27 août 2008

Entrevista: CARLINHA do "Elos de Moçambique"

Ao entrar para o grupo Elos de Moçambique , encontrei « um anjo ».
A « Carlinha », é uma pessoas incrivel, que está sempre pronta para ajudar os outros e a quem agradeço ter aceite partilhar algumas coisas comigo e com os amigos visitantes deste blog, com esta entrevista.
*****

Pedro Antunes - Bom dia Carlinha.
Tive a sorte de “conhecer” através do site “ELOS de Moçambique”.
Como é que nasceu a idéia e qual é o seu objectivo ?
Carla M. R. -
Bom dia Pedrinho.
O prazer é todo meu em ter-te como amigo, e tal agradeco ao Elos de Moçambique e a DEUS.
Elos de Moçambique - esta pergunta deverá ser feita ao seu principal mentor Zé Maria Mesquitela, que só sei dizer que tudo fez a bem de Moçambique que muito ama.
Fui convidada a ligar-me ao projecto que aceitei sem vacilações, por Moçambique, por conhecer relativamente bem o Zé Maria faz tempo, muitos dos envolvidos e porque francamente achei que este portal é interessante para todos os moçambicanos e amigos de Moçambique.

Pedro – Qual é o « teu papel » naquele Site ?
Carlinha -
O meu papel é ajudar o mais que possa, honrando o compromisso que assumi ao aceitar fazer parte do projecto Elos de Moçambique. Tenho a consciência absolutamente tranquila nesse aspecto.

Pedro – Como é que as pessoas podem fazer parte desse site ?
Carlinha -
É muito simples:
-Desde que tenham blogues, sites e comunidades ligados a Moçambique, têm dois modos de adesão:
-Ou contactam directamente com a gerência através do seu e-mail gerenciaelos@hotmail.com , deixando link do seu espaço, o nome do respectivo responsável e contacto.... ou através de qualquer um dos membros efectivos que podem e devem convidar quem achem que valha a pena, e a partir daí prestar a melhor assistência ao seu convidado, indicando os passos a tomar.

Pedro – Fala-me um pouco de ti…
Carlinha -
Essa é díficil, preferia que fosse mais alguém que me conheça bem a falar.
Mas garanto-te que sou alguém que sabe muito bem qual é a sua missão na terra, que com defeitos e qualidades como todo o mundo, tenta ser o melhor que possa para o seu próximo e nada tem a temer perante a sua consciência e perante DEUS em Quem acredita piamente.
Algumas particularidades:
-Sou mesmo muito brincalhona, e adoro gente positiva e alegre... mas sempre com algo presente: o respeito e um mínimo de boas maneiras. Detesto rudeza, arrogância e injustiças. Desse modo, não me levam a lugar algum. Já fui muito impulsiva, hoje faço por ignorar e poupar-me, contudo sem perder a minha personalidade.
Sei que sou demasiado crédula, tomo muito as dores dos outros, vivo demais os problemas alheios, comovo-me facilmente e algumas vezes estrepo-me ao comprido com actos de uma ingratidão e injustiça atrozes. Arrependo-me? Nunca porque sei que tudo o que faço é sem maldade, com o mero intuito de ajudar e acarinhar quem precisa. DEUS que faça justiça, eu não sou ninguém para ter essa presunção.

Pedro – Que importância tem para ti o ELOS de Moçambique ?
Carlinha -
Amor por Moçambique... sincero e eterno, o convívio com os bons amigos e apoiar o ZMMesquitela e seu team neste projecto. Bem o merecem pelo seu empenho.

Pedro – Quais foram os melhores momentos que viveste através dele ? Sabes de algumas pessoas que se re-encontraram através do ELOS ?
Carlinha -
Tenho tido muito bom momentos, mas realço dois pontos para mim super importantes:
- O ter conhecido pessoas extraordinárias como tu e muitos mais que não vou nomear receando deixar alguém de fora o que seria muito aborrecido, e, o ter-me sentido estimulada a desenvolver as minhas capacidades criativas e em matéria de relaçcões humanas. Como sabes nem os 5 dedos da nossa mão são iguais e tem sido um excelente exercício de "ginástica mental" de molde a poder adaptar-me às diferentes mentalidades e modos de actuar. Posso dizer que o balanço é positivo. mas poderia ser muito positivo se todos cumprissem o foco do Elos, o que não tem vindo a acontecer como seria desejável e se todos tivessem um mínimo de educação, o que falta a alguns dos meus contactados, em prol da verdade.
Sei sim de encontros e reencontros que o Elos proporcionou a muita gente, o que é um aspecto muito gratificante. Falo também por mim, obviamente.

Pedro – Quais são as maiores dificuldades, que encontram para meter on-line novos sites e blogs no vosso site?
Carlinha -
As dificuldades assentam-se mais no incumprimento de algumas regrinhas do Elos, por parte de alguns convidados que aceitam muito bem o convite, mas que a seguir pouco nos ajudam para que tudo flua rapida e eficientemente. Proceder à coligação é fácil, desde que haja uma atitude consciente e responsável por parte dos nossos convidados. Honestamente , é esta inércia que atrasa esse processo. A organização do Elos está sempre disponível a prestar a melhor assistência, mas se as coisas forem feitas em senso único, fica um tanto complicado, não é verdade?
É claro que também há o factor de limitações de tempo e da vida privada de cada um que deve ser sempre prioritária, o que faz com que nem sempre todos estejam disponíveis para marcar uma presença constante, nem mesmo a gerência.
Primeiro o dever depois o prazer, embora hajam prazeres muito rapidinhos de se cumprirem, como colocar os selos de membros efectivos nos seus blogues, sites e grupos, que muitos teimam em não fazê-lo e principalmente em participar no geral do Elos de Moçambique, fazendo chamadas aos seus espaços, para dar mais visibilidade.
Mas com o tempo, lá se chegará.

Pedro – Já viste alguma vez jogos de Hoquei em Patins ? Se sim, gostas-te ?
Carlinha -
Vi sim e bastante. Em Moçambique fui sempre muito ligada ao desporto, mais ao basquetebol onde joguei em vários clubes, mas destaco o Desportivo da Beira, clube que ficou no meu coração para sempre. Ainda hoje recordo de tudo com muita emoção e saudades.
Aprendi a gostar de ver o hóquei em patins, em Moçambique, de onde saíram grandes valores como tu deves saber.
Aqui em Portugal, vi muitos jogos de hóquei no pavilhão da ADO, em Oeiras´, onde moro. Torcia pelas equipas locais que fizeram bastante furor, destacando a de Paço de Arcos.
Vejo sempre os bons jogos de hóquei na TV e este ano
regozijei-me com a prestação portuguesa no campeonato da Europa. Foram um show.

Pedro – Como é viver actualmente em Moçambique ? O que é que mais gostas da tua terra ?

Carlinha -
Não vou a Moçambique há muitos e muitos anos, mas acompanho a par e passo o que se passa lá, não só através das notícias online como também por relatos de amigos que ali vivem. Basicamente penso que viver em Moçambique é um luta constante para "sobreviver", excepto para os que têm poder político e económico. A corrupção, a falsa democracia e a ganância são factos incontestáveis em Moçambique e quem mais paga a factura é o povo.
Moçambique é riquíssimo em recursos naturais, o seu solo é muito fértil, por isso tanta fome e pobreza são inconcebíveis. Dessem a "cana para pescar" e Moçambique não estaria tão miserável. O mal feito vem de cima que resulta em calamidades na parte de baixo que é o POVO.
Lembro-me que quando era miúda, semeva de brincadeirinha uns feijões no meu quintal e em pouquíssimo tempo, germinavam lindamente. E atenção que vivia
a 2 passos do mar, mas mesmo assim tudo o que se plantasse, vingava muito bem.
Pedro, não sou nem de esquerda nem de direita, vou pela Justiça das coisas, nada mais. Politiquices não me atraem, mas sem querer tenho de olhar para esse aspecto vital da sociedade para poder opinar, não é verdade?
Rezo por Moçambique, por Portugal que está também caótico, para que haja consciência politica da realidade, por parte de quem dita os seus destinos.

Pedro – O que é que mudarias, para que o mundo fosse « um pouco melhor » ?
Carlinha -
Nem saberia por onde começar nos dias de hoje em que o Mundo parece caminhar para uma loucura colectiva, em que os valores básicos do respeito, da honra e dos sentidos de responsabilidade e justiça estão a perder-se a uma velocidade arrepiante. Hoje em grande parte, o lema é "Cada um para si, Deus para todos", e vive-se num egoísmo que faz dó. É o salve-se quem puder, e muita vezes sem olhar a meios para atingir fins, desculpa-me se estou a usar estes clichês, mas acho-os adequados neste contexto.
Pedro, se tivesse poder para mudar alguma coisa neste mundo, faria uma limpeza psicológica antes do resto. As mentalidades teriam que ser "formatadas" de modo a que todo o mundo tomasse consciência de que o rumo actual só pode levar à morte do Planeta, em todos os aspectos. Qualquer dia nem laços familiares terão mais importância, e muito menos amizade e solidariedade.
Resumindo, comecaria pela parte que dita o resto: a cabecinha do ser humano.

Pedro – E o que é que não mudavas nunca ?
Carlinha -
Como se reconhece a qualidade de um país? Pela sua boa assistência na Saúde, Educação e Justiça, correcto? Direitos a boa asistência médica, a que jovens possam tirar seus cursos sem o stress de pesar suas bolsas ou de quem os sustenta, jamais mudaria. Direito a uma Justiça célere e eficiente, jamais mudaria. Direito a uma velhice descansada depois de uma vida de luta, jamais mudaria. Direito a uma vida minimamente condigna por parte de qualquer cidadão, jamais mudaria. Direito à VIDA, jamais mudaria.
Também não mudaria a parte dos deveres de uma boa cidadania, pois para termos direitos, temos que cumprir os nossos deveres cívicos.

Pedro – O que é que pensas deste Blog « Patinslover » ?

Carlinha -
Vai buscar um lençol para leres a minha resposta, sim??lol
Pedro, não faço favores a ninguém de elogiar só para agradar.. Se gosto gosto, se não gosto, demonstro mas sempre com o cuidado de não magoar, valorizando o esforço das pessoas mesmo estando em desacordo.

Pois bem meu amiguinho, tens um blog simplesmente fabuloso. Fazes um trabalho de pesquisa muitíssmo bom, transpiras amor a esta modalidade desportiva de uma maneira apaixonada e apaixonante para quem leia; tens partes que são de ressuscitar um morto de tão divertidas que são, enfim Pedro, és um blogger e pêras, dentro da área que escolheste. Os meus mais sinceros parabéns. Sou tua fã incondicional.

Pedro – Uma mensagem que gostarías de deixar …
Carlinha -
Praticar desporto/ exercício físico independente da idade, é um um MUST, como que algo natural em abono da nossa saúde geral! Haja consciência desse factor vital para o nosso bem estar, nem seja andar a pé meia hora por dia.

Pedro – Que outra pergunta gostavas que te tivesse colocado e qual tería sido a resposta ?
Carlinha -
Não poderia retirar-te um milímetro da tua qualidade de entrevistador meu querido amigo Pedro, e as entrevistas pequenas e concisas são as mais apelativas.
Existem muitos assuntos a serem abordados, mas há sempre um tempo certo para tudo, e por agora
só quero agradecer-te a tua gentiileza em me teres escolhido para entrevistada, agradecer os leitores pela atenção dispensada e desejar a continuação de sucesso ao Patins Lover e a ti em termos pessoais.
Foi um prazer amigão.
Kanimambo(obrigada) como de diz em Moçambique.
Mil beijos
Carlinha

Pedro - "Kanimambo" e Mil beijos para ti também.

Aucun commentaire: