31 août 2008

Boas noticias do hoquei em patins Moçambicano

Desenvolvimento do hóquei em Quelimane :
"O primeiro passo é formar uma associação" – diz Inocêncio Paulino, director provincial da Juventude e Desportos da Zambézia

“PARA arrancarmos com o hóquei a sério temos que formar, em primeira instância, uma Associação de Patinagem da Cidade de Quelimane com os estatutos devidamente legalizados. É importante que este processo se concretize para que o hóquei seja mais conhecido e crie-se condições para a organização de provas oficiais”, defendeu, Inocêncio Sitoi (foto), director provincial da Juventude e Desportos da Zambézia, que vê a medida como a melhor estratégia para um melhor crescimento da modalidade naquela província do país.
Maputo, Sábado, 30 de Agosto de 2008:: Notícias

A avaliar pela qualidade e vontade das crianças que surgem dia-após-dia a patinarem, Inocêncio Paulino acredita ser possível que a cidade de Quelimane se iguale a médio prazo ao nível do hóquei praticado na cidade de Maputo.
“As crianças têm muito dom para esta modalidade. Em pouco tempo se habituam aos patins. Vê-se muita alegria neles naquilo que fazem e isso incentiva-nos a criar condições para que esta seja uma das modalidades mais respeitadas da província”, frisou.
O dirigente acrescentou que será feita uma campanha pelos clubes no sentido de fazer perceber sobre as potencialidades que a modalidade possui para que abram as suas portas ao hóquei. Neste capítulo, Inocêncio elogiou o Sporting de Quelimane por ter sido o primeiro clube a abrir as portas ao hóquei.
“Quero felicitar os dirigentes do Sporting por terem depositado fé nesta modalidade. E com certeza que não se deram por arrependidos pois os resultados estão à vista”, anotou, parabenizando a Federação Moçambicana de Patinagem (FMP) por ter se deslocado a Quelimane para entregar os equipamentos, um gesto, que segundo ele, veio moralizar dezenas de jovens.
“A meio do mandato é o primeiro presidente de uma federação que recebo e é para mim uma grande honra. Tratando-se de Cândido Coelho, uma figura com um percurso invejável no desporto, tem um duplo sabor”, acentuou.
Para melhor desenvolver a modalidade, Inocêncio afiançou que trabalhará em parceria com o município sobretudo para a identificação de mais espaços para a prática da modalidade. Em relação a isto, aventou a possibilidade de estabelecer contactos com a direcção do Benfica de Quelimane para a cedência do seu pavilhão e, quiçá, abrir uma escola de patinagem.
Falou ainda da identificação de pessoas e empresas que estejam dispostas a contribuir para revitalização do hóquei, algo que, de acordo com ele, não será difícil.
“Penso que encontraremos pessoas que estejam dispostas a apoiar o hóquei. A modalidade tem alguma tradição na zona (Quelimane) para além de que as últimas prestações da selecção nacional, em campeonatos do mundo, serão um incentivo extra”, frisou.

Info : José Carlos Pereira
***
Ver também:
- O Artigo do Jornal de Noticias de Moçambique (LINK)

Aucun commentaire: