15 septembre 2006

Menssagem do Luis Alves – 15.09.06

Menssagem de um amigo do Hóquei em patins.

"Caro Pedro.

Tive conhecimento já a algun tempo do seu blog,mas só agora lhe vou responder,não só para lhe dar os meus parabens pelo que tem feito pela nossa modalidade.
Sei quanto é importante todos remarmos para o mesmo lado, para além dos média não nos dar o devido valor, nós tambem por vezes não o discutimos com paixão.

Agora um pouco de mim ;fui jogador de hoquei durante 18 anos, depois tirei o curso de treinador e treinei desde a formação até aos seniores desde a primeira divisão,segunda, tenho estado á 4 anos em França como treinador,esta ultima época 2005/2006 em Vaulx en Velin e fui tambem selecionador e treinador de Cadetes da Região Rhone Alpes.

Caro Pedro sei que tambem tem a mesma paixão,sei que tambem está na área da formação na Suiça com o compromisso de selecionador e treinador, gostaria de lhe dar, porque eu em França ensaiei e discuti com algumas pessoas em Portugal tambem e penso que poderá ser uma das possibilidades de nosso desporto evoluir como as outras, porque não podemos parar no tempo e dizer isto está bem, mas não o nosso desporto está doente.

Veja-mos as modalidades colectivas, o Andebol não á jogo passivo o adversário após entrar na meia pista tem que atirar á balisa, a bola já não vai ao meio campo. Evoluiu !
O Basket tambem após passar a meia pista tem hoje 26 segundos para lançar. Evoluiu!
O Volei já não há tempos mortos não há mudança de volei é sempre jogo. Evoluiu!

Todas estas modalidades já nos passarm á frente á muito, nós estagnamos.

E o hoquei com pequenas alterações, pensa-se é aumentar as balisas e esquecesse o essencial que é o espectaculo do movimento.

Eu ensaei em França tambem como no basket, após passar a linha da meia pista a equipa que ataca ter 30 segundos para atirar á balisa, foi engraçado houve mais golos e espectaculo, penso que se poderia ensaiar noutros lugares, porque o hoquei merece ser revenescido senão vai ter um fim breve.

Penso que só nós os apaixonados poderemos ter visão no futuro.

Saudações desportivas até breve.

Luis Alves"

1 commentaire:

Anonyme a dit…

Caro Luis, sobre este assunto de haver limite de tempo para se atirar à baliza, posso garantir-lhe que é uma "velha" pretensao de muitos treinadores em Portugal, aliás penso que brevemente estará disponivel no site da ANTHP.com(treinadores), um trabalho muito bem elaborado pelo professor Jose Pedro Martins, onde se retratam os problemas que afligem a modalidade e onde se dão 60 possiveis medidas para que a modalidade mude para melhor, grande parte destas 60 medidas foram auscultadas aos treinadores portugueses em varias regioes do País, sendo o resultado disso esta seleçao de medidas, onde se encontra precisamente essa questao de se limitar o tempo para remate.
Quero dizer com isto que estou perfeitamente de acordo consigo, pois o espactaculo só beneficiaria com isso e quem sabe melhorando o espectaculo, os media pudessem dar mais atençao à modalidade e com isso dar o salto que tanto precisa e merece.
Fico contente tambem de saber que alem fronteiras os Portugueses vao trabalhando para divulgar e fazer com que o hoquei evolua em varias partes do mundo e com alguma qualidade como se tem visto, Desejo-lhe entao as maiores felicidades e saudaçoes hoquistas para si e claro para o Pedro, continuem para bem do hoquei, pois quanto mais competitivo ele for na europa e no Mundo, melhor.