28 septembre 2006

C. Mundo de Clubes – Apuramento do Campeão

Championnat du Monde de Clubs – Fase final

RTP International / RTP Africa (21h30 (P) = 22h30 (SUI)

"Parabéns ao Ricardo Pereira e ao Luis Viana (do Bassano), por serem os únicos portugueses a serem campões do Mundo de Clubes pela primeira vez.
Mostraram neste campeonato, que ainda podem dar muito à nossa seleção.
Um abraço da Suiça.
Pedro Antunes"


30.09.06 - 18:00 :Bassano 3 - Benfica 2
30.09.06 - 19:30 :Porto 0 – Reus 6 (RTPi - Diféré à 2h00 SUI)

29.09.06 - 20:00 :Benfica 1 - Porto 1 (RTPi - Diféré à 2h00 SUI)
29.09.06 - 21:30 :Reus 2 - Bassano 3

28.09.06 - 20:00 :Bassano 4 - Porto 2
28.09.06 - 21:30 :Benfica 1 - Reus 3 (RTP directo)

Alguns Comentários:
In : O JOGO (29.09.2006)

"FC Porto 2 - Bassano 4"
"Equipa de Franklim Pais esteve irreconhecível e não evitou derrota com o Bassano"
FC Porto perde e fica mais longe
Com as contas mais complicadas, o encontro desta noite (20h00) com o Benfica será um clássico ainda mais apetecível por terras angolanas
SARA LEITE, ENVIADA ESPECIAL A LUANDA (ANGOLA)

O que parecia “favas contadas” transformou-se num pesadelo para os pentacampeões nacionais, apontados como favoritos neste Campeonato do Mundo de Clubes, que amanhã termina no pavilhão da Cidadela, em Luanda. O FC Porto acabou por ser uma sombra de si próprio, e foi mesmo protagonista da maior surpresa do torneio até ao momento. Ao perder por 2-4 com os italianos do Bassano – onde alinham os portugueses Luís Viana, um dos homens da noite, e Ricardo Pereira, igualmente em bom plano -, o FC Porto poderá ter comprometido a conquista do título, muito por culpa de erros defensivos infantis.

Como que descaracterizada, a equipa portista nunca assumiu os seus mecanismos, cometendo falhas que não lhe são características. Nem mesmo os seus "pesos-pesados" estiveram ao seu nível, nomeadamente o espanhol Pedro Gil, muitos furos abaixo do rendimento a que já habituou.

O mérito pertence, assim, por inteiro ao Bassano, que actuou com maior serenidade., mesmo quando se encontrava a perder (1-2) ao longo de uma primeira parte mais sóbria. Perante a descoordenação do FC Porto, Bresciani apostou tudo no jogo táctico, impondo uma defesa quase impenetrável, mantendo o controlo ao nível também do ataque.
Após o intervalo, Zen empatou (2-2), a que se seguiu o golo do avanço italiano pelo stick de Alberto Orlandi, hoquista que representou o FC Porto por duas épocas, ambas vitoriosas.
Além da surpreendente falta de reacção dos azuis e brancos, há a lamentar algumas cenas de “cabeça perdida”, como foi, já perto do fim, a troca de mimos entre os compatriotas Pedro Moreira e Luís Viana.
Árbitros : Edelfride Cipriano (Ang) & Enrico Armati (Sui)


FRANKLIM PAIS
"FC Porto não jogou bem"
"Penso que o FC Porto não jogou bem. Como sempre acontece, o nosso objectivo é vencer, mas desta vez não conseguimos. Vamos continuar a perseguir a vitória. O FC Porto perde o jogo porque cometeu dois erros que resultaram em dois golos. Agora teremos que tentar rectificar com o Benfica, conscientes de que a melhoria da prestação passa por não repetir os erros cometidos neste encontro com o Bassano."

LUÍS VIANA
"Agora tudo é possível"
"Estamos sempre à espera de ganhar, não entrámos nesta prova desmoralizados. Daí que este era um resultado perfeitamente possível entre os três que poderiam acontecer. Tentamos impor o nosso ritmo, fazendo um jogo mais táctico. O Bassano pode ganhar ao FC Porto, como o contrário também pode acontecer. Não penso que seja assim tão surpreendente. Temos que vencer o próximo jogo, pois a partir de agora tudo é possível."

A FIGURA: LUÍS VIANA
"Convicção"
Na sua segunda época ao serviço do Bassano, Luís Viana foi dos jogadores transalpinos que mais lutou, aquele que sempre acreditou. E foi premiado por isso. Sem se deixar intimidar pelo estatuto do FC Porto – equipa que ainda este ano afastou o Bassano da fase final da Liga dos Campeões – o avançado fez um jogo inteligente, sendo ele próprio a sentenciar a partida quando perto do fim marcou de livre directo o quarto golo italiano (4-2).

"Benfica 1 - Reus 3"
"Faltou alma ao Benfica"
Num dia para esquecer para as equipas portuguesas, o Benfica também perdeu com a equipa espanhola do Reus, por 1-3, no outro jogo da noite do grupo do quarteto que luta por este inédito título mundial de clubes. Não obstante a realidade conhecida do forte potencial do Reus - onde alinham quatro campeões do Mundo e da Europa, caso de Xavier Caldú, Marc Gual, Lluis Teixido e Guillem Trabal – foi visível o contraste de um conjunto benfiquista que entrou cabisbaixo, prosseguindo com essa postura.

Apesar da qualidade da mão de obra existente na equipa de Carlos Dantas, esses valores individuais não conseguiram materializar as poucas oportunidades de golo criadas ao longo de um jogo que nada teve de excitante

A três minutos do fim, Tó Silva foi chamado a marcar um penalti, este depois anulado pelo árbitro, mas que, na repetição, foi concretizado por Ricardo Barreiros, naquele que foi mesmo o tento de honra do Benfica.
Com tudo por decidir, uma certeza fica no ar: os dois encontros desta noite – FC Porto-Benfica e Bassano-Reus – serão de cortar a respiração.
Árbitros : Manuel Romão (Ang) & Mario Guadagnin (Ita)

CARLOS DANTAS
"Reus mais eficaz"
"A diferença das equipas não está no resultado nem na qualidade demonstrada em rinque. Acontece que o Reus foi mais eficaz, porque conseguiu concretizar as oportunidades que criou. O Benfica também foi infeliz nas duas bolas à trave que poderiam muito bem ter equilibrado a partida. A competição está em aberto e tudo se decide no jogo entre nós e o FC Porto para saber quem segue em frente, dependendo sempre do resultado do Reus."

A FIGURA: RICARDO BARREIROS
Inconformado
Ainda que nenhum dos jogadores do Benfica mereça honras de destaque, o avançado Ricardo Barreiros pode ser reconhecido pelo facto de ter batido aquele que é apontado como o melhor guarda-redes da actualidade, o espanhol Guillem Trabal. Barreiros não tem tido a produtividade equivalente ao esforço em rinque, pelo que este golo pode ser a motivação exigida para os dois jogos que restam.

Aucun commentaire: