit…

Ufa, Ufa, até que enfim jogo de hóquei na TV... Já começa a ser uma raridade. E não é que quando surgem estas oportunidades há quem aproveite para ajudar a denegrir a imagem que temos em vez de a ajudar a catapultar???

Anonyme a dit…

Parabéns ao Pedro Antunes pelos comentários feitos àcerca dos " cometadores ". 100% de acordo com tudo o que aqui foi dito. O Sr Luis Gouveia tem que ter mais cuidado com aquilo que diz, pois é o hóquei em patins que lhe paga o vencimento ao fim de cada mês, é se não sabe mais.. então o melhor é mesmo ficar calado.
Para dizer mal da modalidade não precisamos dele na televisão.

Roller Barcelos a dit…

Excelente análise.
O comentador Luís Gouveia, é o especialista (!) de Hóquei em Patins da RTP. O conhecimento dele, relativamente às equipas, resume-se a Porto e Benfica... de resto, sabe os nomes dos jogadores e mal... Há anos, o Óquei de Barcelos foi à Luz jogar com o Benfica quase no fim da época e, o Luís Gouveia desfez-se em elogios à equipa lisboeta, quando se referiu ao Barcelos, que até estava melhor classificado, disse: "o Barcelos é sempre um adversário a ter em conta mas não sei o que vale porque ainda não o vi jogar esta época"!!

Quanto ao Pedro Martins, são tantos os comentários despropositados que nem vale a pena falar... Mas vale estes do que nenhuns!

Cumps.

Anonyme a dit…

Caro Pedro, antes de mais um abraço e parabens pelo belissimo espaço que aqui tem e que a par de outros blogs nos vamos esforçando por manter a modalidade viva interessante e com perspectivas de evolução. Quanto ao assunto que lança a verdade é que só estamos a falar porque o jogo foi transmitido o que por si só já é possitivo, quanto ao Prof. Luis Gouveia é como todos sabemos um homem que ás vezes se escede nos comentários e a leitura que muitas vezes faz do hoquei e dos lances não é a minha mas temos que reconhecer que é um homem esforçado, trabalhador e que seguramente gosta da nossa modalidade. Um grande abraço, e vamos continuar o bom trabalho. Hoqueihoquei.

Anonyme a dit…

Que seja Hockey, football, o pesca, eu acho que os comentarios dos jornalistas sao de morrer!!!!
Omtem a noite, tentei ver o Jogo de Portugal, parrece que os comentarios erram d'um feneral...
E verdade que a RTPi é o unico canal a transfirir hockey, mas por favor, como podemos dar forca à nossa equipa se estamos a dormir!!!!
Aonde estao os tais comentadores que vivem os espetaclo???