12 avril 2012

Euroliga 14.04.2012: PORTO - GENEVE

*
14.04.2012: 20h00 (P): FC Porto - Genève RHC
*
- Directo TV: PORTO CANAL (?) - (21h00 en Suisse)
*
12/04/2012 - Super flash - Nelson Filipe:
O FC Porto Império Bonança recebe o Genève no sábado (20h), para a sexta e última jornada do grupo C da Liga Europeia, e irá estar atento ao que se passa em Valdagno, onde a equipa local defronta o Liceo da Corunha. Esse encontro é determinante para as contas do apuramento para a "final 8", mas Nélson Filipe garante ao www.fcporto.pt que a concentração vai estar na pista do Dragão Caixa. (Infos BILHETEIRA & Preços)

"Estamos mais preocupados em ganhar o nosso jogo. É a nossa prioridade, depois temos de esperar algo favorável do outro lado. Pior seria beneficiarmos do resultado do outro encontro e não fazer o papel que nos compete. Precisamos de ganhar ao Genève por mais de dois golos", frisa o guarda-redes.

Posto isto, importa perceber as hipóteses em jogo. Para ficar num dos dois primeiros lugares, os Dragões devem vencer os suíços do Genève (últimos, sem qualquer ponto), esperando que Liceo da Corunha não o faça em casa do Valdagno.

No caso do Liceo triunfar complicam-se as contas, mas como o desempate será feito pela diferença de golos marcados e sofridos há apenas um resultado que não interessa ao FC Porto: uma vitória dos espanhóis por um golo, situação que apuraria também os italianos. Se o Liceo vencer por dois golos, o FC Porto será segundo, à frente do Valdagno, desde que vença o Genève por idêntica margem, pelo menos. Se os galegos baterem o Valdagno por três ou mais golos, basta simplesmente aos azuis e brancos vencer o Genève.

"O Liceo está obrigado a vencer para se apurar e ao Valdagno interessa um resultado positivo para ficar no primeiro lugar do grupo. Não há grande margem para combinações", resume o guarda-redes.

As contas são de tal forma complexas que o FC Porto até pode ser apurado perdendo com os suíços. Para tal, basta que o Valdagno derrote o Liceo. Neste momento, o Valdagno lidera o grupo com 12 pontos, seguindo-se FC Porto e Liceo, com nove. Na Corunha, na quinta jornada, os azuis e brancos venceram por 3-2, sofrendo o segundo golo a oito segundos do fim, o que os impediu de ficarem a depender apenas de si próprios. Ou seja, mais um golo marcado faria toda a diferença no saldo dos confrontos entre estas três equipas.

O guardião releva o significado da vitória na Corunha – "um terreno difícil, onde não vencíamos há muitos anos" – e fala de um bom momento de forma colectivo. "Tivemos uma paragem que aproveitámos para dar os últimos retoques, antes de entrarmos numa fase decisiva a nível nacional e internacional. É o momento mais importante da época", destaca.

O Genève é teoricamente inferior ao FC Porto, mas Nélson Filipe garante que "não se põe" a questão da motivação: "O problema pode ser alguma ansiedade em relação ao outro encontro, mas se cumprirmos com a nossa missão há uma boa probabilidade de ficarmos apurados". O adversário, em que alinha o ex-internacional português Pedro Alves, irá apresentar-se "com cuidados defensivos", mas Nélson Filipe não subestima a motivação de uma equipa que "tem a última oportunidade da época para defrontar uma formação de outro campeonato e causar uma surpresa".
*
Fonte: FCPorto.pt
*
- Site CERH

1 commentaire:

Gonçalo Vaz 7º B a dit…

Caro Pedro,

gostei muito de o conhecer. De facto os meus amigos tinham razão quando diziam que era muito simpático e gostava muito de hóquei. Já coloquei a nossa fotografia em
http://goncahoquei.blogspot.pt/2012/04/o-meu-amigo-pedro-antunes.html

Um abraço e até qualquer dia,
Gonçalo Vaz
www.goncahoquei.blogspot.com